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A maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações, denomina-se:

O Manual de Redação da Presidência da República foi criado com a finalidade de oferecer subsídios aos gestores para consolidar uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e para sistematizar e padronizar comunicações oficiais nos seus aspectos essenciais. Uma das características mais importantes das comunicações públicas é a impessoalidade, que se caracteriza por

A maneira pela qual o poder público se comunica com as diversas entidades internas e/ou externas, por meio de documentos escritos, pode ser denominado de redação oficial. Nesse sentido, assinale a opção que representa as características deste tipo de redação:

Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP

Em 5 de janeiro de 2016.

À Senhora Diretora de Administração

Assunto: relatório de atividades

Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria

n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa

Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

João José

Secretário do Gabinete

A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016

– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no

disposto no MRPR.

Na identificação do destinatário do referido documento, devem

constar, além do nome, o cargo e o endereço da pessoa a quem

a mensagem se dirige.

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

Deve-se evitar o emprego de expressões evasivas, como para

as providências necessárias, em despachos, devido à clareza

e à objetividade requeridas para esse tipo de documento.

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para ela concorrem a (o):

I– Impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

II– Uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

III– Formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

IV– Concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

Está correta a alternativa:

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

É admitido o emprego das abreviações a/c (aos cuidados),

art. (artigo), c/c (com cópia), e/m (em mãos) e pp. (páginas)

nas comunicações oficiais da UnB.

Considerando o documento hipotético XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os próximos itens com base nas NPD/UnB.

A data e a numeração do documento estão inseridas nas

posições definidas pelas NPD/UnB

Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.

XXXXXX

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro

88020-900 — Florianópolis — SC

Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP

XXXXXXX,

Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia

do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções

realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.

Respeitosamente,

[Assinatura]

[identificação do signatário]

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir à luz das normas do Manual de Redação

da Presidência da República (MRPR).

O expediente em análise não está adequado quanto à finalidade e à estrutura do padrão do ofício, visto que não contém parágrafos de desenvolvimento devidamente numerados nem comentários do signatário da comunicação a respeito do documento encaminhado.

A correspondência oficio utilizado na Redação Oficial entre que tipos correspondentes?

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Comarca X, Justino Mem de Sá, brasileiro, casado, R.G. n.º 00000, contador, residente à Rua da Travessa, n.º 10, Parque das Videiras, requer que seja expedida a ordem de habeas corpus em favor de Jucimar Anastácio da Costa pelas razões a seguir delineadas. 1.Jucimar da Costa foi preso no dia 5 do corrente mês, na Rua das Almas, n.º 11, no Parque das Videiras, por policiais, constando ter sido conduzido para a Delegacia do 10.º Distrito Policial do Município. 2.A prisão é considerada ilegal, pois não houve flagrante delito nem mandado de prisão. 3.O auto de prisão em flagrante é nulo, além de indevido, pois o detido é menor de vinte anos e não lhe foi nomeado curador no momento da lavratura do auto. 4.Os casos em que alguém pode ser preso estão disciplinados na lei e na Constituição Federal, de modo que qualquer prisão fora dos casos legais permite a impetração de habeas corpus. 5. Em face da ilegalidade verificada, requer que se digne Vossa Excelência a conceder ao paciente a ordem pedida e determinar o relaxamento de sua prisão. Lagoinha, 23 de junho de 2016. Assinatura Considerando o requerimento hipotético apresentado e os elementos da comunicação, assinale a opção correta.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

Nas comunicações oficiais, deve-se evitar o jargão burocrático, com vistas a garantir a clareza, a padronização e a impessoalidade dos documentos oficiais.

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

É recomendável a utilização das formas de tratamento

Digníssimo, Ilustríssimo e Doutor nas comunicações oficiais

direcionadas à comunidade acadêmica da UnB.

Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.

XXXXXX

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro

88020-900 — Florianópolis — SC

Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP

XXXXXXX,

Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia

do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções

realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.

Respeitosamente,

[Assinatura]

[identificação do signatário]

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir à luz das normas do MRPR.

O expediente em análise não está adequado quanto à finalidade

e à estrutura do padrão do ofício, visto que não contém

parágrafos de desenvolvimento devidamente numerados nem

comentários do signatário da comunicação a respeito do

documento encaminhado.

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