Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Do ponto de vista da abordagem sociointeracionista de Vygotsky sobre o desenvolvimento da criança, é correto entender que:

Vygotsky construiu um conceito referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito é denominado zona de:

Leia as afirmações abaixo acerca da teoria elaborada por Lev Vygotsky e assinale verdadeiro [V] ou falso [F]:

(__) Muitos professores que compreendem o conceito elaborado pelo autor de aprendizagem através pelas relações humanas, organizando assim todas suas aulas baseadas em atividades em grupo, tornando isso a prerrogativa principal de suas aulas, estão cometendo um erro de interpretação e aplicação da teoria.

(__) A teoria de Desenvolvimento Proximal parte do princípio de que qualquer coisa que possa ser ensina, e que em dado momento é executada pela criança com o auxílio de alguém - sejam os pais ou professores – algum dia se tornará um desenvolvimento real e consolidado.

(__) Muito mais do que um agente transmissor de conhecimento, o professor tem o papel de encontrar meios para que todos seus alunos consigam se desenvolver conjuntamente, e tais meios serão enquanto ele busca determinar quando conseguirão obter êxito sozinhos, tanto quanto quando conseguirão obter êxito em grupo.

(__) Muitas vezes o professor precisará ignorar os limites das zonas de desenvolvimento, pois só assim serão quebrados paradigmas quanto ao que poderia ou não ser atingido por um grupo ou um indivíduo sozinho, e isso só ocorre através de níveis de cobrança realmente desafiadores.

Assinale a alternativa que corresponda a sequência correta:

Provas: IBADE - 2017 - IABAS-RJ - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Sendo considerado um dos principais teóricos construtivistas, Vygotsky afirma que há um elemento que é, ao mesmo tempo, linguagem e pensamento porque é uma unidade do pensamento verbalizado. Esse elemento é a(o):

A respeito do papel que deve ser desempenhado pelo professor de Língua Portuguesa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As práticas de letramento têm a ver com o desenvolvimento de habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. ( ) Espera-se que o professor de Língua Portuguesa seja um educador a partir da visão "bancária" proposta por Paulo Freire. ( ) Na visão sócio-histórica de Vygotsky, a sala de aula é o local da sistematização de conhecimentos e o professor é o mediador. ( ) A elaboração didática proposta por Haltê aplica a teoria da transposição didática, que é o fato de transpor o conhecimento científico para o conhecimento aplicável, ou seja, o conhecimento que será ensinado aos alunos. ( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita, de modo que o aluno consiga ler e escrever. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Para Vygotsky, existem três momentos importantes na aprendizagem da criança. Relacione as colunas em relação a esses momentos:
(I ) Zona de desenvolvimento potencial:
(II ) Zona de desenvolvimento real:
(III ) Zona de desenvolvimento proximal:
( ) é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
( ) é tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Leia um trecho da obra de Lev Vygotsky, sobre a Formação Social da Mente:

“Propomos que um aspecto essencial do aprendizado é o fato de ele criar a zona de desenvolvimento proximal; ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar apenas quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros."

Analisando o pressuposto da zona de desenvolvimento proximal, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao que o autor considerava importante quanto ao momento de internalização de algum aprendizado:

O uso da linguagem no ensino é uma das principais ferramentas para a transmissão dos saberes e para a possibilidade de compreensão do sentido que é passado. Desse modo, a linguagem está contida e é utilizada em todas as disciplinas, porém, há aquelas que o enfoque principal é através do uso de outros símbolos e signos, não podendo ser desenvolvidas sem que haja isso como ponto principal, ou seja:

Para Lev Vygotsky, a partir dos pressupostos de sua teoria, assim como do conceito desenvolvido de Zona de Desenvolvimento Proximal, as relações entre conhecimento real e conhecimento potencial são:

Segundo Vygotsky cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados (que envolvem consciência, vontade e intenção):

Leia atentamente as teorias relacionadas abaixo e identifique qual é do pensador de Educação Lev Vygotsky:

_____ a interação cultural é fazer com que os alunos nos vejam como pessoas e, ao mesmo tempo, percebê-los da mesma forma. Isso _____ de diálogo, de real interesse pelo outro de validação do repertório _____ que o outro traz.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Na perspectiva sócio interacionista é importante apoiar as crianças, desde a primeira infância, estabelecendo uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento:

Segundo Lev Vygotsky, a solução de problemas no aprendizado enquanto desenvolvimento potencial da criança deverá ser considerada como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282