No COBIT 5 há, pelo menos, um domínio que possui expertise para controles focados na implantação de serviços de TI. Assim,
o processo de Gerenciamento de Mudança da ITIL v3 edição 2011, por exemplo, pode ser orientado através dos controles que o
COBIT entende como maduros para o processo, na seção Gerenciar Mudanças.
O domínio do COBIT onde se encontra o processo Gerenciar Mudanças e a fase do ciclo de vida de serviço da ITIL onde se
encontra o processo de Gerenciamento de Mudança são, respectivamente,
De acordo com o COBIT 5, as quatro dimensões comuns dos habilitadores são Partes Interessadas, Metas, Ciclo de Vida e Boas Práticas. As metas ainda podem ser divididas nas categorias I, II e III, conforme abaixo.
I. define quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração a situação em que operam, como, por exemplo: os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar.
II. define quanto os habilitadores e seus resultados são disponíveis e seguros, por exemplo: os habilitadores estão disponíveis quando, e, se necessário; o acesso aos resultados é restrito a quem de direito e deles precisar.
III. define o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis.
As categorias I, II e III são, correta e respectivamente:
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas" do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.
No Cobit 5, o habilitador que permeia qualquer organização, incluindo todas as informações produzidas e utilizadas pela organização, é o habilitador
Uma empresa resolveu implementar seus processos de governança de Tecnologia da informação (TI) baseados no modelo COBIT. No momento atual, estão sendo executadas tarefas associadas a definições de questões estratégicas ligadas à utilização da TI para essa empresa e ao tratamento de diversos processos para TI (tais como, definição da estratégia, de investimentos e análise de risco, entre outros). Nesse caso, o domínio COBIT no qual! se está trabalhando nesse momento é a de:
Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem.
Devido ao fato de a informação ser um ativo e um habilitador, ela é tratada apenas no processo governança.
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar
disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está
relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e
gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do
ITIL.
Segundo a versão em português do COBIT 5, no contexto
da criação de valor, um dos três Objetivos de Governança
do framework é o(a)
Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem.
O processo “garantir a definição e manutenção do modelo de
governança" visa fornecer uma abordagem que garanta a
realização das decisões de TI conforme as estratégias e os
objetivos da empresa.
Um gestor de TI pretende implantar os processos
e as práticas do COBIT 5 no órgão em que trabalha e, para tal,
adotará como referência o guia de implementação do COBIT,
composto de sete fases.
Nessa situação hipotética,
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
O ITIL atende à atividade 3 por meio de três métricas de
serviços: TMEIS (tempo médio entre incidentes de serviço);
TMEF (tempo médio entre falhas); e TMRS (tempo médio
para restaurar serviço), em que TMRS = TMEIS + TMEF.
Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.
No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são
diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios
distintos; para não haver superposição e sombreamento dos
objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre
as atividades desses domínios.
O COBIT 5, Control Objectives for Information and related Technology, fornece um modelo abrangente que pode ser usado por organizações para atingirem seus objetivos de governança e gestão de TI em âmbito corporativo. Com relação ao COBIT 5, é CORRETO afirmar que
Dentre os modelos de referência que abordam o Governança de TI de forma holística , destacam-se a norma ISO/IEC 38500 e o COBIT. Com relação a esses modelos, é INCORRETO afirmar que
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 2 é um dos objetivos do processo gerenciamento
de eventos — do ITIL —, todavia não possui relação com
quaisquer processos do COBIT.