Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado

Segundo a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, o papel do professor é fundamental na construção do conhecimento. Ele é o mediador e sua prática caracteriza-se principalmente pela:

Tendo por referência os estudos de Piaget sobre a construção de conhecimento: “[...] a organização é a coerência formal, a acomodação é a ‘experiência’ e a ________________________ é o ato de julgamento, na medida em que une os conteúdos experimentais à forma lógica.”
(Piaget p.381-2, in: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento - Porto Alegre: ARTMED, 2001: 86)
O termo que preenche a lacuna acima corresponde ao ato de julgamento, na medida em que une os conteúdos experimentais à forma lógica, construindo conhecimento, e está identificado na alternativa:

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino

médio). Um dos objetivos deste processo é

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Treinamento e desenvolvimento são denominações genéricas atribuídas a situações de aprendizagem induzida.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a relação entre a informação e a estrutura cognitiva do aprendiz não deve ser linear.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.

As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.

I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.

II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.

III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

São coerentes APENAS os procedimentos

Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue os próximos itens.

Os processos de produção de cada área de conhecimento estruturam o currículo atrelado às disciplinas da área de formação. Dessa forma, em se tratando da formação profissional no ensino médio, os conhecimentos específicos de uma área profissional são suficientes para proporcionar a compreensão da realidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282