Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

No contexto das teorias psicogenéticas, Lev Semyonovich Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá da seguinte forma:

Vygostk, propõe um paralelo entre o brinquedo e a instrução escolar, em que, em ambos os contextos, a criança elabora habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que passará a internalizar, ambos criam um(a):

Vigotski defende o pressuposto de que no processo de aprendizagem o princípio da atividade mediadora ocorre por meio do emprego de:

Pensando nos princípios teóricos desenvolvidos por Lev Vygotsky acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que o uso de avaliações diagnósticas:

Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, considerado o primeiro psicólogo moderno a sugerir mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são produto da atividade mental. Assim, o controle consciente do comportamento, a atenção e lembrança voluntária, a memorização ativa, o pensamento abstrato, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, chamadas de:

Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.

Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação:

O estudo de Vygotsky aponta que há uma interdependência entre o desenvolvimento humano e o aprendizado realizado pela criança pertencente a um grupo social. O autor descreve o desenvolvimento da aprendizagem em três níveis, qual deles se refere à distância entre o que a criança é capaz de realizar sozinha e o que ela só consegue realizar com auxílio?

A condição humana não é dada pela natureza, mas construída ao longo de um processo histórico-cultural pautado nas interações sociais realizadas entre o homem e o meio. Assim, segundo ele, os aspectos biológicos não são determinantes e o desenvolvimento de qualquer pessoa, tenha ela deficiência ou não, depende das oportunidades de aprendizagem e das relações que estabelece.

Assinale a alternativa que corresponde essa afirmação com o autor:

Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais na aprendizagem, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de:

Segundo o Histórico-Cultural de Vygotsky, considera o sujeito um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo. Nessa perspectiva a apreensão do conhecimento se dá na interação de: Assinale a alternativa CORRETA:

Lev Vygotsky considerava o desenvolvimento da linguagem oral como:

Segundo Vygotsky a criança participa ativamente da construção de sua própria cultura e de sua história, construindo conhecimento e constituindo sua identidade a partir:

Três elementos da teoria de Vygotsky podem ser invocados para uma discussão da questão da autonomia do sujeito:

I - A relação entre indivíduo e sua cultura;

II - A configuração absolutamente particular da trajetória de vida de cada indivíduo;

III - A natureza das funções psicológicas superiores.

Sobre os itens acima:

Vygotsky. retrata as diferentes concepções acerca do desenvolvimento e da aprendizagem, agrupadas em três grandes posições teóricas. Relacione as colunas segundo a ordem das teorias:

I - Primeira teoria:

II - Segunda teoria:

III - Terceira teoria:

( ) parte do princípio de que a aprendizagem é desenvolvimento. O princípio fundamental nesta teoria é a simultaneidade entre os dois processos. Sendo assim, desenvolver é aprender novos comportamentos.

( ) propõe a combinação dos seus pontos de vista. Sendo assim, defende que o desenvolvimento é sempre um conjunto maior que a aprendizagem.

( ) defende que os processos de desenvolvimento da criança são independentes da aprendizagem, pois esta é vista como um processo externo, que segue o caminho do desenvolvimento, a aprendizagem se beneficia dos avanços do desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:

Vygotsky vê o homem como ____________ que ganha suas características na mediação com o mundo através de instrumentos e signos onde a linguagem ganha valor especial.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282