Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 13 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d

A respeito da maneira de melhorar a qualidade em serviços e das boas práticas na prestação de serviços, julgue o próximo item  

Caso alguns departamentos de determinada empresa apresentem excelentes resultados nas pesquisas de atendimento ao cliente e outros departamentos apresentem resultados muito ruins, a solução mais adequada para se ter conhecimento das melhores práticas a serem adotadas internamente será a realização de um benchmarking externo, com empresas do mesmo segmento

Benchmarking (avaliação comparativa), é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho nas organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional. O objetivo maior do benchmarking é captar e aprender, identificando oportunidades e ameaças. Assinale a alternativa incorreta sobre os principais objetivos do benchmarking. 

A respeito da maneira de melhorar a qualidade em serviços e das boas práticas na prestação de serviços, julgue o próximo item  

Para o sucesso de um projeto de benchmarking, é necessário o envolvimento da alta administração da organização para viabilizar os recursos necessários à implementação das ações que possibilitem adequar os procedimentos inerentes às boas práticas identificadas

De acordo com os estudos de Almed e Rafiq (1998), o benchmarking (ferramenta de gestão estratégica) se aprimorou através de cinco gerações. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. A engenharia reversa está associada às qualidades dos produtos adversários e faz parte da primeira geração.
II. O benchmarking competitivo, o qual tem a finalidade de comparar o desempenho da concorrência, pertence à segunda geração.
III. O benchmarking de processo que tem como foco processos e funções, comparando empresas não concorrentes e estrangeiras, é pertinente à terceira geração.
IV. A quinta geração do benchmarking tem como foco o aprendizado global e compara as boas práticas de diversas empresas nesse sentido.

Quais estão corretas?

Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item  

O modelo decisório de cogestão ocorre quando os membros da organização assumem as decisões de modo coletivo, sendo o processo decisório conduzido por equipes em equilíbrio de poder

Ferramentas e técnicas de suporte em Qualidade são instrumentos pelos quais se torna possível controlar as melhorias implantadas em qualquer sistema da qualidade. Tais ferramentas e técnicas se dividem em três grandes grupos: formulários para coleta de dados; ferramentas e técnicas para dados não numéricos; e instrumentos para controlar dados numéricos. Considere as colunas a seguir:

Correlacionando as colunas acima, a alternativa que fornece a ordem correta dos parênteses é

A respeito de análise e melhoria de processos, julgue o item seguinte.

O benchmarking é um método aleatório de recolher informações para comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria.

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue o item.

Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas, em uma determinada indústria, que conduzam ao desempenho superior.

A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, que façam algo de maneira particularmente bem feita se chama:

O benchmarking

Uma modalidade especial de aprendizado revela as práticas da

organização reconhecida como a mais eficiente na sua área de

atuação. Ela tem como resultado final, um quadro do que pode

ser melhorado na organização, graças à comparação com a

empresa de referência.

Assinale a opção que indica a denominação dessa modalidade

especial de aprendizado.

Uma das maneiras de identificar os fatores críticos de sucesso é descobrir o que distingue as organizações bem sucedidas das mal sucedidas e analisar as diferenças entre elas. A esse processo denomina-se benchmarking. Assinale a alternativa que apresenta característica do benchmarking.

Muitas organizações atualmente adotam o benchmarking como ferramenta na busca de um desempenho superior. A respeito de benchmarking, considere as seguintes afirmativas:

1– Benchmarking pode ser visto como uma forma específica de escaneamento ambiental.

2– A ideia fundamental é que a gerência pode melhorar a qualidade analisando e copiando métodos líderes que melhorem seus produtos e processos.

3– O benchmarking é um método aleatório de recolher informação.

4– O benchmarking envolve a busca por melhores práticas entre competidores e não competidores, levando a uma redução de desempenho.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282