Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 707 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação às técnicas de execução financeira e orçamentária, julgue o item seguinte.

A verificação do cumprimento das metas fiscais durante o exercício financeiro depende da programação financeira.

Você encontrará abaixo 4 assertivas sobre o tema Projeções Financeiras. Identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Após a projeção de vendas, os ativos necessários para atender as metas de vendas são determinados.

( ) As empresas bem administradas geralmente baseiam seus planos operacionais em uma série de demonstrações previstas.

( ) O processo de planejamento começa independente de qualquer projeção, como a de vendas, por exemplo.

( ) Assim que as demonstrações e os índices básicos previstos são preparados, a alta administração está pronta para fazer um exercício com perguntas necessárias ao processo de planejamento.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A definição “... é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados" (COHEN; FRANCO, 2004, p. 102), refere-se ao conceito de:

Analise os argumentos apresentados no quadro a seguir:

Estão CORRETOS os argumentos nos quadros:

Julgue o item seguinte, relativo a princípios básicos de administração.

A função administrativa de planejamento tem o objetivo de definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando:

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:

De acordo com Baptista (2000, p. 13), o planejamento é um “processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social”. Baseado nas concepções da autora a respeito da temática assinale a alternativa INCORRETA:

O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter

Na análise S.W.O.T, quando uma empresa sente falta de recursos ou identifica atividades que ela não faz bem feitas, diz-se que tais fatores são chamados de:

Avalie se o planejamento estratégico:

I. Busca sempre ter uma visão holística da companhia, sem entrar muito em detalhes.

II. Define as metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado.

III. É orientado às áreas e departamentos da empresa, detalhando os meios para atingir os objetivos e metas da organização.

IV. Define métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

Estão de fato relacionados a planejamento estratégico os itens:

A administração foi definida por Henri Fayol, administrador Francês do início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente as funções de comandar e coordenar foram agregadas para formar a função dirigir, sendo então compactadas em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito das funções da Administração, analise as afirmações: I. Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias, ações e desenvolvimento de planos que permitam alcançá-los; II. Organização consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exigindo do gestor a capacidade de coordenação; III. Direção consiste na função da administração capaz de realizar a divisão de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais; IV. Controle consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados. É correto afirmar que:

Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:

I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.

II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.

III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.

Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):

A ferramenta de medição e gestão de desempenho, que se baseia na utilização de diversos tipos de indicadores, sob diferentes perspectivas, é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282