Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das _____ dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de _____. Assim, no que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da _____ temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.
É preciso ter em mente que o processo de ortografização em sua completude:
A partir dos estudos de Emília Ferreiro e seus seguidores foi estabelecido etapas do desenvolvimento da escrita. Assinale a alternativa incorreta em relação a esse tema:
Os documentos oficiais relacionados à Educação Básica, elaborados pelo Ministério de Educação – MEC, consideram a alfabetização como a aquisição de instrumentos (ler/escrever) que permitam às crianças:
Emília Ferreiro desenvolveu suas pesquisas sobre a alfabetização, baseada na teoria:
Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:
São métodos analíticos de ensino, exceto:
A leitura e a escrita são práticas que se complementam, se relacionam e se modificam mutuamente no processo de
A alfabetização como a apropriação do sistema de escrita, pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e da escrita. Nesta perspectiva o letramento, por sua vez, é definido como:
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com objetivo de ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, os três anos iniciais devem assegurar:
A alfabetização, é algo bem recente na história da humanidade. Portanto, a leitura e a escrita podem ser divididas, em três períodos de destaque.
Aponte a alternativa CORRETA:
De acordo com o termo alfabetização, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo suas capacidades e isto não quer dizer que uma pessoa analfabeta não possa levar adiante sua vida, sim é verdade que lhe custará bem mais conseguir um bom trabalho mas principalmente poder se comunicar com outros já que não saberá ler nem expressar por escrito suas ideias. ( ) A alfabetização é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. ( ) O termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral
e escrita é um dos elementos importantes para as
crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas
abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de
palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias,
pensamentos e intenções de diversas naturezas,
influenciar o outro e estabelecer relações
interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual:
precisa compreender não só o que a escrita
representa, mas também de que forma ela representa
graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as
crianças vão tentando descobrir as regularidades que
a constitui, usando todos os recursos de que
dispõem: histórias que conhecem, vocabulário
familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os
primeiros meses, estão em permanente contato com
a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Um aspecto fundamental para os momentos iniciais da
alfabetização é que o aluno faça a diferenciação entre as formas
escritas e outras formas gráficas de expressão. Esse também não
é um saber óbvio e que “já vem pronto” e, por isso, precisa ser
trabalhado em sala de aula.
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries
Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 25
Quando, numa situação de alfabetização, um docente escreve no
quadro (, #, ?( < 3) , →, *, +, = e %, busca ensinar aos discentes a
distinção entre letras e
Tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas, respondendo aos inevitáveis apelos de uma cultura grafocêntrica. Tais ideias estão atreladas aos conceitos de alfabetização e de letramento. Associe a segunda coluna relacionando-a aos termos apresentados na primeira:
1 Alfabetização.
2 Letramento.
( ) Estado ou condição que assume o indivíduo que sabe ler e escrever.
( ) Estado ou condição do indivíduo que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
( ) Entendida como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafem as. A consciência fonológica que permite aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases) é suficiente para os indivíduos participarem das práticas sociais letradas.
( ) É a capacidade de informar-se através da leitura, de buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama.
A sequência CORRETA dessa associação é