Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 108 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das _____ dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de _____. Assim, no que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da _____ temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.

É preciso ter em mente que o processo de ortografização em sua completude:

A partir dos estudos de Emília Ferreiro e seus seguidores foi estabelecido etapas do desenvolvimento da escrita. Assinale a alternativa incorreta em relação a esse tema:

Os documentos oficiais relacionados à Educação Básica, elaborados pelo Ministério de Educação – MEC, consideram a alfabetização como a aquisição de instrumentos (ler/escrever) que permitam às crianças:

Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:

São métodos analíticos de ensino, exceto:

A leitura e a escrita são práticas que se complementam, se relacionam e se modificam mutuamente no processo de

A alfabetização como a apropriação do sistema de escrita, pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e da escrita. Nesta perspectiva o letramento, por sua vez, é definido como:

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com objetivo de ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, os três anos iniciais devem assegurar:

A alfabetização, é algo bem recente na história da humanidade. Portanto, a leitura e a escrita podem ser divididas, em três períodos de destaque.

Aponte a alternativa CORRETA:

De acordo com o termo alfabetização, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo suas capacidades e isto não quer dizer que uma pessoa analfabeta não possa levar adiante sua vida, sim é verdade que lhe custará bem mais conseguir um bom trabalho mas principalmente poder se comunicar com outros já que não saberá ler nem expressar por escrito suas ideias. ( ) A alfabetização é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. ( ) O termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as crianças vão tentando descobrir as regularidades que a constitui, usando todos os recursos de que dispõem: histórias que conhecem, vocabulário familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Um aspecto fundamental para os momentos iniciais da alfabetização é que o aluno faça a diferenciação entre as formas escritas e outras formas gráficas de expressão. Esse também não é um saber óbvio e que “já vem pronto” e, por isso, precisa ser trabalhado em sala de aula.
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 25
Quando, numa situação de alfabetização, um docente escreve no quadro (, #, ?( < 3) , →, *, +, = e %, busca ensinar aos discentes a distinção entre letras e

Tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas, respondendo aos inevitáveis apelos de uma cultura grafocêntrica. Tais ideias estão atreladas aos conceitos de alfabetização e de letramento. Associe a segunda coluna relacionando-a aos termos apresentados na primeira:

1 Alfabetização.

2 Letramento.

( ) Estado ou condição que assume o indivíduo que sabe ler e escrever.

( ) Estado ou condição do indivíduo que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.

( ) Entendida como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafem as. A consciência fonológica que permite aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases) é suficiente para os indivíduos participarem das práticas sociais letradas.

( ) É a capacidade de informar-se através da leitura, de buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama.

A sequência CORRETA dessa associação é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282