Acerca da política de saúde mental no Brasil, dos núcleos de apoio psicossocial (NAPS) e dos centros de atenção psicossocial (CAPS), julgue o item seguinte.
A assistência ao paciente nos NAPS/CAPS inclui atendimento individual, em grupos e, também, o atendimento familiar.
Acerca da rede de atenção psicossocial, julgue o item que se segue.
A rede de atenção psicossocial não tem permissão legal para promover a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território.
Acerca da rede de atenção psicossocial, julgue o item que se segue.
Os CAPS AD atendem pessoas de todas as faixas etárias que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool, crack e outras drogas, sendo indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de setenta mil habitantes.
Considerando as disposições legais que redirecionam o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, julgue o item subsequente.
A internação, em qualquer uma de suas modalidades, deverá ser indicada mesmo que os recursos extra-hospitalares se mostrem suficientes.
As emergências em saúde mental envolvem situações relacionadas às alterações agudas do pensamento, da sensopercepção, da consciência, do humor, do comportamento ou das relações sociais de pacientes que exigem uma intervenção imediata, devido à possibilidade de evolução rápida para um resultado deletério. Entre os possíveis desfechos negativos incluem-se sofrimento psíquico significativo, perda da autonomia, comprometimento do papel social e risco potencial ou evidente à integridade psíquica e física do indivíduo ou de outras pessoas.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da assistência de enfermagem às emergências em saúde mental.
Nos pacientes com síndrome de abstinência do álcool, as respostas homicidas e suicidas são, frequentemente, resultado de alucinações. Para minimizar esse quadro, a equipe de enfermagem deve, sempre que possível, manter o paciente na companhia de outra pessoa, em um ambiente calmo, com luminosidade e portas fechadas para evitar sombras.
A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue o próximo item.
Em decorrência da heterogenicidade das manifestações de comportamento e de difícil prognóstico, não há um fator único que possa ser considerado causador da esquizofrenia.
A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue o próximo item.
Os neurolépticos típicos usados para tratamento da esquizofrenia — como, por exemplo, haloperidol, clorpromazina e levomepromazina — são eficazes no controle dos delírios e das alucinações, mas podem causar efeitos extrapiramidais, como tremores, rigidez muscular, agitação psicomotora, sialorreia e pseudoparkinsonismo.
Acerca do transtorno do humor depressivo, de medicamentos antidepressivos e da assistência de enfermagem ao paciente em episódio depressivo (ED), julgue o item subsequente.
O enfermeiro deve oferecer apoio ao paciente em ED, sempre demonstrando bom-humor e alto-astral, e, como forma de ajudar o paciente a vencer o ostracismo, utilizando frases positivas e motivacionais.
Julgue o item a seguir, acerca de lesão renal aguda (LRA).
No paciente com LRA, os valores de creatinina sérica chegam a aumentar de 1,5 a 1,9 vezes o valor basal ou atingem, pelo menos, 0,3 mg/dL acima do valor absoluto de creatinina.
Com relação à diálise com circulação extracorpórea, julgue o item subsequente.
A anticoagulação extracorpórea com enoxaparina deve ser realizada em todos os casos de diálise com circulação extracorpórea, pelo baixo risco de evento adverso.
A respeito de infecção em serviços de diálise, julgue o item que se segue.
A água captada da rede de fornecimento pública para a hemodiálise deve ser insípida, incolor e inodora, com pH de 6,0 a 9,5.
No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.
Nas hemodiálises sem anticoagulação, recomenda-se a lavagem do sistema extracorpóreo com 100 mL a 200 mL de solução fisiológica a 0,9%, em intervalos de trinta minutos.
Julgue o próximo item, relativo à cárie e sua prevenção.
A cárie é uma doença multifatorial cuja cura só é alcançada após a realização do procedimento odontológico cirúrgico-restaurador.
Com relação à prevenção em saúde bucal e aos níveis de aplicação de medidas em saúde bucal, julgue o item subsecutivo.
A forma de atuação profissional baseada exclusivamente em procedimentos curativos é suficiente para o controle de doenças bucais.
À luz da legislação que regulamenta o exercício da profissão de técnico em saúde bucal (TSB), equivalente à de técnico em higiene dental (THD), julgue o item a seguir.
Todo profissional habilitado e inscrito como TSB poderá atuar nas áreas de atuação da equipe de saúde bucal, tanto no setor público quanto no privado.
Julgue o seguinte item, relativo a noções de anatomia e fisiologia pertinentes à clínica odontológica.
Na língua, os receptores sensíveis do paladar são importantes para as funções nutritivas, no que diz respeito à escolha da alimentação, e para as funções digestivas, diretamente estimuladas pelo gosto dos alimentos.
No que se refere à anatomia bucal e a noções de oclusão, julgue o item que se segue.
O dente e o periodonto são considerados o substrato anatomofuncional do aparelho mastigatório.
No que se refere à anatomia bucal e a noções de oclusão, julgue o item que se segue.
No chamado ponto de eleição, há contato direto entre todos os elementos dentais, pelas suas faces mesiais, o que promove a equalização das forças mastigatórias e impede o deslocamento dos dentes.
Tendo em vista que as manobras iniciais para vítimas de parada cardiorrespiratória, inseridas nos procedimentos de suporte básico de vida, devem mobilizar toda a equipe de odontologia e são consideradas essenciais no pronto atendimento satisfatório, julgue o item a seguir, relativo aos referidos procedimentos.
A profundidade de compressão sobre o esterno de adulto deve ser de, pelo menos, 4 pol (cerca de 10 cm), mas não superior a 5 pol (12,5 cm), para se evitar trauma cardíaco severo.
Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.
Dependendo do tamanho do preparo, deve-se adotar a técnica de inserção incremental do compósito, cujo fator de configuração cavitária requer uma espessura máxima de 4 mm por camada a ser polimerizada.
Considerando os protocolos pertinentes à biossegurança no controle de material/instrumental em unidade de saúde bucal, julgue o seguinte item.
A limpeza dos instrumentos à base de alumínio anodizado requer o uso de substâncias alcalinas, que não interfiram em suas características químicas e que, por isso, devem possuir pH acima de 9 ou conter iodo na sua formulação, para evitar tal interferência.
Considerando os protocolos pertinentes à biossegurança no controle de material/instrumental em unidade de saúde bucal, julgue o seguinte item.
O fechamento do invólucro destinado ao processamento de esterilização deverá promover selamento hermético da embalagem e garantir sua integridade. A faixa selada deve ser ampla, preferencialmente de 1 cm, reforçada por outras duas ou três faixas maiores.
Julgue o item que se segue, relativo a instrumentos comumente utilizados em consultório odontológico.
Os fórceps de números 203 ou 151 são adequados para se realizar a exodontia de um pré-molar inferior.
Tendo em vista que o controle da doença cárie encontra-se diretamente relacionado com a dieta, a fluorterapia e à higiene oral correta, e considerando que, nesse controle, a comunicação dos profissionais com os pacientes e a organização da equipe de trabalho das unidades de saúde bucal torna-se essencial, julgue o próximo item.
Em razão da sua sensibilidade, a técnica de higienização de Fones é altamente recomendável para ações coletivas como instrução de higiene oral nas escolas.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS
o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Acerca do direito à educação, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes
o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, priorizando-se as crianças sempre que necessário.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
Na visão de Saviani, a função da escola é valorizar o trabalho intelectual e impor a sujeição do trabalho manual.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
A democratização da gestão educacional é um princípio importante da educação brasileira, mas esse princípio não está diretamente vinculado à função social da escola.
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.
A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.