A organização do Novo Ensino Médio (NEM) em itinerários formativos é justificada, principalmente, pela valorização da autonomia dos estudantes na definição de sua trajetória escolar. Essa possibilidade de escolha entre diferentes formatos desafia os sistemas educacionais e as escolas a se organizarem para ofertar itinerários que atendam às demandas desses estudantes.
Considerando a oferta do itinerário de formação técnica e profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.
A aproximação entre a formação escolar, os jovens e o mundo do trabalho, estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), é reafirmada no itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio. Esse itinerário permite que sejam ofertadas formações experimentais. Diante do exposto, pode-se afirmar que formações experimentais são formações:
A oferta do itinerário da formação técnica e profissional apresenta, para os sistemas de ensino e para as escolas, o desafioda composição de sua equipe pedagógica, incorporando novos sujeitos docentes com percursos formativos diversificados.
Considerando os perfis profissionais autorizados por lei para ministrar aulas nesse itinerário formativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
O itinerário da formação técnica profissional pode compreender curso técnico com carga horária inferior à mínima estabelecida por lei, nesse caso, a complementação pode ser feita a partir de componentes complementares.
Assinale, a seguir, a alternativa em que os dois itens se configuram como componentes complementares.
Ao fazer a sua opção de percurso formativo, o estudante ingressante no Novo Ensino Médio (NEM) tem opções de composição curricular mais flexíveis.
Considerando tais possibilidades de composição curricular, analise as simulações de percurso formativo a seguir.
I. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.200 horas.
II. Formação Geral Básica (BNCC): 1.200 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.800 horas.
III. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 800 horas + Disciplinas Eletivas: 400 horas.
IV. Formação Geral Básica (BNCC): 1.900 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.400 horas + Disciplinas Eletivas: 300 horas.
De acordo com o previsto em lei, está correto o que se afirma em
Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.
Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de:
Muitas discussões foram e são feitas acerca dos mitos e das suas concepções na Antiguidade, hoje e em outros momentos da história.
Segundo Augusto Comte:
Muito além da questão da direita ou da esquerda, temos o fato concreto de que a democracia é um fenômeno que está em permanente evolução; uma vez que é falível e instável é possível identificar alguns desafios que os regimes democráticos contemporâneos enfrentam na contemporaneidade, dentre os quais podemos citar:
A reação ao racionalismo iluminista – isto é, à crença de que a razão seria capaz de alcançar a verdade e de que a ciência, por meio da tecnologia, nos tornaria “mestres e senhores da natureza” – manifestava-se, também, com o movimento romântico, que irrompera no século XIX. No mesmo século, além de Nietzsche, o alemão Arthur Schopenhauer e o dinamarquês Sören Kierkegaard foram alguns dos que submeteram à prova os alicerces da razão.
Em Schopenhauer apresenta-se:
Bertrand Russel foi um dos mais influentes filósofos e matemáticos que o século XX já teve. Durante toda a sua vida sentiu simpatia pelo anarquismo – doutrina que prega o banimento de toda autoridade, a mudança da soberania do Estado pelo contato livre – apesar de ter defendido o esboço de um Estado Mundial para dar fim as guerras entre as nações.
Uma das características marcantes em suas teorias:
Jacques Derrida faz um incessante trabalho de investigação que coloca sob suspeita os discursos da Filosofia e das Ciências Humanas, da Literatura e da História, da Fenomenologia e da Psicanálise ao questionar, inclusive, o próprio conceito clássico de ciência. Entre as suas teorias, apresenta que:
Nicolau Maquiavel (Niccolò di Bernardo dei Machiavelli) viveu durante o Renascimento Italiano. Os principais escritos em que expõe seu pensamento político — “O príncipe” e “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” — são publicados postumamente e repercutem até hoje.
Em suas obras, Maquiavel expressa pensamentos às vezes divergentes como:
A teoria do conhecimento é uma área da Filosofia que estuda como o processo de conhecimento acontece. Embora os gregos já tivessem teorias sobre isso, só com John Locke essa área se tornou uma disciplina separada na Modernidade. Para entender o que é teoria do conhecimento, precisamos entender a classificação de correntes filosóficas.
Assinale, a seguir, a única afirmativa que contém a corrente filosófica e um ou mais filósofos que a representem.
De acordo com Brian Harley (2009), “da mesma forma que os canhões e os navios de guerra, os mapas foram as armas do imperialismo”. Considerando a articulação entre mapas e geopolítica, assinale a afirmativa correta.
No Brasil, é bastante conhecido o movimento separatista da região Sul, que buscou se separar do país e formar um estado nacional independente desde, pelo menos, o século XIX. Embora ainda não tenham conseguido lograr êxito em sua intenção, o desejo separatista se faz presente, ainda hoje, entre certos grupos gaúchos, catarinenses e paranaenses. Assinale, a seguir, a afirmativa que evidencia a contradição entre os argumentos apresentados pelos grupos separatistas e a charge.
Assinale, a seguir, a alternativa que identifica correta e respectivamente a estrutura representada, o processo geológico que
a origina e o nome da teoria à qual se associa.
A) Talude continental; processo de subducção; e, tectônica de placas.
B) Dorsal Mesoatlântica; movimento divergente; e, tectônica de placas.
C) Placa de Nazca; falhas transcorrentes; e, teoria da deriva continental.
D) Placa Sul-americana; correntes de convecção; e, teoria da deriva continental.
São considerados impactos do Toyotismo no mercado de trabalho, EXCETO:
Sobre os processos de globalização e mundialização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O fim da bipolaridade socialismo-capitalismo foi considerado, na época, como o início de uma era de grande paz social, harmonia política e prosperidade econômica.
( ) O mundo multipolar que emergiu com o fim da bipolaridade foi marcado pelo estabelecimento de alianças militares, a exemplo do Pacto de Varsóvia e OTAN.
( ) A despeito de a globalização da economia atingir todos os setores produtivos, aquele que ganhou mais dinamismo nesse processo foi o financeiro.
( ) O fluxo de pessoas em movimento, na atualidade, supera em muito a circulação do capital financeiro em escala mundial.
( ) A mundialização atual é marcada por uma grande contradição entre os fluxos de mercadorias, serviços, e produtos e o aumento da miséria, violência e desemprego.
A sequência está correta em
Políticas de Estado são ações que balizam as decisões econômicas, sociais, energéticas e ambientais de um país. Constituem-se em longo prazo, sendo garantidas por governos que se alternam, mas que mantêm os programas das políticas já implementadas.
Sobre as políticas de Estado para o setor energético no Brasil, considerando as últimas três décadas, assinale a afirmativa correta.
Sobre alguns dos movimentos destacados, assinale a afirmativa correta.
Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela
O texto, que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):
O registro das atividades descritas associa a inserção da figura feminina nos espaços de leitura e escrita do Segundo Reinado ao(à)
Contrariando a visão prevalente sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma função
O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela
De que modo os textos sustentam a existência de um saber ancorado na sensibilidade?
O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque