Considerando o que referenda o Decreto-Lei nº 3.689, de 03/10/1941 – Código de Processo Penal - CPP, analise as assertivas abaixo:
I - Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, entre outras providências, a autoridade policial deverá ordenar a identificação do indiciado pelo processo datiloscópico, se possível, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes, bem assim colher informações sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa.
II - Conforme sua literalidade, o Código de Processo Penal elenca crimes em relação aos quais o Delegado de Polícia poderá requisitar, de quaisquer órgãos do poder público ou de empresas da iniciativa privada, dados e informações cadastrais da vítima ou de suspeitos. A requisição, que será atendida no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, conterá o nome da autoridade requisitante, o número do Inquérito Policial e a identificação da unidade de polícia judiciária responsável pela investigação.
III - De acordo com previsão expressa no Código de Processo Penal, nos casos em que servidores vinculados às instituições de segurança pública dispostas no art. 144 da Constituição Federal figurarem como investigados em Inquéritos Policiais, Inquéritos Policiais Militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao crime de homicídio com emprego de arma de fogo, praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações de exclusão de ilicitude dispostas no Código Penal, o indiciado poderá constituir defensor. O mesmo dispositivo se estende, nas mesmas condições, aos militares das Forças Armadas. Não obstante, a literalidade do CPP restringe tal hipótese de constituição de defensor ao crime de homicídio praticado com emprego de arma de fogo, tendo em vista sua natureza de crime doloso contra a vida. Caso não haja a constituição do defensor no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas a contar do recebimento da citação da instauração do procedimento investigatório, a autoridade responsável pela investigação deverá intimar a instituição a que estava vinculado o investigado à época da ocorrência dos fatos, para que essa, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, indique defensor para a representação do investigado, recaindo, preferencialmente, sobre a Advocacia-Geral do Estado.
IV - Caso inexistente o “fummus comissi delicti”, em decorrência da inexistência de um lastro probatório mínimo, apto a demonstrar materialidade e indícios de autoria da infração penal, deve a autoridade de polícia judiciária proceder ao arquivamento dos autos do Inquérito Policial.
Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA:
No decorrer da reunião de Oficiais, promovida pelo Comandante da Unidade, a palavra foi concedida ao Tenente “Alfa”, Chefe do Núcleo de Justiça e Disciplina, setor responsável pela administração e controle dos processos e procedimentos internos do batalhão. O Tenente discorreu sobre a sua Seção e ao final expôs um breve estudo, demonstrando que as denúncias de crimes funcionais praticados por funcionários civis da administração militar em âmbito estadual haviam aumentado significativamente, causando preocupação em todos os Oficiais do referido batalhão. A respeito dos crimes contra a Administração Pública, nos termos do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), analise as assertivas abaixo:
I - Comete crime de peculato, o funcionário público que, embora não tenha a posse do dinheiro, valor ou bem, concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário público.
II - A conduta de dar as verbas públicas, destinação diversa da prevista em lei configura crime de peculato desvio.
III - Será extinta a punibilidade, nos casos de peculato culposo, se o funcionário público reparar o dano antes do recebimento da denúncia, salvo impossibilidade de fazê-lo.
IV - O funcionário público que exige tributo que sabe não ser devido, comete o crime de corrupção passiva.
Marque a opção que contém a resposta CORRETA:
Analise os pares de assertivas abaixo, considerando a gramática normativa da Língua Portuguesa.
I - a) De acordo com a morfologia, as palavras “não”, “mais” e “desses” são classificadas, respectivamente, como: advérbio, conjunção e pronome.
b) A palavra “treinamento” apresenta um sufixo nominal designativo de ação.
II - a) A translineação da palavra “atendente” pode ser “a-tendente” ou “aten-dente”.
b) A cedilha é uma notação léxica colocada sobre a letra “c”, a fim de obter o fonema /s/ antes das vogais “a”, “o” e “u" como na palavra “organização”.
III - a) As palavras “sem” e “tem” apresentam encontros vocálicos.
b) As palavras “você” e “abacaxí” são acentuadas porque são vocábulos oxítonos terminados em “e” fechado e em “i”.
Há, pelo menos, uma assertiva CORRETA em:
Read text I and then answer the questions.
TEXT I
“All crimes are not created equal in the harm they cause: homicide is many times more harmful than shoplifting but in crime statistics where offences are counted by number, they appear equivalent. For example, in the UK for the year ending September 2019, there were 3,578,000 incidents of theft and 729 homicides (Office for National Statistics, 2019). An increase of 500 thefts would be a small change in the overall number of thefts and have little impact on police resources. 500 extra homicides would have large consequences both for the
harm caused and the impact on police resources. In a number-only count, the additional 500 thefts or homicides would result in the same overall number of crimes, yet clearly the impacts are disparate.
This reality has led to the proposition of a “Harm Index” to measure how harmful different crimes are in proportion to the others. This approach adds a larger weight to more harmful crimes (e.g. homicide, rape and grievous bodily harm with intent), distinguishing them from less harmful types of crime (e.g. minor thefts, criminal damage and common assault). Practically, adoption of a harm index can allow targeting of the highest-harm places, the most harmful offenders, the most harmed victims, and can assist in identifying victim-offenders. Experimentally, use of a harm index can add an additional dimension to the usual measures of success or failure, by considering harm prevented as well as reductions in prevalence or frequency. For the police, creation of harm index could allow them to invest scarce resources in proportion to the harm of each offence type.
Sherman, Neyroud and Neyroud (2016) propose that any index needs to meet three requirements in order to be considered a legitimate measure of harm: An index must meet a democratic standard, be reliable and also be adopted at minimal cost to the end user. To meet these requirements, Sherman, Neyroud and Neyroud (2016) opted for using sentence starting points rather than maximum or average actual sentences. The sentencing starting point is used to calculate crime harm as it provides a baseline penalty relative to the crime.
We propose that it is a better measure of harm caused by the crime than average actual sentences, which are offender-focused and thus substantially affected by previous offending history.
The Cambridge Crime Harm Consensus proposes creation of seven statistics for counting crime, usefully including separation of historic crime reports, creation of a harm detection fraction and separation of public reported crime and those detected by proactive police activity, with the aim of providing the public with a more reliable and realistic assessment of trends, patterns and differences in public safety.
Counting crime by harm is an idea that has spread beyond the United Kingdom with indices published for Denmark (Andersen and Mueller-Johnson, 2018), Sweden (Karrholm et al. 2020), Western Australia (House and Neyroud, 2018), California (Mitchell, 2017), New Zealand and other countries.”
Cambridge Centre for Evidence-Based Policing. Available at: https://www.cambridge-ebp.co.uk/the-chi Accessed on: June 30, 2024.
According to the text I, why is a "Harm Index" proposed for measuring crimes?
Segundo o CPC 26 (R1), o ativo deve ser classificado como circulante quando
satisfizer qualquer dos seguintes critérios, exceto:
Considerando que a empresa “XY” possuía as seguintes composições de recursos em seu
ATIVO, nos Balanços Patrimoniais de 2022 e 2023:

Pode-se afirmar que, em uma análise vertical, o percentual da conta Clientes em 2022 e da conta
Imobilizado em 2023 são da ordem de, aproximadamente:
São princípios e valores fundamentais de ética profissional do Auditor quando da auditoria de
demonstrações contábeis:
Em 01/02/2022, a empresa “XX” aplicou $ 1.000 na empresa “WW”, sendo o investimento
avaliado pelo método de custo. Em 31/12/2022, a empresa “WW” anunciou a distribuição de
dividendos aos seus investidores a serempagos em 31/03/2023, sendo que a empresa
“XX” terá o direito a receber $ 100.
Assinale a alternativa que apresenta em que
data a empresa “XX” irá contabilizar o ganho.
Com relação ao exame de corpo de delito, a cadeia de custódia e as perícias em geral,
assinale a alternativa correta, segundo dispõe o Código de Processo Penal (Decreto-Lei nº
3.689, de 3 de outubro de 1941).
A Corregedoria da Polícia Científica do Paraná é o órgão técnico com autonomia e atuação em
todo o Estado, cuja finalidade é assegurar a correta aplicação da lei, padronizar os
procedimentos de Polícia Científica e de processos e procedimentos administrativos,
realizar correições, fiscalizações e garantir a preservação dos princípios da ética, conduta,
hierarquia e disciplina no âmbito da Polícia Científica do Paraná.
Com base na informação acima e na Lei Estadual 21.117/2022 (Lei Orgânica da Polícia
Científica do Paraná), assinale a alternativa que não contém atribuição da Corregedoria da
Polícia Científica do Paraná.
As contas, na contabilidade pública, são escrituradas nos seguintes sistemas:
I. Registra os valores que direta ou indiretamente provocam ou podem provocar variações no
patrimônio do Estado.
II. Sistema em que são registrados a arrecadação da receita, as despesas empenhadas e a
movimentação extra-orçamentária, ou seja, as operações de que resultem débitos e créditos de
natureza financeira não compreendidas na
execução orçamentária.
III. Registra os bens patrimoniais do Estado, os créditos e os débitos suscetíveis de serem
classificados como permanentes ou que sejam resultados do movimento financeiro, as
variações patrimoniais provocadas pela execução do orçamento ou que tenham outras
origens e o resultado econômico do exercício.
IV. Sistema em que se registra a receita prevista e as autorizações legais de despesa constantes
da Lei Orçamentária Anual e dos créditos adicionais, demonstrando a despesa fixada e a
realizada no exercício, bem como se compara a receita prevista com a arrecadada.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Interpretação Técnica Geral ITG 2.000 (R1), de 05.12.2014, do Conselho
Federal de Contabilidade, em relação à escrituração contábil de filial, analise as
afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) A entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou
assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deve ter registros
contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades.
( ) A escrituração de todas as unidades deve integrar um único sistema contábil.
( ) A escrituração descentralizada é obrigatória.
( ) Na escrituração descentralizada deve ser observado o mesmo grau de detalhamento dos
registros contábeis da matriz.
( ) As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas,
devem ser mantidas quando da elaboração das demonstrações contábeis da entidade.
( ) As despesas e as receitas que não possam ser atribuídas às unidades devem ser registradas na
matriz e distribuídas para as unidades de acordo com critérios da administração da entidade.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de cima para baixo.
Em 2023, uma escola do setor público vendeu a seus alunos cem kits com material escolar por preços subsidiados. Deste modo, cada kit, que foi adquirido por R$200, foi vendido por R$40. Se os alunos optassem por adquirir o kit em uma papelaria, o preço seria de R$300.
Ao realizar a venda, a escola deve reconhecer uma receita de transação:
Em uma bandeja há 10 empadas, todas com mesma aparência, sendo 3 de frango e as demais de palmito. Carla retira, ao acaso, duas empadas dessa bandeja.
A probabilidade de que as duas empadas retiradas sejam de sabores diferentes é:
Uma fábrica de joias incorre em custos no processo de fabricação e em despesas na venda dos produtos. A fábrica usa o método de absorção para fins de apresentação da demonstração do resultado para os usuários externos.
De acordo com este método, são alocados aos produtos: