Considerando os dois principais modelos de administração pública (burocrático e gerencial) no Brasil e os princípios de eficiência e eficácia, analise as afirmações a seguir. I – Um órgão público, quando adota o modelo de administração gerencial, aproxima sua atuação à de uma empresa privada. II – Uma empresa estatal, qualquer uma, é incompatível com o modelo gerencial, pois não tem como finalidade gerar lucro. III – A burocracia do serviço público interfere em sua eficiência, pois compromete a obtenção de resultados e a satisfação das metas previstas. Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado.
A transição de um modelo burocrático de gestão para um modelo
gerencial pode gerar um hibridismo de práticas de gestão que
vão desde o excesso até a escassez de burocratização, trazendo
consequências capazes de levar à desordem.
É um exemplo de escassez de burocratização:
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, tinha por objetivo a desburocratização da administração pública do Brasil mediante a modernização de estruturas e processos.
A Administração pública burocrática
As sociedades modernas são constituídas de organizações, que podem ser formais ou não. Quanto às organizações formais modernas ou burocracias, para distingui-las das organizações ou grupos informais, elas apresentam como características principais,
A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP foi um marco importante na Administração pú– blica federal, com a introdução de características de administração
Nos chamados Trinta Anos Gloriosos (1945-1973) e em parte dos anos 1980, a burocracia weberiana constituiu-se em modelo de boa parte das administrações públicas dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Não obstante, emergia a necessidade de uma administração pública menos hierárquica e mais flexível, sobretudo no que diz respeito à qualidade do serviço prestado ao cidadão. Dentre as causas desse processo de transição para uma administração pública gerencial, é correto destacar:
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os
itens a seguir.
Impessoalidade, formalismo e profissionalização são princípios
do Estado burocrático, o qual existiu no Brasil entre 1930 e
1985
“O planejamento considerado conservador é aquele voltado para as contingências e para o futuro da organização.” Baseado em Chiavenato, a afirmativa anterior é
Assinale a opção incorreta em relação às regras sobre a contagem de prazos no processo administrativo federal.
Julgue os seguintes itens, relativos à evolução da administração e do processo administrativo.
A instituição do Decreto-lei n.º 200/1967 foi um esforço do governo da época para racionalizar os processos, garantir a implantação do modelo burocrático e centralizar a administração pública.
As teorias das organizações, além de contribuírem para o modelo brasileiro de administração pública, especialmente a teoria da burocracia, ajudaram a despertar novos enfoques sobre a motivação humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
A administração pública burocrática se preocupa com o processo legalmente definido por meio de normativos; a administração pública gerencial é orientada mais para resultados.
GESPUBLICA é o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Foi implementado em 2005, resultado da evolução histórica de iniciativas do Governo Federal para a promoção da Gestão Pública de excelência. Esse programa
A respeito do sistema de organização burocrático,
analise as afi rmativas abaixo, classifi cando–as como
verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção
que contenha a sequência correta.
( ) A crise é, efetivamente, um dos elementos distintivos
de qualquer sistema de organização burocrática. Ela
constitui o meio para chegar a operar os reajustes
necessários.
( ) O ritmo essencial que caracteriza uma organização
burocrática é, particularmente, a alternância de longos
períodos de estabilidade e curtos espaços de crise e
mudança.
( ) O poder de decisão, no interior de um sistema
de organização burocrática, tende a situar–se,
naturalmente, entre aqueles que dêem prioridade aos
objetivos funcionais da organização independentemente
da estabilidade do sistema político.