Concurso Nacional Unificado: FGV pode estar fora da disputa? Entenda!

Publicado em 22/11/2023

Várias bancas demonstraram interesse em participar do Concurso Nacional Unificado (CNU), no entanto, as entidades que atenderam aos requisitos na primeira fase de avaliações conduzidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foram:

  • Cebraspe
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Fundação Cesgranrio

Segundo fontes ligadas ao Governo Federal, o processo de contratação da banca tem enfrentado desafios. Uma das dificuldades está relacionada ao termo de referência, que é utilizado na elaboração do edital e enviado às empresas interessadas para apresentarem suas propostas.

FVG está distante da realização do CNU

Já circulam informações de que a Fundação Getúlio Vargas (FGV), cotada para ser a banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, pode estar fora da disputa. Restando apenas o Cebraspe e Cesgranrio como possibilidades para assumir a frente do certame.

O prazo para o anúncio da banca se encerra HOJE, 22 de novembro. A expectativa é de que a dispensa que formaliza a contratação seja publicada ainda nesta semana, na quinta-feira (23), segundo fontes do MGI.

Anúncio da BANCA

O MGI planeja fazer o anúncio oficial durante o seminário “Concursos públicos: fazer diferente para fazer a diferença”. O evento já estava programado e, de acordo com o cronograma, contará com a participação da Banca escolhida.

Mais informações EM BREVE!

CNU 2023: Página Oficial

O Concurso Nacional Unificado (CNU) agora possui uma página oficial criada pelo Governo Federal!

O Edital unificado do Concurso Nacional foi desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público. Ao contrário das edições anteriores, as provas serão realizadas em diversas cidades do país, e não apenas nas capitais.

De acordo com o cronograma divulgado no portal oficial da seleção, a contratação da banca responsável pela organização do concurso deve ocorrer até o dia 22 de novembro. O Edital está previsto para ser publicado em dezembro, com as provas programadas para ocorrerem em fevereiro ou março de 2024.

Abaixo estão as datas importantes do cronograma:

  • Contratação da Banca – até 22 de novembro
  • Divulgação do Edital – 20 de dezembro
  • Aplicação das provas – fevereiro ou março/2024
  • Resultado final da etapa unificada – até maio/2024
  • Curso de formação, se houver – até julho/2024
  • Posse dos aprovados – até agosto/2024

E, atenção! Saiba tudo aqui sobre o golpe da inscrição falsa para o CNU.

Guia referencial para Concursos Públicos

Na Página Oficial do Enem dos Concursos, além de informações sobre a seleção, também está disponível o Guia Referencial para Concursos Públicos. Este guia foi elaborado pela Enap em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e tem como objetivo orientar os candidatos sobre o processo seletivo, desde a fase pré-edital até o período pós-edital.

 

 

De acordo com o documento, para o Concurso Unificado são recomendadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Quantitativo. O MGI também adiantou os temas que poderão ser cobrados nas provas, como:

  • Valorização do ethos público;
  • Da realidade brasileira e das relações entre Estado;
  • Políticas públicas e desenvolvimento nacional.

Novo enfoque nas questões das provas

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o secretário de Gestão e Inovação do Governo Federal, Roberto Pojo, anunciou que as questões das provas do Enem dos Concursos serão menos focadas na memorização de conteúdos específicos. A intenção é que as questões avaliem habilidades cognitivas e capacidades além do conhecimento teórico.

Atualmente, muitas provas cobram o conhecimento específico de leis, que nem sempre são utilizadas no dia a dia de trabalho. O objetivo é mudar esse enfoque e direcionar as questões para habilidades e capacidades relevantes para o serviço público.

Blocos temáticos do CNU

O Concurso Nacional Unificado oferecerá mais de 6 mil vagas, distribuídas em diferentes blocos temáticos. Inicialmente, foram divulgados oito blocos:

  • Administração e Finanças Públicas
  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
  • Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Políticas Sociais
  • Justiça e Saúde
  • Trabalho e Previdência
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública

É importante ressaltar que essa divisão dos blocos temáticos e a distribuição das vagas podem sofrer alterações.

Prepare-se com o Aprova!

Para se preparar adequadamente para o Concurso Nacional Unificado, é essencial ter foco e dedicação nos estudos. Para facilitar esse processo, o melhor é contar com o suporte profissional do Aprova, um preparatório especializado em aprovação.

No curso, você terá acesso apenas ao conteúdo relevante para a sua prova, sem perder tempo com informações desnecessárias. As videoaulas têm duração curta, e a metodologia em formato de plano de estudos permite uma assimilação eficiente dos temas mais importantes.

Prepare-se e aumente as suas chances se ser aprovado(a) no Concurso Nacional Unificado!

 

Banner

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS