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Aviso nº 45/SCT-PR

Brasília, 27 de fevereiro de 1991.

A Sua Excelência o Senhor

Fabrício Miranda

Ministro do Meio Ambiente

Assunto: Seminário sobre economia de energia

Esse é o início de um texto representativo da redação oficial.

Sobre os componentes acima indicados, a única informação INCORRETA é:

Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, analise as proposições.

  1. Por ser um meio de comunicação barato, útil e ágil, o e-mail é muito atrativo.
  2. Sua mensagem, nos termos da legislação em vigor, terá valor documental, se existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
  3. Por ser um recurso tecnológico, relativamente novo, é proibido usá-lo nas comunicações oficiais, pois grande parte do público ainda não domina essa tecnologia.
  4. É um recurso flexível, por isso não há necessidade de se preocupar com a correção gramatical.

É CORRETO o que se afirma em:

Apostila é a averbação, feita abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade e aposentadoria), para que seja corrigida flagrante inexatidão material do texto original (erro na grafia de nomes próprios, lapso na especificação de datas, etc.), desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:

O manual de redação oficial recomenda que, para solicitar à autoridade pública algo que tenha amparo legal, como auxílio doença, ajuda de custo, férias e salário família, deve-se usar o(a)

O __________________é uma comunicação escrita, formal e cerimoniosa, utilizada no serviço público, trocada entre autoridades que exercem as mesmas funções ou de funcionários com cargos inferiores, para seus superiores hierárquicos, com o propósito de fazer uma solicitação ou reivindicação oficial.

Sobre as sessões, segundo a Lei Orgânica do município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:

(---) As sessões extraordinárias serão convocadas, na forma regimental, no período de recesso, pelo Prefeito ou pela maioria relativa dos Vereadores.

(---) A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação dos projetos de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento.

É um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os ______________ servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática.

Sobre o expediente para tratamento de comunicação oficial, assinale a afirmativa correta.

Com relação aos documentos para comunicação nas empresas, assinale a alternativa incorreta.

São atributos da Redação Oficial, exceto:

Analise as afirmações classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

( ) Tanto o ofício como o memorando devem conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.

( ) Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.

( ) Embora não obrigatório, é adequado que se faça uso da epígrafe no ofício, posto que isso agiliza a tramitação do documento no ambiente de destino.

( ) 0 que diferencia principalmente o ofício do memorando é a forma; não a finalidade.

( ) 0 Memorando não possui validade jurídica.

 

A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Nas assertivas abaixo, marque V para Verdadeiro e F para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta:

 

( ) Nas comunicações oficiais é obrigatório o uso do tratamento "Doutor". 

( ) O emprego do superlativo "ilustríssimo" fica dispensado para as autoridades que recebem o tratamento. 

( ) Nas comunicações dirigidas ao Papa, o vocativo a ser utilizado é "Santíssimo Padre". 

( ) Respeitosamente é um fecho de correspondência utilizada para autoridades com igual hierarquia.

 

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:

Quando da elaboração de uma Lei, deve-se observar algumas regras descritas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Nesse contexto, assinale a opção onde uma dessas regras não se encontra correta:

Leia o texto abaixo.

“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, readaptação e aproveitamento)”. Em relação ao proposto no enunciado e seu modelo de documento, assinale a alternativa correta.

Sobre os tipos de correspondência e documentos oficiais, está INCORRETO:

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