No contexto das teorias psicogenéticas, Lev Semyonovich Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá da seguinte forma:
Vygostk, propõe um paralelo entre o brinquedo e a instrução escolar, em que, em ambos os contextos, a criança elabora habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que passará a internalizar, ambos criam um(a):
Vigotski defende o pressuposto de que no processo de aprendizagem o princípio da atividade mediadora ocorre por meio do emprego de:
Pensando nos princípios teóricos desenvolvidos por Lev Vygotsky acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que o uso de avaliações diagnósticas:
Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, considerado o primeiro psicólogo moderno a sugerir mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são produto da atividade mental. Assim, o controle consciente do comportamento, a atenção e lembrança voluntária, a memorização ativa, o pensamento abstrato, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, chamadas de:
Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação:
O estudo de Vygotsky aponta que há uma interdependência entre o desenvolvimento humano e o aprendizado realizado pela criança pertencente a um grupo social. O autor descreve o desenvolvimento da aprendizagem em três níveis, qual deles se refere à distância entre o que a criança é capaz de realizar sozinha e o que ela só consegue realizar com auxílio?
A condição humana não é dada pela natureza, mas construída ao longo de um processo histórico-cultural pautado nas interações sociais realizadas entre o homem e o meio. Assim, segundo ele, os aspectos biológicos não são determinantes e o desenvolvimento de qualquer pessoa, tenha ela deficiência ou não, depende das oportunidades de aprendizagem e das relações que estabelece.
Assinale a alternativa que corresponde essa afirmação com o autor:
Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais na aprendizagem, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de:
Segundo o Histórico-Cultural de Vygotsky, considera o sujeito um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo. Nessa perspectiva a apreensão do conhecimento se dá na interação de: Assinale a alternativa CORRETA:
Lev Vygotsky considerava o desenvolvimento da linguagem oral como:
Segundo Vygotsky a criança participa ativamente da construção de sua própria cultura e de sua história, construindo conhecimento e constituindo sua identidade a partir:
Três elementos da teoria de Vygotsky podem ser invocados para uma discussão da questão da autonomia do sujeito:
I - A relação entre indivíduo e sua cultura;
II - A configuração absolutamente particular da trajetória de vida de cada indivíduo;
III - A natureza das funções psicológicas superiores.
Sobre os itens acima:
Vygotsky. retrata as diferentes concepções acerca do desenvolvimento e da aprendizagem, agrupadas em três grandes posições teóricas. Relacione as colunas segundo a ordem das teorias:
I - Primeira teoria:
II - Segunda teoria:
III - Terceira teoria:
( ) parte do princípio de que a aprendizagem é desenvolvimento. O princípio fundamental nesta teoria é a simultaneidade entre os dois processos. Sendo assim, desenvolver é aprender novos comportamentos.
( ) propõe a combinação dos seus pontos de vista. Sendo assim, defende que o desenvolvimento é sempre um conjunto maior que a aprendizagem.
( ) defende que os processos de desenvolvimento da criança são independentes da aprendizagem, pois esta é vista como um processo externo, que segue o caminho do desenvolvimento, a aprendizagem se beneficia dos avanços do desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:
Vygotsky vê o homem como ____________ que ganha suas características na mediação com o mundo através de instrumentos e signos onde a linguagem ganha valor especial.