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Mem. 23/2013–TC

Brasília, 15 de março de 2016.

Assunto: Aquisição de novos computadores.

Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia

estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,

solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para

a aquisição de novos equipamentos de informática para

o Departamento de Recursos Humanos.

As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto

ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser

apresentados na próxima reunião.

Abraços,

Senhor João da Silva

A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que

se seguem com base nas normas do Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

O texto ficaria mais conciso, atendendo-se às normas constantes no MRPR quanto às características da redação oficial, caso se substituísse o trecho Cumpre-me informar que por Informo que.

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

A formatação de página das correspondências emitidas pelo

reitor da UnB não segue um padrão de configuração, variando

conforme a destinação e a natureza do documento.

XXX n.º 524/1991/SG-PR

Brasília, 5 de março de 2005.

Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio

Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal

1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos

Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua

Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de

procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições

Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.

2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja

marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no

período vespertino, entre as 14h e as 18h.

3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade

de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham

diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração

eletrônica.

4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais

rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e

dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.

Cordialmente,

Nilma Ariela

Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça

Com base na normatização das correspondências oficiais prevista

no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os

itens a seguir, tendo como referência o texto precedente.

Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial, além do emprego da norma padrão, a seguinte reescrita para o último parágrafo do texto: Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.


No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

A comunicação oficial hipotética em questão não atende à concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2

A comunicação oficial hipotética em questão não atende à

concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O padrão ofício é usado para uniformizar a apresentação dos elementos das comunicações oficiais por meio de diagramação única da qual devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto.

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das

correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo

com o Manual de Redação da Presidência da República.

A impessoalidade, propriedade dos textos oficiais, não se confunde com o uso de uma forma de linguagem administrativa caracterizada pela presença de expressões do jargão burocrático e por padrões arcaicos de construção de frases.


No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao

fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente

apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

A comunicação oficial hipotética em questão não atende à concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.

XXX n.º 524/1991/SG-PR

Brasília, 5 de março de 2005.

Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio

Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal

1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos

Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua

Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de

procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições

Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.

2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja

marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no

período vespertino, entre as 14h e as 18h.

3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade

de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham

diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração

eletrônica.

4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais

rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e

dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.

Cordialmente,

Nilma Ariela

Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça

Com base na normatização das correspondências oficiais prevista

no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os

itens a seguir, tendo como referência o texto precedente.

O emprego de expressões como “tenho a honra de solicitar a Sua Senhoria” é indispensável, conforme o referido manual, como forma de cortesia nas correspondências oficiais.

Com relação às características gerais da redação oficial, julgue

os itens que se seguem.

Todo expediente oficial deve ser claro, qualidade para a

qual concorrem a impessoalidade, a concisão e o uso do

padrão culto da língua.

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade

óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.

Para autoridades superiores, inclusive o Presidente

da República, deve-se utilizar o termo:

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorre:

Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A redação oficial deve caracterizar-se pela:

Instrução: as questões a seguir referem-se à redação de correspondência oficial.

O ato administrativo adicional cujo objetivo é confirmar ou corrigir dados emitidos em documento anterior é

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