No que se refere à teoria dos materiais semicondutores e aos componentes fabricados com o uso desses materiais, julgue os itens subsequentes.
Nos transistores do tipo PNP, os portadores majoritários no emissor e no coletor são as lacunas e, na base, são os elétrons.
O modelo de Norton equivalente ao circuito que se encontra à esquerda dos pontos A e B, ou seja, o circuito obtido pela retirada do resistor R4 e da fonte E2, é formado por uma fonte de corrente equivalente de Norton com corrente de 1,2 mA em paralelo com uma resistência equivalente de Norton de 4 kΩ.
Nesse circuito, a lei de Kirchoff aplicada na malha mais à esquerda, na qual passa a corrente I1, e que contêm a fonte E1 e os resistores R1 e R2, é a seguinte: E1 + R1I1 + R2(I1+I2) = 0.
Caso ocorra um aumento de 5% no valor de RC, sem que haja grande mudança na polarização do circuito ou no parâmetro h¬fe, ocorrerá, em consequência, uma diminuição no ganho de tensão do amplificar.
Em relação aos sistemas digitais, julgue os próximos itens.
Em um flip-flop JK, quando as entradas Preset e Clear estão ambas no valor lógico zero, o funcionamento desse circuito combinacional é normal.
Há diversos sistemas de medição e controle elétricos e eletrônicos. A respeito desses sistemas e dos conceitos teóricos a eles relacionados, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se um valor padrão de resistência de 1,000 Ω, se um instrumento A obtém como medida 1,010 Ω e um instrumento B, 1,100 Ω, então A é mais exato que B.
Com relação às tecnologias para construir um sistema de comunicação para transmitir um sinal de informação, julgue os itens consecutivos.
Escolhida a modulação FM, como a densidade espectral de potência da mensagem costuma cair em frequências mais elevadas, é comum o uso da pré-ênfase no transmissor.
Em um sistema de controle digital cujo objetivo seja compensar a dinâmica de determinado processo físico de natureza analógica, se fazem necessárias as interfaces de aquisição e de distribuição.
A respeito dessas interfaces, julgue os itens a seguir.
De forma geral, o último estágio da interface de distribuição é um atuador digital.
Em um sistema de controle digital cujo objetivo seja compensar a dinâmica de determinado processo físico de natureza analógica, se fazem necessárias as interfaces de aquisição e de distribuição.
A respeito dessas interfaces, julgue os itens a seguir.
Em uma interface de aquisição de sinais, antes da etapa de conversão analógica-digital (A/D), deve-se realizar uma filtragem do tipo passa-baixas no sinal de entrada, com o objetivo de se evitar o fenômeno de sobreposição espectral (aliasing).
Em termos de resposta em frequência, esse sistema tende a se caracterizar por ganho variável de !40 dB/dec para frequências crescentes acima de 500 rad/s.
Microcontroladores são dispositivos de processamento amplamente utilizados em automação e tarefas de controle digital. Em essência, eles são circuitos integrados do tipo SoC (system on chip) que incorporam internamente, além de unidade de processamento e memórias diversas, um conjunto de periféricos que permitem interação com o meio externo. No que tange a programação e operação física de sistemas microprocessados, julgue os itens a seguir.
Em um sinal PWM (pulse width modulation), gerado a partir de um periférico de determinado microcontrolador, aproveita-se o comportamento de sua componente espectral fundamental para excitar processos que possuam comportamento de resposta em frequência do tipo passa-baixas.
Acerca de fundamentos de redes e comunicação de dados, julgue os itens que se seguem.
Em uma rede de circuitos virtuais, os switches intermediários decidem para onde mandar os pacotes a partir da avaliação do endereço do destino final contido em tal pacote de dados.
Acerca de fundamentos de redes e comunicação de dados, julgue os itens que se seguem.
Em uma rede que utiliza TCP/IP, quando um computador é conectado à rede pela primeira vez, utiliza-se o protocolo ARP para descobrir o seu endereço de Internet.
Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas operacionais.
O início da execução de um programa provocada pelo usuário leva à criação de processos deamons.
Dois capacitores idênticos de capacitância C são conectados com um resistor de resistência R, conforme o circuito a seguir. Com a chave Ch aberta, o capacitor da esquerda foi carregado por uma bateria de voltagem V0 que não é mostrada na figura. Em seguida, a bateria é retirada e a chave Ch é fechada. Após o equilíbrio de cargas, podemos afirmar que a energia dissipada no resistor R foi de
Considere três fios condutores longos conduzindo correntes iguais a i, separados por uma distância d um do outro, conforme a figura a seguir. A força magnética resultante, por unidade de comprimento, que age no fio C (à direita) é
Durante um voo extremamente longo, Robson adormece. De repente, sente uma pancada na cabeça e, algumas horas depois, acorda numa ilha deserta, rodeado por alguns destroços do avião em que viajava.
A questão a seguir está relacionada a um dos desafios que Robson tem pela frente.
Uma forma de produzir fogo é concentrando os raios solares num pouco de palha seca. Para fazer convergir num ponto um feixe de raios de luz paralelos, Robson usa uma peça de aço inox em forma de panela com o fundo plano espelhado e um fragmento de plástico rígido transparente, com forma de casca esférica fina, cujas laterais Robson raspa até a borda formar uma circunferência que se encaixe perfeitamente no interior da panela. Na figura abaixo vemos diferentes formas de arranjar a panela de fundo plano espelhado, a casca esférica e água transparente.
As configurações que fazem com que os raios de luz mostrados na figura (que entram paralelos entre si e perpendiculares ao fundo da panela) saiam da panela, convergindo para um ponto, são
Durante um voo extremamente longo, Robson adormece. De repente, sente uma pancada na cabeça e, algumas horas depois, acorda numa ilha deserta, rodeado por alguns destroços do avião em que viajava.
A questão a seguir está relacionada a um dos desafios que Robson tem pela frente.

Para caçar, Robson constrói também uma funda, que é uma arma constituída apenas por um pequeno pedaço de pano que, em seus extremos opostos, tem dois cabos amarrados. O outro extremo de um dos cabos é preso ao pulso enquanto o extremo livre do segundo cabo é segurado firmemente com a mão. Robson coloca uma pedra na funda e começa a girar, de modo que a pedra se move ao longo de uma trajetória circular de 1 m de raio e com uma aceleração angular de 100/π rad/s2. O número mínimo n de rotações completas que Robson tem que realizar, antes de liberar a funda, para que a pedra seja arremessada com uma velocidade de 40 m/s é
Durante um voo extremamente longo, Robson adormece. De repente, sente uma pancada na cabeça e, algumas horas depois, acorda numa ilha deserta, rodeado por alguns destroços do avião em que viajava.
A questão a seguir está relacionada a um dos desafios que Robson tem pela frente.
Para maximizar a absorção, pelo rádio receptor, da energia da onda com frequência de 12,5 MHz, em detrimento das outras ondas que estão passando por aquele local, é criado um circuito LC no qual o indutor (de indutância L, medida em microhenry (μH)) é o próprio solenóide usado para aumentar a tensão elétrica do sinal captado pela antena e por um capacitor de capacitância C, medida em picoFarad (pF). Para tal fim é preciso que
A respeito de arquitetura ARM, julgue os próximos itens.
O banco de registradores disponíveis ao programador em um dado momento é determinado pelo modo de operação corrente.
Com relação a linguagens de programação e compiladores, julgue os itens subsequentes.
As estruturas de controle de fluxo WHILE e DO...WHILE possuem a mesma finalidade e seus respectivos blocos de comandos são executados pelo menos uma vez em cada uma delas.
Acerca de dispositivos de memória e de entrada e saída (E/S), julgue os próximos itens.
O método imediato de endereçamento de memória aplica-se quando os operandos de uma operação apontam para registradores que contenham os endereços de memória onde estão os dados.
Acerca de dispositivos de memória e de entrada e saída (E/S), julgue os próximos itens.
Certos dispositivos de hardware acessam os dados contidos na RAM do computador por meio de funções específicas do processador, utilizando a tecnologia DMA (data management access).
Um músculo dos membros pélvicos é o
A alteração post mortem que está relacionada ao acúmulo de sangue nas partes do cadáver animal que ficaram voltadas para o solo, devido à ação da gravidade, é o/a
O equipamento denominado chaira ou fuzil é utilizado na sala de necropsia para
Na preparação de uma aula de necropsia foi solicitado ao técnico que deixasse o cadáver do cão no decúbito dorsal. Isto seria o mesmo que dizer que
A utilização de métodos de eutanásia inadequados constitui grave infração ética. Um método adequado de eutanásia para mamíferos domésticos é a/o
As reformas que buscavam implementar a administração gerencial ficaram conhecidas como a Nova Gestão Pública (NGP). Sobre o assunto, é correto afirmar que:
Na classificação do controle da administração pública quanto à natureza do órgão controlador, a competência exclusiva do Congresso Nacional em sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa, é denominada controle: