No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o §4, do Título II, Capítulo I, versa sobre a responsabilidade do poder público em proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe. Analisando o referido inciso, segundo os fundamentos teóricos da psicologia sobre a maternidade, analise as seguintes afirmações:
I. Propõe um modelo de assistência à saúde, que não se restringe ao modelo biomédico, ou seja, possibilita um modelo biopsicossocial.
II. Inibe a ação preventiva do psicólogo diante de transtornos associados ao pré e pós-natal os quais têm um caráter eminentemente psiquiátrico, como, por exemplo, a depressão pós-parto.
III. Inclui, numa abordagem multifatorial da gestação e da maternidade, a possibilidade de assistência ao pai e à família como objetos de atenção psicológica.
IV. É restritivo, pois o conceito de mãe, seja no pré ou pós-parto, exclui, legalmente, as mulheres adultas ou adolescentes, que tenham interesse em entregar os filhos para adoção.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
O conceito de foco em psicoterapia breve serve como uma espécie de roteiro mental para guiar o terapeuta nas dificuldades intra e interpessoais do paciente e pode ajudar a refletir sobre as possibilidades de solucioná-las.
Como conceitos complementares à psicoterapia breve de orientação psicodinâmica, encontram-se ainda, a
Maria Helena Diniz, na obra de sua autoria denominada Código Civil Comentado (2009), pautada no artigo 1.767 do Código Civil, define Curatela como sendo o encargo público cometido, por lei, a alguém para reger e defender uma pessoa e administrar os bens de maiores incapazes, que, por si sós, não estão em condições de fazê-lo, em razão de enfermidade ou deficiência mental. NÃO estão sujeitos à Curatela:
Analise as afirmações abaixo referentes ao laudo pericial.
I. O laudo pericial consiste em um documento que será elaborado pelo perito ao final de um processo de avaliação. Este documento será bastante parecido com o formato de um laudo psicológico em uma avaliação clínica, diferenciando-se deste em algumas peculiaridades.
II. O laudo pericial será composto pelos dados de identificação do avaliando, pelos métodos e procedimentos utilizados pelo perito, seus achados e discussão sobre os mesmos e, por fim, por uma breve conclusão.
III. Apesar de ser considerado um meio de prova, o laudo pericial não se constitui em uma verdade absoluta e, consequentemente, é passível de critica e questionamento
Quais estão corretas?