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Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.

Na avaliação de desempenho de pessoas, é correto utilizarem-se métodos de características de personalidade, que possuam baixa subjetividade, ou abordagens orientadas para resultados, que medem as contribuições dos funcionários para as organizações.

No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.

O retorno sobre investimento (return on investment – ROI) constitui o indicador faturamento hospitalar e representa a produtividade decorrente da utilização dos recursos: quanto mais produtiva for a instituição, mais bem aproveitados são os recursos investidos.

Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.

Entre outros aspectos, a avaliação de desempenho nas instituições de saúde contribui para o ajuste do perfil do colaborador ao local de trabalho com que ele mais se identifica e, também, para o diagnóstico de necessidades de treinamentos/qualificações.

Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.

A avaliação e a gestão de desempenho são processos similares, pois visam dotar as organizações de condições adequadas para as pessoas expressarem seus potenciais e competências.

Acerca de avaliação de desempenho hospitalar, julgue o próximo item.

O desempenho hospitalar decorre da capacidade que a organização mantenedora tem de cumprir, com equilíbrio, a função assistencial e a de prestação de serviços; a função adaptativa, que se refere à capacidade de a organizadora adquirir recursos materiais, tem caráter eminentemente administrativo, razão pela qual não influi no desempenho hospitalar.

A respeito de conceitos relacionados a processo de avaliação do desempenho, julgue o item a seguir.

Os indicadores taxa de infecção hospitalar e taxa de mortalidade são considerados inadequados para a análise da qualidade da assistência hospitalar.

Uma funcionária considera que, para desempenhar bem o seu papel de avaliadora do desempenho de sua equipe, é importante saber dar um feedback coerente e preciso.

Para que o seu feedback seja bem feito e se transforme em fonte de aprendizagem em vez de fonte de ruídos e ressentimentos, ela deve

Acerca do tema controle, julgue o próximo item.

A avaliação de desempenho é uma análise esporádica e pontual que compara os objetivos estabelecidos e os resultados alcançados.

Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.

Critérios de avaliação deficientes são aqueles que focalizam apenas um aspecto, deixando de fora os demais, que também são relevantes para o desempenho no trabalho.

Acerca de avaliação de desempenho hospitalar, julgue o próximo item.

O conceito de desempenho hospitalar varia conforme interesses e objetivos. Há quem foque na competência profissional, na disponibilidade de serviços, na eficiência; outros enfatizam a missão do hospital, seu relacionamento com o ambiente; e outros, ainda, afirmam que o conceito de desempenho hospitalar varia conforme os interesses e objetivos dos governos, dos financiadores, da sociedade e dos pacientes.

A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.

Há duas maneiras de avaliar o desempenho hospitalar: a primeira consiste em estabelecer metas e padrões e avaliar o atendimento periodicamente; a segunda fundamenta-se na utilização de indicadores; a maneira mais comum é a primeira, por permitir monitorar eficazmente a instituição em todas as suas perspectivas.

No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.

Conforme as necessidades específicas de cada hospital, é possível a criação de novos indicadores: indicadores específicos contribuem para maior confiabilidade às informações.

A respeito de conceitos relacionados a processo de avaliação do desempenho, julgue o item a seguir.

O conceito de equidade adaptado para a realidade hospitalar refere-se à capacidade de a instituição eliminar todo tipo de disparidades no atendimento a seus pacientes.

Interessada em verificar o desempenho dos ocupantes de cada cargo, a gestora de Recursos Humanos, decidiu realizar uma avaliação 360 graus, processo que possibilita a obtenção de uma opinião múltipla sobre cada colaborador. Com base nos processos típicos da gestão de pessoas, a ação da gestora representa um processo de

No que se refere à gestão de desempenho nas organizações, julgue o item seguinte.

O diagnóstico de problemas de desempenho nas organizações inicia-se quando restrições ambientais impedem o bom desempenho dos funcionários.

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