No Cobit 5, o habilitador dos princípios, políticas e modelos institucionaliza na organização as decisões de governança, à qual cabe
A cascata de objetivos do COBIT 5 traduz as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI, objetivos corporativos e metas de habilitador. Os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do Balanced Scorecard − BSC. Um
Analista de Suporte foi solicitado a elencar dois objetivos de TI para cada dimensão do BSC. Os objetivos listados pelo Analista foram:
I. Equipes de TI e de negócios motivadas e qualificadas.
II. Gestão de risco organizacional de TI.
III. Entrega de programas fornecendo benefícios, dentro do prazo, orçamento e atendendo requisitos.
IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.
V. Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio.
VI. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.
VII. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.
VIII. Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos.
Com base nos objetivos listados,
Considere, por hipótese, que o Tribunal Superior do Trabalho − TST tenha nomeado um Analista de Sistemas como gerente de processo de TI. Este analista será encarregado de definir e operar processos de TI eficientes e eficazes, no contexto da boa governança e gestão de TI da organização, com base no COBIT 5. Primeiramente, o gerente de processo se concentrará no habilitador de processo. Considerando as dimensões deste habilitador, uma ação correta em relação à dimensão
O COBIT 5 classifica os processos em duas áreas: Gestão e Governança, separados em cinco domínios. Um domínio é para a Governança Corporativa de TI e os outros quatro domínios para a Gestão Corporativa de TI. Assinale a alternativa que apresenta um processo do domínio: construir, adquirir e implementar.
A respeito de COBIT e ITIL, considere as seguintes afirmativas:
1.ITIL fornece boas práticas e orientações sobre a concepção de serviços de TI, com base no ciclo de vida do serviço.
2.A fase de Estratégia de Serviço fornece direcionamento no desenho, desenvolvimento e implementação do gerenciamento de serviço, não apenas como uma capacidade organizacional, mas como um ativo estratégico.
3.COBIT é um framework de alinhamento estratégico e governança de TI nas organizações, sendo orientado a processos.
4.Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos que direciona e controla a empresa para que possa alcançar seus objetivos.
Assinale a alternativa correta.
O COBIT 5 fornece um modelo abrangente que auxilia as organizações a atingirem seus objetivos de governança e gestão de TI.
Um dos princípios básicos do COBIT 5 é:
Considere, por hipótese, que o Tribunal Superior do Trabalho − TST adote as melhores práticas de governança e gestão de TI do COBIT 5. Os processos abaixo estão sendo avaliados segundo a escala de 6 níveis de capacidade de processos do COBIT e encontram-se na seguinte situação:
I. Processo “Aprimoramento da gestão de serviços de TIC": o processo atingiu seu objetivo, é controlado e agora é implementado utilizando um processo definido capaz de atingir seus resultados.
II. Processo “Aprimoramento da gestão orçamentária de TIC": o processo atingiu seu objetivo e já é implementado de forma administrativa (planejado, monitorado e ajustado); seus produtos de trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos.
III. Processo “Aprimoramento da gestão de projetos": o processo não atingiu seu objetivo, pois há pouca ou nenhuma evidência de qualquer atingimento sistemático do objetivo definido para ele.
IV. Processo “Aprimoramento da gestão de riscos de TIC": este processo é previsível e continuamente melhorado visando o atingimento dos objetivos corporativos do TST, atuais e previstos.
Um Analista de Sistemas afirma, corretamente, que o processo
“De acordo com o COBIT 5, a ________________ garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas, a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos. A _________________ é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Conforme o COBIT5, a cascata de objetivos — um conjunto de objetivos interligados para suprir o primeiro princípio: atender às necessidades das partes interessadas — é importante porque
Assinale a opção CORRETA sobre Governança de TI e o modelo COBIT 4.1.
Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.
Sobre o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), assinale a alternativa correta.
O COBIT se baseia em cinco princípios básicos para fornecer modelos de governança e gestão de TI. O princípio que possui a especificidade de proporcionar a integração da governança corporativa de TI com a governança corporativa empresarial é o
Para governança e gestão de TI da organização, o COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies) – Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização – baseia-se em cinco princípios básicos. Em um desses princípios, sete categorias de facilitadores são definidas: princípios, políticas e modelos; processos; estruturas organizacionais; cultura, ética e comportamento; informação; serviços, infraestrutura e aplicativos; e, pessoas, habilidades e competências. Assinale a alternativa que apresenta este princípio.
O COBIT 5 define 17 objetivos genéricos (corporativos), classificados na dimensão BSC (Balanced ScoreCard) sob a qual o objetivo corporativo se enquadra, que são: financeira; cliente; interna; e, treinamento e crescimento. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo da dimensão BSC “interna”.