Considerando que a BNCC não é o primeiro documento a defender um currículo nacional (MACEDO, 2014), torna-se pertinente apresentar uma linha do tempo sobre essa questão. Atribua “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, às afirmativas abaixo: I. O artigo 210 da Constituição Federal menciona a delimitação de “conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum”. II. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – para o Ensino Médio reitera a necessidade de uma base comum e acrescenta que cada sistema e estabelecimento de ensino devem conter uma parte diversificada, considerando as especificidades locais. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN são criados com o intuito original de normatizar um currículo nacional. IV. Em 2014, os esforços para a construção de uma base ganharam força, passando por um processo de três anos e resultando no documento homologado em 2017. Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, os conhecimentos curriculares por área de conhecimento são:
Tendo como subsídio as definições da Base Nacional Comum Curricular, associe corretamente as colunas.

O adequado planejamento de cada dia de atuação pedagógica junto às crianças na Educação Infantil traz consigo, enquanto elemento indispensável da prática educacional, a avaliação. Considerando as características de sua realização nesse nível de ensino e a BNCC, é possível afirmar que:
O documento normativo denominado Base Nacional Comum Curricular aplica-se exclusivamente à educação escolar e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à:
A respeito da Base Nacional Comum Curricular, assinale a afirmativa incorreta.
A BNCC visa a definir os conhecimentos que considera essenciais que os estudantes tenham acesso e se apropriem, desde o ingresso na Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Com essa BNCC, os estudantes das diferentes regiões do país terão os mesmos direitos de aprendizagem. Acerca desse tema, seguem-se as afirmativas abaixo: I. Em 1998, a BCNN foi lançada composta por três volumes. É um documento que aponta metas de qualidade que levam à criança ao desenvolvimento integral e à formação da cidadania. Serve como um guia educacional, com objetivos, conteúdos e orientações didáticas. Apresenta a divisão organizada por idade para as crianças de zero a três anos e de três a seis anos. II. A BNCC é um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. III. Grande parte das políticas educacionais no Brasil é formulada não em benefício da população em geral, mas em função das demandas econômicas, das influências externas e muitas também de acordo com os interesses do Estado, baseado nas avaliações em larga escala que acontecem em diferentes níveis de ensino. Assinale
Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode-se afirmar que é:
Sobre o ensino de Ciências da Natureza, de acordo com a BNCC, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A área Ciências da Natureza tem como um de seus objetivos o desenvolvimento da capacidade de atuação sobre o mundo, por meio do trabalho individualizado da Química, da Física e da Biologia.
( ) Para alcançar os objetivos propostos pela BNCC, é necessário que os alunos sejam progressivamente estimulados e apoiados no planejamento e na realização cooperativa de atividades investigativas, seguindo as etapas pré-definidas pelo método científico.
( ) O processo investigativo deve ser o elemento central na formação dos estudantes, e o seu desenvolvimento deve acontecer de modo aliado às situações didáticas planejadas ao longo de toda a Educação Básica.
( ) Para o sucesso do ensino de Ciências da Natureza, é necessário que seja promovido nos alunos o letramento científico, envolvendo a capacidade de compreender e interpretar o mundo.
Assinale a sequência correta.
Para Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que parece ser adequada por ajudar a encontrar o que se oculta no cotidiano das práticas, além de colaborar no reconhecimento dos traços singulares dos seres humanos. Demarca a importância do diálogo na relação que se faz necessária entre o território teórico e o território prático, pois rompe com modelos de investigação que isolam e distinguem esses territórios. O paradigma indiciário é, portanto, uma opção teórico-epistemológica que une teoria e prática em uma interação dialética e dialógica, porque procura observar sinais, indícios, que permitem decifrar a realidade, como a escolar. Assinale a alternativa que apresenta o teórico utilizado pela autora Esteban para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário.
A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas, produzir atividades que consigam comportar a bagagem histórica da criança e fazê-la se expressar e ver a expressão do outro são importantes para seu desenvolvimento (BNCC, 2017). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. Não se deve medir ou comparar os trabalhos das crianças entre si. A arte é algo próprio, é a sua visão de mundo e não pode ser colocada frente a frente com outras.
II. Nenhuma vivência será igual, por isso colocar os alunos para analisarem e discutirem sobre as produções fará com que percebam seu colega da mesma forma que entenda a si próprio, porém isto jamais terá cunho de confrontar os métodos utilizados ou qual estará melhor.
III. As crianças precisam aprender a respeitar a liberdade de expressão do outro assim como a compreender que cada um tem seu jeito de ler o mundo.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, em relação aos currículos e às propostas pedagógicas, o que compete aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência?
O documento normativo denominado Base Nacional Comum Curricular aplica-se exclusivamente à educação escolar e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à:
Nos últimos tempos, a discussão sobre a BNCC teve grande espaço nas mídias e nos debates em diversos ambientes e fóruns. Em História na Base Nacional Comum Curricular: dejá vu e novos dilemas no século XXI, cujo subtítulo é bem sugestivo, Jean Carlos Moreno
(2016) apresenta essa trajetória e resgata a historicidade dos processos de revisão curriculares no Brasil, a partir do fim do regime ditatorial civil-militar em 1985. Nesse contexto, analise as seguintes ações.
Diante das exposições de Moreno (2016), especificamente no tocante à compreensão e ao entendimento da proposta de História, são ações que devem ser executadas
Quanto à abordagem da alfabetização na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.