Concurso Nacional Unificado: Saiba tudo sobre o golpe da inscrição falsa!

Atualizado em 24/10/2023 às 16:37

Nos últimos dias, uma nova ameaça surgiu na internet: um link falso para inscrição no Concurso Nacional Unificado (CNU). Neste artigo, vamos te manter informado sobre esse GOLPE e mostrar como se proteger.

O golpe do CNU

O Ministério das Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que circula pela internet um link falso de inscrição para o CNU. Esse link (URL) leva a uma página de cadastro que exige o pagamento de R$107,82 via Pix. No entanto, vale ressaltar que:

  1. O Edital ainda NÃO foi publicado.
  2. As inscrições para o CNU ainda NÃO foram abertas
  3. A previsão é que ocorra apenas em dezembro.

Como funciona o golpe do CNU

O golpe começa com uma notícia falsa, apresentando a identidade visual do site da BBC e utilizando uma URL alterada para “BBCNoticias”. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um chatbot também falso, que se assemelha ao site do Governo Federal.

Diversos concurseiros denunciaram a situação, alertando para o golpe e para a cópia da página da BBC. Um deles descreveu a situação da seguinte forma:

“Está rolando um golpe de uma página de inscrição para o CNU, dizendo que as inscrições acabam em dois dias. Copiaram a página da BBC, que te direciona para um chatbot fake na página do gov”.

Inscrições

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou algumas informações sobre o Concurso Nacional Unificado, que visa centralizar os concursos autorizados este ano e democratizar o acesso ao serviço público.

Informações confirmadas sobre o CNU

  • Edital: A previsão é que o edital seja divulgado no dia 20 de dezembro de 2023.
  • Provas: As provas estão previstas para ocorrer até março de 2024.
  • Resultado final: O resultado final da etapa unificada será divulgado até maio de 2024.
  • Cursos de formação: Serão oferecidos cursos de formação, quando aplicável, até julho de 2024.
  • Posse: A posse dos novos servidores está prevista para ocorrer até agosto de 2024.

Oportunidades do Concurso Nacional Unificado

O Concurso Unificado contará com mais de 6 mil vagas, distribuídas em blocos temáticos. A quantidade de blocos está em revisão após a adesão de órgãos e entidades públicas ao CNU. Será necessário realizar a inscrição através do site da banca organizadora contratada, selecionando um dos blocos temáticos e escolhendo os cargos disponíveis.

Será cobrada uma taxa única de inscrição.

As provas incluirão questões objetivas de aplicação geral, assim como provas objetivas e dissertativas específicas para cada bloco temático. O concurso também pode envolver análise de títulos, de acordo com a legislação aplicável. O conteúdo programático e as disciplinas das provas serão confirmados no Edital.

Locais de Prova

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em todas regiões do Brasil, buscando facilitar a participação dos candidatos. Confira a distribuição por região:

  • Região Nordeste: 39 cidades
  • Região Norte: 50 cidades
  • Região Centro-Oeste: 18 cidades
  • Região Sudeste: 49 cidades
  • Região Sul: 23 cidades

Prepare-se com o Aprova para o CNU

Se você está se preparando para o Concurso Nacional Unificado, contar com um curso preparatório especializado pode ser a chave para o seu sucesso. O curso CNU do Aprova é uma excelente opção, oferecendo aulas em formato de videoaulas de até 30 minutos, material selecionado, plano de estudos e foco nos conteúdos mais relevantes.

Fique atento às armadilhas e comece sua preparação o quanto antes e aumente suas chances de aprovação no CNU 2023!

concurso cnu

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS