No que se refere ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – No processo da leitura, para que a mesma seja adquirida pela criança, é necessário, além
da capacidade de simbolização, a capacidade de memorização e acuidade visual, coordenação ocular, noção de lateralidade, além de orientação espacial e temporal.
II – No processo de escrita são importantes a coordenação motora fina, boa coordenação óculo-manual, orientação espacial-temporal e bom esquema corporal.
III – Quando a criança apresenta o desenvolvimento psicomotor comprometido em algum aspecto, poderá ter dificuldade na aquisição da leitura e escrita.
O que é o multiletramento?
A partir da Leitura dos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do livro Alfabetização e letramento na sala de aula, organizado por Castanheira et al. (2008), que tratam sobre alfabetização e letramento, assinale a alternativa incorreta.
O analfabetismo funcional tem sido um tema amplamente debatido pela sociedade e pela academia. Há sujeitos que são considerados alfabetizados, contudo apresentam baixa habilidade de interpretação e não compreendem o que leem. Na perspectiva do letramento, tal fenômeno ocorre porque:
A respeito dos eixos necessários à aquisição da língua escrita, analise os itens abaixo:
(1) Compreensão e valorização da cultura escrita.
(2) Apropriação do sistema de escrita.
(3) Leitura.
(4) Produção de textos escritos.
(5) Desenvolvimento da oralidade.
(6) Identificar tema do texto.
Estão CORRETAS as alternativas:
Segundo Zaponne (2008), o conceito de letramento aplicado ao estudo da literatura mostra-se bastante fértil, pois permite uma compreensão do literário situada fora dos domínios estritamente ligados ao texto e abre perspectivas para o estudo de variados aspectos relacionados ao modo como se constroem os padrões sociais de letramento literário que levam à efetuação de diferentes práticas em diferentes contextos. Conhecer as práticas de letramento literário presentes na escola, bem como as práticas de letramento literários presentes em diferentes âmbitos sociais, têm seu contributo para que se possa pensar nas relações entre
A Psicogênese da Língua Escrita, de base construtivista, discute como a criança constrói diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita. Uma criança ao tentar escrever as palavras abaixo, está no nível:

Segundo Sasseron e Carvalho, há “uma preocupação crescente, ao longo dos anos, em colocar a alfabetização científica como objetivo central do ensino de ciências em toda a formação básica”.
(SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica.
Investigaçõ es em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 59-77, 2011.)
Tendo em vista que, nesse contexto, as autoras destacam diversas habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente, considere as habilidades a seguir.
Apresentam habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente
O professor atuante no Ensino Fundamental tem profundo preparo para condução de processos que levam a criança à plena alfabetização. Para alcançar esse preparo tão importante na garantia do pleno acesso ao conhecimento historicamente construído pela humanidade, o profissional estudou alternativas metodológicas para alfabetização, dentre as quais, o Método Sintético e o Método Analítico, corretamente definidos:
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, é correto afirmar que a alfabetização e o letramento devem ser assegurados:
A partir da BNCC, assinale a capacidade / habilidade que não se relaciona ao processo de alfabetização.
Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos. Inserido nos métodos analíticos tem-se o método global de contos.
Segundo Isabel Frade (2005), o método global de contos se caracteriza por
Quanto à abordagem da alfabetização na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.
Jane Castro e Marilza Regattieri escrevem que, tanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quanto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a efetividade do direito à educação das crianças e dos adolescentes deve contar com a ação integrada dos agentes escolares e pais ou responsáveis. Para elas, essa demanda jurídico-institucional inaugurou um período sem precedentes de consolidação de direitos sociais e individuais dos alunos e de suas famílias. De todos os equipamentos do Estado, a escola é o que tem o mais amplo contato contínuo e frequente com os sujeitos destes direitos, daí sua responsabilidade de atuar junto a outros atores da rede de proteção social. Isso, na visão das autoras,