Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 140 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Base Nacional Comum Curricular aponta, para o 5º ano, a seguinte competência:

"Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva".

Considerando as ideias expostas e o conhecimento abrangente do documento, pode-se afirmar que esta competência pertence ao quadro de:

Quanto à Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.

Os fundamentos pedagógicos na Base Nacional Comum Curricular tomam como referência:

De acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, baseando-se no disposto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC:

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC propõe no campo do ensino de ciências, que 2º ano do ensino fundamental na unidade temática Terra e Universo, sejam objetos de conhecimento:

Na unidade temática Vida e Evolução do ensino de ciência, conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, são objetos de conhecimento para o 4º do ensino fundamental:
(__) Cadeias alimentares simples; (__) Microrganismos; (__) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC a unidade temática “A comunidade e seus registros” do ensino de história para o 2º ano do ensino fundamental têm como objetos de conhecimento:

I- A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas;

II- A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço;

III- Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais);

IV- O tempo como medida.

 

Dos itens acima:

Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
A proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC ____________ a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a _____________ relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e ____________.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para orientar a elaboração dos currículos de Ciências, as aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas, Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.
Analise sobre a unidade temática Matéria e Energia:

I- Essa unidade temática contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia;

II- Nessa unidade temática estão envolvidos estudos referentes à ocorrência, à utilização e ao processamento de recursos naturais e energéticos empregados na geração de diferentes tipos de energia e na produção e no uso responsável de materiais diversos;

III- Um dos focos desta unidade temática é a percepção de que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.

Dos itens acima:

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC descreve que são competências específicas de geografia para o ensino fundamental, exceto:

Assinale a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente e respectivamente as lacunas abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC: “No processo da construção da noção de ____________, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, ____________ e ____________, noções fundamentais da Matemática.”

Leia as afirmativas a seguir: I. Aprender a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social é um dos objetivos do Ensino Fundamental. II. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos é um dos objetivos do Ensino Fundamental. III. Aprender a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles é um dos objetivos do Ensino Fundamental. IV. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro é um dos objetivos do Ensino Fundamental. Marque a alternativa CORRETA:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no ensino de geografia na unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de:

Um dos aspectos a serem considerados na temática número, de acordo com Base Nacional Comum Curricular – BNCC é o estudo de conceitos básicos de:

Assinale a alternativa em que a palavra preenche adequadamente a lacuna abaixo, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
O conceito de espaço no ensino da geografia é inseparável do conceito de _______________ e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282