“ Uma das principais consequências da absorção da obra de Emília Ferreiro na alfabetização é a recusa ao uso das cartilhas, durante o processo de alfabetização. Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas. Para a psicolinguista, as cartilhas, ao contrário, oferecem um universo artificial e desinteressante. "
(Fonte adaptada: novaescola.org.br >acesso em 28 de agosto de 2018)
Com base no trecho acima e utilizando seus conhecimentos, é correto afirmar que Emília Ferreiro defende em sua teoria:
Nos últimos trinta anos, o conceito de alfabetização tem sido revisto, discutido e refinado entre aqueles que se dedicam a estudar o tema bem como entre os professores que atuam diretamente em sala de aula. Considerando alfabetização e letramento, leia as alternativas e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas: ( ) Ser alfabetizado é ser letrado. Um conceito é o mesmo que o outro e os utilizamos quando nos referimos àqueles alunos que dominam os conhecimentos essências de letras, nomes, formas e números descrevendo-os minimamente. ( ) Indivíduo letrado é aquele que possui o conhecimento de letras e sílabas no sentido restrito da palavra, compreende seu uso e função social. ( ) O exercício da alfabetização amplia-se a medida que a criança faz uso desta prática social. Este processo é interno, objetivo e avança conforme o sujeito usa estes conceitos essenciais. ( ) Alfabetizar e letrar são ações distintas, mas não são inseparáveis; o ideal na escola é alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Ferreiro e Teberosky afirmam em suas pesquisas que as crianças constroem hipóteses sobre a linguagem escrita. Essas hipóteses passam por alguns níveis. No nível de hipótese pré-silábico a leitura é realizada de modo:
Alunos que se encontram em hipótese de escrita de nível silábico:
Estudos recentes definem letramento como
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das _____ dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de _____. Assim, no que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da _____ temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.
É preciso ter em mente que o processo de ortografização em sua completude:
A partir dos estudos de Emília Ferreiro e seus seguidores foi estabelecido etapas do desenvolvimento da escrita. Assinale a alternativa incorreta em relação a esse tema:
Os documentos oficiais relacionados à Educação Básica, elaborados pelo Ministério de Educação – MEC, consideram a alfabetização como a aquisição de instrumentos (ler/escrever) que permitam às crianças:
Emília Ferreiro desenvolveu suas pesquisas sobre a alfabetização, baseada na teoria:
Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:
São métodos analíticos de ensino, exceto:
A leitura e a escrita são práticas que se complementam, se relacionam e se modificam mutuamente no processo de
A alfabetização como a apropriação do sistema de escrita, pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e da escrita. Nesta perspectiva o letramento, por sua vez, é definido como:
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com objetivo de ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, os três anos iniciais devem assegurar: