Com relação às técnicas de execução financeira e orçamentária, julgue o item seguinte.
A verificação do cumprimento das metas fiscais durante o exercício financeiro depende da programação financeira.
Você encontrará abaixo 4 assertivas sobre o tema Projeções Financeiras. Identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Após a projeção de vendas, os ativos necessários para atender as metas de vendas são determinados.
( ) As empresas bem administradas geralmente baseiam seus planos operacionais em uma série de demonstrações previstas.
( ) O processo de planejamento começa independente de qualquer projeção, como a de vendas, por exemplo.
( ) Assim que as demonstrações e os índices básicos previstos são preparados, a alta administração está pronta para fazer um exercício com perguntas necessárias ao processo de planejamento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A definição “... é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados" (COHEN; FRANCO, 2004, p. 102), refere-se ao conceito de:
Analise os argumentos apresentados no quadro a seguir:
Estão CORRETOS os argumentos nos quadros:
No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
A avaliação, como estratégia de conhecimento do contexto anterior à intervenção de um projeto, deve ser realizada ao longo de todo o processo de planejamento.
Julgue o item seguinte, relativo a princípios básicos de administração.
A função administrativa de planejamento tem o objetivo de definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando:
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:
De acordo com Baptista (2000, p. 13), o planejamento é um “processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social”. Baseado nas concepções da autora a respeito da temática assinale a alternativa INCORRETA:
O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter
Na análise S.W.O.T, quando uma empresa sente falta de recursos ou identifica atividades que ela não faz bem feitas, diz-se que tais fatores são chamados de:
Avalie se o planejamento estratégico:
I. Busca sempre ter uma visão holística da companhia, sem entrar muito em detalhes.
II. Define as metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado.
III. É orientado às áreas e departamentos da empresa, detalhando os meios para atingir os objetivos e metas da organização.
IV. Define métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
Estão de fato relacionados a planejamento estratégico os itens:
A administração foi definida por Henri Fayol, administrador Francês do início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente as funções de comandar e coordenar foram agregadas para formar a função dirigir, sendo então compactadas em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito das funções da Administração, analise as afirmações: I. Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias, ações e desenvolvimento de planos que permitam alcançá-los; II. Organização consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exigindo do gestor a capacidade de coordenação; III. Direção consiste na função da administração capaz de realizar a divisão de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais; IV. Controle consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados. É correto afirmar que:
Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:
I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.
II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.
III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.
Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):
A ferramenta de medição e gestão de desempenho, que se baseia na utilização de diversos tipos de indicadores, sob diferentes perspectivas, é