Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 367 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue os itens subsequentes, a respeito do COBIT.

O objetivo do modelo de maturidade do COBIT é possuir um benchmark para a avaliação dos processos.

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e

fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI.

No COBIT, o processo Gerenciar Qualidade consiste na medição, no monitoramento e na adoção, pelo cliente, das medidas corretivas previstas nos acordos de nível de serviço.

Com relação à ISO 38500 e ao COBIT 5, julgue os itens seguintes.

O COBIT possui como princípio e enfoque exclusivo as funções inerentes a TI. Na versão 5, o COBIT integra, em um framework único, o BSC, o VAL IT e o COSO, devido ao fato de o cenário atual recomendar que a TI seja parte estratégica das organizações e de reconhecer a importância do alinhamento entre a TI e o negócio.

Com relação ao Modelo de referência COBIT 4.1, de Governança de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) COBIT considera as atividades de TI como um modelo de processos genéricos, que são distribuídos por quatro domínios, que procuram representar o ciclo de vida de um serviço de TI. Esses domínios são denominados: Definir Estratégia, Desenhar Serviço, Entregar Serviço e Monitorar Serviço. (   ) COBIT identificou 34 processos de TI geralmente utilizados. Embora a maioria das organizações possua processos nos quatro domínios em que eles são organizados, poucas terão a mesma estrutura de processos ou aplicarão todos os 34 processos. Portanto, nem todos os processos do COBIT precisam ser aplicados, e eles podem ser combinados conforme as necessidades de cada empresa. (   ) COBIT prescreve que a estratégia da empresa deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos de negócios para TI. Estes objetivos devem levar a uma clara definição dos objetivos próprios da área de TI, fazendo com que os objetivos do negócio tenham precedência sobre os objetivos da área de TI. Mesmo quando o negócio da empresa é de prestação de serviços de TI, esta recomendação deve ser rigorosamente respeitada. As afirmativas são, respectivamente,

O critério de informação do Cobit 4.1 que relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança é a:

Julgue os itens subsequentes, a respeito do COBIT.

O objetivo do COBIT é desenvolver e manter os requisitos para os auditores certificados pelo comitê competente.

No que se refere a gerenciamento de serviços (ITIL, versão 3) e
governança de tecnologia da informação (COBIT), julgue os itens
subsequentes.

O processo que gerencia os investimentos em TI, no COBIT, tem entre seus objetivos estabelecer e rastrear o orçamento de TI. Esse processo poderá ser medido corretamente pelo percentual de desvio orçamentário, em relação ao valor do investimento.

De acordo com o COBIT versão 4.1, julgue os itens subsequentes.

O gerenciamento do processo denominado assegurar a conformidade com requisitos externos, que satisfaça ao requisito do negócio para TI de estar em conformidade com leis, regulamentações e requisitos contratuais é inicial caso haja pouca consciência sobre os requisitos externos que afetam a TI e não haja processo de conformidade com os requisitos contratuais, legais e regulatórios.

O CobiT 4.1 define as atividades de TI em um modelo

de processos genéricos com quatro domínios. Esses

domínios são:

O modelo de maturidade do CobiT 4.1 é derivado do

modelo da SEI (Software Engineering Institute).

Relacione as respectivas escalas de 0 a 5 do modelo de

maturidade do CobiT (coluna da esquerda) com as suas

devidas descrições (coluna da direita:

(0 ) (A ) Inexistente

(1 ) (B ) Processo Definido

(2 ) (C ) Gerenciado e Mensurável

(3 ) (D ) Repetível, porém Intuitivo

(4 ) (E ) Inicial / Ad hoc

(5 ) (F ) Otimizado

De acordo com o COBIT 5, os processos de definição dos requisitos e de habilitação das mudanças organizacionais constam do domínio

Considerando os modelos de referência ITIL, COBIT e CMMI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) O modelo ITIL foi concebido de maneira modular, de modo a permitir que uma organização possa implantar um processo ITIL de cada vez, aumentando gradativamente o seu nível de maturidade, até atingir o maior nível possível de maturidade com todos os processos ITIL implantados. (   ) COBIT fornece boas práticas através de um modelo de governança de TI composto de domínios e processos. Essas boas práticas são mais focadas nos controles e menos na execução, e são orientadas para assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para avaliar e classificar a organização de TI em um dos níveis de maturidade COBIT. (   ) CMMI é um modelo de referência para melhoria de processos, que se tornou um padrão de mercado para mensurar o nível de maturidade das empresas fornecedoras de software e serviços e, como consequência, a sua capacidade de entrega de serviços de TI. As afirmativas são, respectivamente,

COBIT estabelece modelos de referência para trinta e quatro processos genéricos de TI, que são estruturados em quatro domínios tradicionais de responsabilidade da área de TI. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. O domínio Planejar e Organizar (PO) se preocupa com a identificação da maneira com que TI pode melhor contribuir para atingir os objetivos de negócio, estabelecendo a estratégia e as táticas necessárias. II. O domínio Adquirir e Implementar (AI) trata da execução da estratégia de TI, fazendo com que as soluções de TI sejam identificadas, adquiridas e implementadas nos processos de negócio. III. O domínio Desenvolver e Suportar (DS) trata do desenvolvimento integral dos serviços solicitados, o que inclui os serviços de suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais, além do gerenciamento da segurança e da continuidade. Assinale:

De acordo com o COBIT versão 4.1, julgue os itens subsequentes.

Entre os benefícios propiciados pela implementação do COBIT

como um modelo de governança de TI inclui–se o cumprimento

dos requisitos do COSO (Committee of Sponsoring

Organizations of the Treadway Commission) para o controle

do ambiente de TI.

Com relação à ISO 38500 e ao COBIT 5, julgue os itens seguintes.

O COBIT 5 possui cinco domínios, sendo um deles o domínio Avaliar, Direcionar e Monitorar (EDM – Evaluate, Direct and Monitor), afeto diretamente à governança e relacionado a ISO38500

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282