Em 1996, o geógrafo brasileiro Milton Santos escreveu o livro “A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção”. A obra aponta (muito antes da existência da internet atual e das redes sociais) que o controle das técnicas que permitem a circulação das informações representaria o domínio da tecnologia mais decisiva de nossa época. (...)
Hoje é indiscutível o tamanho do poder de empresas como a META, de Zuckerberg, que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Threads e outras. Essas empresas detêm os dados e informações de bilhões de pessoas que circulam nessas redes e, com o devido trabalho de direcionamento, conseguem veicular mensagens particularizadas por meio de algoritmos, visando influenciar nossas percepções e decisões econômicas, políticas e sociais.
Santos, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Adaptado)
Avalie se, na visão de Milton Santos, todo esse poder não é usado de forma neutra porque
I. o meio por onde circula esse turbilhão de fluxos é impregnado de comando e ideologia, atendendo aos interesses de grupos específicos;
II. a acelerada adoção da tecnologia de reconhecimento facial, placas de veículos e câmeras em policiais, desperta uma série e questionamentos sobre os limites de seu uso no contexto da segurança pública e de outros campos;
III. esse amontoado de práticas, processos e técnicas que gruparam “ciência + tecnologia + informação” no mundo contemporâneo, denominado de “meio técnico-científicoinformacional”, possui acesso irrestrito para todos.
Está correto o que se afirma em
Uma das primeiras tecnologias que facilitaram o armazenamento e o acesso a informações foi o microfilme – criado pelo francês Renée Dragon no século XIX. Pombos-correios transportavam mapas microfilmados, indicando as posições das tropas inimigas.
Assinale a alternativa correta
A Wikileaks é uma organização internacional, criada em 2006, que tem o propósito de divulgar vazamentos e submissões anônimas de documentos classificados como sigilosos. Seu alvo são políticos corruptos e instituições turvas. A estrutura da Wikileaks é amorfa e dinâmica. Não há uma sede, staff ou organograma. Sua base tecnológica está espalhada por servidores em diversos países, de forma a garantir a permanência no ar, mesmo diante de ameaças de governos e instituições poderosas. Seus colaboradores são um exército de anônimos.
WOOD JR., T. Segredos devassados. Carta Capital, jul. 2010 (adaptado).
Os sistemas de informações mundiais, articulados pelas novas tecnologias de comunicação, motivaram preocupações para muitos estados e corporações internacionais porque
Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto, bem como de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
Com a revolução técnico-científica, o uso das telecomunicações perdeu relevância e os fluxos materiais tornaram-se mais densos e volumosos que os fluxos imateriais.
Um dos sistemas afetados pela exposição aos aparelhos eletrônicos é o sistema nervoso da criança.
Assinale a alternativa que apresenta áreas do sistema nervoso central que são afetadas.
“Apesar da rápida disseminação do acesso a experiências digitais em todo o mundo, ainda existem grandes lacunas no acesso das crianças, entre elas a linguagem. Segundo o relatório do Unicef, as divisões digitais vão além da questão do acesso. De acordo com o órgão, aproximadamente 56% de todos os sites estão em inglês, muitas crianças não conseguem encontrar conteúdo que entendam ou que seja culturalmente relevante." MATTOS, Litza. Linguagem é barreira para acesso universal. Belo Horizonte: Jornal O Tempo (Tempo Livre), 7 jan. 2018. p. 3.
De acordo com o relatório do Unicef, um dos elementos que dificulta o acesso de crianças à internet é
Não se pode coligir provas antes de se começar a pensar [...]. Isto porque pensar significa fazer perguntas, e nada constitui prova a não ser em relação a uma pergunta definida.
Robin Collingwood. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1994, p. 346 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da problemática das fontes no ofício do historiador.
A despeito de terem promovido significativas inovações metodológicas e fomentado a interdisciplinaridade na pesquisa histórica, historiadores ligados à primeira fase da tradição dos Analles, como Marc Bloch e Lucien Febvre, evitaram romper com a compreensão tradicional de que a história deve ser escrita apenas com base em documentos autênticos.
Considere a seguinte explicação sobre uma significativa tecnologia da atualidade e assinale a alternativa que indica o seu nome.
Acerca da natureza das inovações, julgue os itens a seguir.
Inovação e mudança se referem a novas tecnologias que ainda serão testadas pelo mercado, sendo, portanto, sinônimos.
O texto abaixo contextualiza o tema tratado nas questão.
Leia-o atentamente.
O acordo provisório alcançado em Genebra, em 24 de novembro de 2013, estabelece um congelamento durante seis meses de algumas das atividades nucleares mais sensíveis do Irã, limitando o enriquecimento de urânio a 5%, em troca de um levantamento parcial das sanções econômicas impostas pelo Ocidente. As potências e Israel temem que o Irã use seu controverso programa nuclear para fins militares, o que Teerã repetidamente nega. O governo israelense criticou várias vezes o acordo, que considera um "erro político".
(oisponivelem: 01-www.g1.globo.com-em12/o1/2014, as17h40.)
Analise as assertivas correlatas.
I."Além das sanções da Organização das Nações Unidas - ONU, os Estados Unidos e a União Europeia (UE) já impuseram embargo e punições financeiras contra nações que comprassem petróleo do Irã."
PORQUE
II."Informações da Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, indicaram que as ações envolvendo as atividades nucleares do Irã só faziam sentido se fossem para construir a bomba atômica, mas a Rússia e a China se opuseram a novas sanções por meio da ONU."
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.