A contextualização é uma tarefa imprescindível para o conhecimento histórico.
Analise os itens, com base na frase acima abstraída da Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
I- Com base em níveis variados de exigência, das operações mais simples às mais elaboradas, os alunos devem ser dissuadidos a contextualizar;
II- Saber localizar momentos e lugares específicos de um evento, de um discurso ou de um registro das atividades humanas é tarefa fundamental para evitar atribuição de sentidos e significados não condizentes com uma determinada época, grupo social, comunidade ou território;
III- Os estudantes devem identificar, em um contexto, o momento em que uma circunstância histórica é analisada e as condições específicas daquele momento, inserindo o evento em um quadro mais amplo de referências sociais, culturais e econômicas.
Sobre a contextualização no ensino de história, dos itens acima:
Leia com atenção sobre o ensino de ciências:
I- Propriedades físicas dos materiais;
II- Ciclo hidrológico;
III- Consumo consciente;
IV- Reciclagem.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC objetos do conhecimento acima pertencem à unidade temática Matéria e Energia, para o:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico, tais como:
No ensino de história ao 5º na unidade conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na temática Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social, um dos objetos de conhecimento é “O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados”. Assinale a alternativa que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas, neste objeto de conhecimento:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC procura contemplar a cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles:
A base comum curricular e a parte diversificada devem ser organicamente articuladas. A organização curricular assim concebida supõe uma forma de trabalho na escola, que consiste na seleção adequada de conteúdos e atividades de aprendizagem, de métodos, procedimentos, técnicas e recursos didático-pedagógicos. Nessa perspectiva, a articulação interdisciplinar é voltada para
Na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata do Ensino Médio, o item que trata do componente Língua Portuguesa dentro da área de Linguagens traz a seguinte afirmação:

De acordo com a orientação da BNCC,
I. na perspectiva dos novos letramentos, o professor deve conduzir o aluno a produzir, a descrever e a analisar linguagens que fazem parte do cotidiano e da cultural dos jovens sem desconsiderar a formação leitora em gêneros discursivos concebidos como clássicos;
II. na perspectiva dos multiletramentos, a concepção de leitura valoriza os textos da cultura digital dos jovens e os processos colaborativos em rede, uma vez que os gêneros discursivos produzidos outrora tornaram-se obsoletos;
III. na perspectiva dos multiletramentos, a leitura envolve articulação de diferentes modalidades de linguagem, o que compreende imagens estáticas e em movimento, textos orais e escritos e outras linguagens híbridas;
IV. nas práticas contemporâneas de leitura, os professores devem valorizar as linguagens concebidas como de prestígio, a exemplo da leitura dos romances de Machado de Assis, porém em formato digital em detrimento do formato impresso, acompanhando as transformações sociais e tecnológicas.
Está correto o que se afirma em
Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:
A avaliação na Educação Infantil é rodeada por discussões e estudos por parte dos professores. Quanto à avaliação para esta etapa podemos afirmar que é INCORRETO:
Problemas físicos, causas neurológicas, emocionais, intelectuais e sociais, são considerados causas de problemas de aprendizagem. Essas causas são determinantes:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Nos PCNs os conteúdos são abordados em três grandes categorias. Os conteúdos _________________ permeiam todo o conhecimento escolar, envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
O pleno conhecimento de um determinado conteúdo por parte de um professor é algo fundamental, pois só assim ele poderá se organizar a fim de selecionar o que convém ou não a ser ensinado. Um bom domínio de conteúdo abrange os conceitos, os temas e o conhecimento das estruturas da matéria. Um professor deve saber justificar a importância de um tema, relacioná-lo em contextos internos e externos à área específica. A partir dessa reflexão, pode-se dizer em relação ao conhecimento docente que:
A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular tem seu texto voltado para o ensino infantil e fundamental e nele se destacam alguns pontos, um dos objetivos no novo texto refere-se ao prazo máximo para a alfabetização do aluno e fica determinado que o mesmo tenha concluído o processo de letramento no:
Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e em seguida assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo.
A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
(__)- Ciências da natureza e suas tecnologias.
(__)- Linguagens e suas tecnologias.
(__)- Matemática e suas tecnologias.
(__)- Ciências humanas e sociais aplicadas.
Com base nos PCNs, uma professora exibiu para seus estudantes o filme “Pode me chamar de Nadí” (2009), de Deo Cardoso. O cine-debate problematizou as experiências de crianças e adolescentes que sofrem cotidianamente as consequências dos estigmas sociais. A partir das orientações da proposta curricular nacional e dos objetivos do planejamento, é correto afirmar que