Relacione as teorias enumeradas abaixo com sua respectiva definição e assinale a alternativa que apresente a ordem correta,
1 - Teoria Clássica.
2 - Teoria Comportamental.
3 - Teoria da Burocracia.
4 - Teoria da Contingência.
5 - Teoria das Relações Humanas.
6 - Teoria de Sistemas.
7 - Teoria Estruturalista.
8 - Teoria Geral da Administração.
9 - Teoria Neoclássica.
( ) É a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.
( ) É a corrente iniciada com a Experiência de Hawthorne e que combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas.
( ) É a corrente mais recente que parte do principio de que a Administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
( ) É o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e ideias a respeito da Administração como ciência, técnica ou arte.
( ) É a corrente baseada nos trabalhos de Max Weber que descreve as características do modelo burocrático de organização.
( ) É a corrente baseada na sociologia organizacional que procura consolidar e expandir os horizontes da Administração.
( ) É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas,
( ) É a corrente que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
( ) É a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.
A abordagem humanística da administração surgiu como contraponto à teoria clássica e tem, nos estudos de Hawthorne, uma de suas principais fontes, que permite afirmar que:
A partir do início do século XX, a organização eficiente do trabalho nas empresas tornouse
a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração.
Sobre a escola clássica da administração, numere a COLUNA II de acordo com a
COLUNA I associando os nomes dos pesquisadores e estudiosos respectivamente às
principais ideias que desenvolveram.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da COLUNA II.
Planejamento operacional é o processo de definir ações específicas e recursos que possibilitam a realização de objetivos. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. O processo de planejamento operacional compreende a identificação e análise dos objetivos, elaboração de cronogramas, elaboração de orçamentos, identificação e avaliação de riscos.
II. Programação é a distribuição de uma sequência de atividades ao longo do tempo necessário para sua realização.
III. Depois da identificação e programação das atividades, o processo de planejamento operacional procura definir quais recursos são necessários para realizá-las.
Segundo Robbins (2005), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Considerando as funções e barreiras desse processo, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação às funções de planejamento e controle, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando a definição ao termo correspondente.
COLUNA I
1.Planejamento
2.Objetivos
3.Políticas
4.Controle
5.Sistemas de controle
6.Padrões de desempenho
COLUNA II
( ) Resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar.
( ) Permite averiguar se as atividades organizacionais estão sendo executadas de forma a alcançar os objetivos e se estão sendo tomadas medidas corretivas sempre que isso não se verificar.
( ) Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.
( ) Conjunto coordenado de regras e princípios orientados por objetivos, que monitoram, avaliam e fornecem feedback acerca do desempenho organizacional.
( ) Critérios que servem de base para a avaliação ou comparação de algo. Indicam um nível de realizações que se pretende tomar como referência.
( ) Estabelecem linhas mestras ou fronteiras dentro das quais as decisões subsequentes deverão ser tomadas. Constituem um guia para a ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes às teorias e à evolução do pensamento em
Administração e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Teoria Geral da Administração surgiu com a ênfase nas tarefas, a partir da Escola
da Administração Científica de Taylor, dentro de uma abordagem de sistema
fechado, preocupada exclusivamente com a racionalização do trabalho no nível
operacional.
( ) A Teoria da Burocracia, conforme Max Weber, enfatiza a formalização (obediência a
normas, rotinas, regras e regulamentos), a divisão do trabalho, a hierarquia
(obediência às ordens dos superiores), a impessoalidade, a profissionalização e a
competência técnica dos funcionários, de forma a tornar previsíveis todas as
ocorrências e rotinizar sua execução, para que se obtenha a máxima eficiência da
organização.
( ) A Teoria Comportamental é um método analítico e comparativo que estuda os
elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de
posição. A sua ênfase está na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.
( ) Para a Teoria de Sistemas, a organização é um sistema complexo composto por
diversos subsistemas em contínua interação. A visão da organização como um
sistema aberto refere-se à dependência que ela tem com relação aos insumos do
contexto em que se insere (matérias-primas, recursos humanos, capital, produtos e
serviços).
( ) A Teoria da Contingência concebe a organização como um sistema de decisões em
que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre
alternativas mais ou menos racionais que se lhe apresentam. Os processos de
percepção das situações e o raciocínio são básicos para a tomada de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
O desenho de cargos e tarefas teve como precursores Adam Smith, Taylor e os engenheiros da Administração Científica e, ainda hoje, ocupa espaço nas teorias organizacionais. A busca da configuração estrutural das tarefas e das pessoas que devem executá-las, reduzindo a incerteza e ambiguidade a partir de um enfoque sistêmico, é típica da abordagem