Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768269

O exercício de uma clínica ampliada na lógica da atenção psicossocial voltada para uma pessoa, uma família, um grupo ou um coletivo pressupõe a utilização de um dispositivo de intervenção multiprofissional, específico e irreprodutível, que desloca o sintoma e a doença, focando no sofrimento sem excluir a participação do usuário e o contexto em que vive. Esse dispositivo é denominado:

Carregando...
Q798374

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Sobre o NASF, é correto afirmar que

Carregando...
Q770589

O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de _____ pessoas por agente e de _____ ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

Carregando...
Q768265

Equipe de Saúde da Família da unidade A compartilha o caso de uma pessoa que tem diabetes com a equipe B, mantendo com esta equipe uma relação horizontal, contínua e integrada. A equipe B aponta para a equipe A a necessidade de encaminhar essa pessoa para hemodiálise. Nesse caso, os princípios e diretrizes do SUS e os da Rede de Atenção à Saúde que estão sendo operacionalizados na atenção básica, respectivamente, são:

Carregando...
Q713213

A Lei 11.108 de 2005 determina que os serviços de saúde, do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de quanto(s) acompanhante(s) durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato?

Carregando...
Q750739

Assinale a alternativa que corresponde as atribuições de todos os membros das equipes que atuam na atenção básica.

Carregando...
Q707189

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Ministério da Saúde não poderá suspender os repasses dos incentivos financeiros para atenção domiciliar caso a carga horária mínima prevista para os profissionais seja descumprida.

II. O Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma porta de entrada do usuário para as ações e serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

III. A Unidade de Acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial oferece internação de caráter residencial por até dez meses.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q657813

O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) constitui-se como um dispositivo estratégico para a melhoria da qualidade da Atenção Básica, uma vez que amplia o escopo de ações desta e, por meio do compartilhamento de saberes, amplia também a capacidade de resolutividade clínica das equipes. Sobre o Nasf, é incorreto afirmar:

Carregando...
Q674354

Promoção da saúde e proteção específica são formas de prevenção:

Carregando...
Q674481

A alternativa que corresponde a uma porta de entrada aos serviços ambulatoriais. especializados é:

Carregando...
Q637123
Provas: INEP - 2016 - ENADE - Enfermagem
Disciplina: Enfermagem (ENADE) - Assuntos: Nasf

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) têm por objetivo apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços, ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, aumentar a sua resolutividade, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde. No processo de trabalho dos Nasf, o foco é o território sob sua responsabilidade e a estrutura prioriza o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, o que gera experiência para todos os profissionais envolvidos, mediante metodologias, como estudo e discussão de casos e situações, projetos terapêuticos, orientações e atendimento conjunto.

Considerando a perspectiva de apoio matricial na qual se fundamenta o Nasf, avalie as afirmações a seguir.

I. O apoio matricial contribui na organização de uma linha de cuidado contínua, rompendo com a fragmentação do cuidado.

II. No apoio matricial, a resolução dos problemas está pautada na dimensão assistencial, que se origina a partir de uma ação indireta com os usuários, e na técnico-pedagógica, que gera uma ação e apoio educativo com e para a equipe.

III. Pelo apoio matricial, o Nasf se constitui porta de entrada do sistema para os usuários e apoio às equipes da ESF, vinculadas às equipes de Saúde da Família em territórios definidos.

IV. O apoio matricial assegura a retaguarda especializada à equipe e aos profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde na ESF.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q775864
Provas: UFCG - 2016 - UFCG - Enfermeiro
Disciplina: Saúde Pública - Assuntos: Nasf

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) são equipes multiprofissionais, que atuam de maneira integrada, apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica para populações específicas, destacando-se consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais. As ações desenvolvidas pelos NASFs, têm então, via de regra, dois principais públicos alvos, dentre os citados a seguir: I - Equipes de referência apoiadas. II - Usuários do Sistema Único de Saúde. III - Equipes de ambulatórios de especialidades ou serviço hospitalar. IV – Equipes vinculadas. Verifica-se que estão corretos:

Carregando...
Q16971

Assinale a alternativa correta acerca do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), criado para apoiar e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família.

Carregando...
Q213418

Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, as atribuições e responsabilidades dos Gestores Municipais são

I. desenvolver ações educativas que possam interferir no processo saúde-doença da população e na melhoria da qualidade de vida.

II. apoiar a realização de pesquisa na área de gestão estratégica e participativa.

III. assumir responsabilidade pela coordenação e execução das atividades de educação e comunicação, no âmbito local.

IV. promover ações de informação e conhecimento acerca do SUS, junto à população em geral.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282