A promoção do desenvolvimento econômico pode envolver o uso de diversos instrumentos de política que impactam sobremaneira o orçamento público. Entre os instrumentos de estímulos destacam-se os incentivos fiscais, que devem ser registrados como gastos tributários.
Sobre tais gastos, assinale a afirmativa correta.
Sobre os princípios que regem os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público é correto afirmar que
Em todas as frases abaixo foi proposta a substituição de um termo textual por outro de valor equivalente; a frase em que essa substituição foi feita de forma adequada, é:
Há um neologismo gramatical – “dequeísmo” – que indica o emprego indevido da preposição de junto à conjunção que em orações substantivas, como ocorre no seguinte caso:
Considere o trecho de planilha abaixo, gerada no Microsoft Excel 365, em sua versão em português

Ao se copiar o conteúdo da célula A7 para B7, usando a sequência de comandos de selecionar A7, teclar Ctrl-C, selecionar B7 e teclar ENTER, o valor mostrado em B7 será
O último plano de tentativa de estabilização monetária foi o Plano Verão (PV), implementado no início de 1989.
Em relação a esse plano, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A exemplo do Plano Bresser, o PV continha elementos heterodoxos e ortodoxos.
( ) O elemento ortodoxo era uma política fiscal contracionista para conter a demanda, que se contrapôs a uma política monetária neutra, com estabilidade da taxa de juros.
( ) Para os ativos financeiros foi aplicada uma tablita de conversão para os contratos prefixados e para os pós-fixados, expurgando-se da correção monetária desses contratos a aceleração da inflação.
As afirmativas são, respectivamente,
A questão da Solvência do Setor Público tem sido tema de intenso debate econômico, principalmente desde o início dos anos 2000.
Sobre este tema é incorreto afirmar que
Em relação aos instrumentos de financiamento do setor público, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O financiamento orçamentário da dívida pública representa a parcela do orçamento que o governo consegue cobrir com recursos provenientes da receita tributária.
( ) Refinanciamento da dívida pública federal se refere à substituição de títulos públicos anteriormente emitidos por títulos públicos novos, com vencimento posterior, ou seja, esse tipo de operação, conhecida como “rolagem da dívida”, não reduz nem amplia o endividamento atual.
( ) Ao contrário do refinanciamento da dívida, as operações de crédito contraídas pelo governo e a emissão de títulos têm impacto no orçamento, elevando a dívida pública.
As afirmativas são, respectivamente,
O gráfico a seguir apresenta o comportamento recente da dívida pública do governo federal e dos governos subnacionais (estados e municípios) no Brasil.
Com base no exposto, avalie se as assertivas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Verifica-se uma tendência comum para o endividamento do setor público, independente da esfera de governo.
( ) A dívida pública do governo federal segue uma tendência estacionária.
( ) Verifica-se o impacto da pandemia na elevação do endividamento dos estados e municípios.
As assertivas são, respectivamente,
A fim de avaliar o impacto financeiro líquido advindo de uma estratégia de política que implicou em renúncia fiscal, o gestor
considera
I. a estimativa da renúncia como o investimento inicial;
II. o valor presente dos fluxos esperados para o incremento da
arrecadação do setor beneficiado a partir da renúncia, como a geração de valor daquela ação.
Nesse caso, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O gestor está avaliando a estratégia da renúncia fiscal segundo
o que estabelece a metodologia do Valor Presente Líquido.
( ) Se I é maior que II, a estratégia pode ser considerada bem
sucedida.
( ) Não há como se falar em Valor Presente Líquido, quando é
incerto o fluxo futuro de um incremento de arrecadação.
( ) Um valor positivo para II implica em uma política de renúncia
fiscal bem sucedida para promoção do equilíbrio financeiro do
ente público.
As afirmativas são, respetivamente,
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) atua de forma complementar aos instrumentos do Orçamento Público - Plano
Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) – quando estabelece parâmetros a
serem seguidos, em relação ao gasto público de cada ente federativo.
Considerando os quatro instrumentos acima, assinale a afirmativa incorreta.
A etapa da despesa pública que verifica o direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do
respectivo crédito é denominada
É desafio constante da Administração Pública elevar sua autonomia financeira, o que implica em depender menos das
transferências de recursos ou de receitas futuras.
Assinale a opção que indica a medida que eleva a autonomia financeira do setor público.
Considerando a classificação orçamentária por natureza de receita
do setor público federal, o agrupamento “3.01.1” no código a
seguir
Receita: 1.1.1.3.01.1.1
refere-se à(ao)
Depósitos em Caução, Fianças, Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO) são exemplos de
recursos financeiros que apresentam caráter temporário, classificados no orçamento como