Ted Nelson é uma figura pioneira no campo da tecnologia da informação, conhecido por contribuições visionárias que anteciparam muitos dos conceitos fundamentais da era digital moderna.
Na década de 1960, ele cunhou o seguinte termo que descreve uma forma não linear de organizar e acessar informações por intermédio de textos interconectados e outros dados em um sistema de computador:
Em 30 anos, de 1990 a 2020, percebe-se uma mudança de enfoque em relação aos desastres. Inicialmente, eram considerados naturais, demandando ações com base em aspectos técnicos e científicos, depois passaram a ser entendidos como processos socioambientais relacionados à vulnerabilidade e aos problemas decorrentes do desenvolvimento.
Ministério do Desenvolvimento Regional. Caderno técnico de gestão
integrada de riscos e desastres. Brasília, MDR, 2021 (com adaptações).
Considerando o texto anterior sobre prevenção de riscos e desastres, julgue os itens subsequentes.
Terremotos, furacões, tsunamis, secas e inundações são fenômenos capazes de promover migrações nacionais e internacionais e constituem um grande desafio para a gestão de riscos.
Considerando o disposto na Lei n.º 11.794/2008, julgue os itens a seguir.
Experimentos que possam causar dor ou angústia devem ser desenvolvidos sob sedação, analgesia ou anestesia adequadas e os experimentos cujo objetivo seja o estudo dos processos relacionados à dor e à angústia só poderão ser realizados com o uso de bloqueadores neuromusculares ou de relaxantes musculares em substituição a substâncias sedativas, analgésicas ou anestésicas.
O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho.Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra (gestão inadequada de resíduos sólidos, turismo, indústria, entre outros), enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataformas marítimas, entre outros).
Ministério do Meio Ambiente.
Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana:
Plano de Combate ao Lixo no Mar. Brasília, DF: MMA, 2019
Acerca do tema tratado no texto precedente, julgue os itens que se seguem.
O plástico, em sua diversidade de usos, é o material poluente encontrado de forma mais abundante nos oceanos e mares e a facilidade de dispersão em ambientes aquáticos faz que a poluição por microplásticos seja um problema ambiental global.
No mapa acima está destacado um bioma brasileiro que possui uma vegetação extremamente diversa e adaptada, com grande número de espécies de fauna e flora endêmicas, ou seja, que não existem em nenhum outro local do planeta, e embora tenha convivido há séculos com a ocupação humana, ainda é pouco estudado e compreendido.
Internet: <chc.org.br/>.
Com relação ao texto anterior e ao mapa a ele vinculado, julgue os itens que se seguem.
O bioma destacado no mapa ocupa a totalidade dos estados da região Nordeste do Brasil.
Acerca da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris, julgue os
itens a seguir.
Os gases de efeito estufa têm ciclo de vida curto e se concentram nas regiões mais industrializadas do planeta, o que torna o reflorestamento e o sequestro de carbono medidas eficazes para a mitigação desse tipo de poluição.
Texto CB1A1
Hoje, a crise hídrica é política — o que significa dizer não inevitável ou necessária, nem além da nossa capacidade de
consertá-la — e, logo, opcional, na prática. Esse é um dos motivos para ser, não obstante, terrível como parábola climática:
um recurso abundante torna-se escasso pela falta de infraestrutura, pela poluição e pela urbanização e
desenvolvimento descuidados. A crise de abastecimento de água não é inevitável, mas presenciamos uma, de um modo ou de
outro, e não estamos fazendo muita coisa para resolvê-la.
Algumas cidades perdem mais água por vazamentos do que a que é entregue nas casas: mesmo nos Estados Unidos da América
(EUA), vazamentos e roubos respondem por uma perda estimada de 16% da água doce; no Brasil, a estimativa é de 40%. Em
ambos os casos, assim como por toda parte, a escassez se desenrola tão patentemente sobre o pano de fundo das
desigualdades entre pobres e ricos que o drama resultante da competição pelo recurso dificilmente pode ser chamado, de fato,
de competição; o jogo está tão arranjado que a escassez de água mais parece um instrumento para aprofundar a desigualdade. O
resultado global é que pelo menos 2,1 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável segura, e 4,5 bilhões não
dispõem de saneamento.
David Wallace-Wells. A terra inabitável: uma história do futuro.
São Paulo: Cia das Letras, 2019. (com adaptações).
Com base nas ideias veiculadas no texto CB1A1, julgue os itens a seguir.
Entende-se da leitura do texto que a escassez de água potável segura tanto decorre da desigualdade entre pobres e ricos quanto a acarreta.
Criado pela Lei n.º 9.985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) foi concebido de forma a potencializar o papel das unidades de conservação (UC), de modo que sejam planejadas e administradas de maneira integrada, e que amostras significativas das diferentes populações de espécies, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representados no território nacional e nas águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, e que sejam legalmente instituídas pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias de proteção.
Internet: <www.gov.br> (com adaptações)
Considerando o texto precedente, julgue os itens a seguir, a respeito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
As unidades de conservação integrantes do SNUC podem ser de proteção integral ou de uso sustentável.
Em um aplicativo Android, qual é o papel do método onStart no ciclo de vida de uma atividade?
João foi selecionado por sua chefia para liderar um projeto de criação de uma inteligência artificial que fosse capaz de classificar, a partir de fotos obtidas pelas câmeras de segurança de cada agência, se, ao entrar na agência, a pessoa está utilizando algum tipo de chapéu, óculos, ambos ou nenhum acessório. Uma base de dados com amostras em quantidade e qualidade suficientes foi fornecida para João. Sendo assim, ele optou por seguir com uma abordagem baseada em modelos de redes neurais.
Ao analisar a base de dados, João notou que havia imagens anotadas com a classe esperada (target preenchido) e também algumas imagens que possuíam o campo de classe esperada vazio. Primeiramente, ele considerou descartar as imagens que não possuíam a classe esperada preenchida, mas, após breve reflexão e muitas pesquisas, decidiu adotar a seguinte estratégia: utilizar as imagens que possuíam a classe esperada para treinar um modelo inicial de classificação. Esse modelo seria usado para predizer as classes das imagens com tal campo vazio. A partir desse ponto, todas as imagens teriam uma classe associada e, assim, todas poderiam ser utilizadas para treinar o modelo final. Essa abordagem é conhecida como aprendizado
O uso do cartão bancário revolucionou a maneira como as pessoas lidam com as próprias finanças diárias. Com a conveniência de um simples cartão de plástico, os consumidores podem realizar uma variedade de transações financeiras, desde saques em caixas eletrônicos até pagamentos em estabelecimentos comerciais, tanto on line quanto off line. Com a pandemia da Covid-19, uma nova tecnologia se espalhou e ganhou uso para os clientes bancários. O cartão de aproximação, também conhecido como cartão de proximidade ou cartão sem contato, é uma forma de cartão bancário, de crédito ou de débito que utiliza a tecnologia de comunicação por radiofrequência (RFID) para realizar transações sem a necessidade de inserção do cartão em um terminal de pagamento. Esses cartões contêm um chip embutido e uma antena que transmite os dados de pagamento para um terminal de pagamento compatível quando o cartão é aproximado ao leitor, geralmente a uma distância de alguns centímetros. O processo é rápido, conveniente e permite que os usuários realizem transações sem a necessidade de inserir o cartão em uma máquina ou digitar um código PIN. Essa inovação pode ser classificada como
Suponha que um banco esteja conduzindo uma análise dos perfis dos respectivos clientes para determinar hábitos de poupança, investimento e uso de serviços bancários. Após uma análise detalhada realizada com 700 clientes, o banco concluiu que:
O banco está interessado em saber quantos clientes possuem todos os três serviços listados. Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica quantos clientes possuem uma conta poupança, investimentos e cartão de crédito emitido pelo banco, simultaneamente.
O II Plano Distrital de Políticas para Mulheres (II PDPM 2020-2023) é um instrumento de políticas públicas que prestigia a diversidade de sexo, a raça/etnia, a juventude e as condições de pessoas idosas e com deficiência, assegurando o atendimento das demandas das mulheres em sua diversidade. De acordo com o Eixo 9 do II PDPM, assinale a alternativa que indica meta para a promoção da igualdade para as mulheres jovens, idosas e mulheres com deficiência.
A implementação de um programa de gestão de vulnerabilidades envolve várias etapas e práticas para garantir a eficácia do processo. Assinale a alternativa que apresenta uma prática recomendada na implementação desse tipo de programa.
No que se refere ao uso de tabelas de hash para armazenamento de informação, assinale a alternativa correta.