Servidores do IBAMA anunciam paralisação: Entenda tudo aqui!

Atualizado em 03/01/2024 às 11:51

Nesta última terça-feira (2), os servidores aprovados no Concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) decidiram por paralisar as atividades de serviço externo em busca de exigir melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira.

Essa iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para as demandas dos funcionários do Instituto.

Paralização IBAMA: o que você precisa saber

Dentre as solicitações dos servidores para a retomada de suas atividades, estão a necessidade de um aumento salarial e a implementação de trabalho em turnos. Mais de 1.200 trabalhadores já aderiram ao movimento, o que representa mais da metade do corpo efetivo do IBAMA.

Para eles, é fundamental que as melhorias sejam realizadas para garantir um trabalho mais eficiente e com melhores condições de atuação.

Novo Concurso IBAMA em 2024

O presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, afirmou em uma entrevista para o programa Brasil em Pauta, da TV oficial do Governo, que há planos de realizar um novo Concurso IBAMA já neste início de 2024. A expectativa é que sejam abertas vagas para o cargo de Analista Ambiental, preenchendo uma necessidade importante do órgão.

Existem setores do IBAMA com falta grave de pessoal, o que torna a realização do concurso ainda mais urgente. Rodrigo Agostinho enfatizou que há vagas tanto para nível médio, com os técnicos ambientais, quanto para nível superior, com os analistas ambientais.

Concurso IBAMA é aguardado pelos concurseiros

Os concurseiros estão na expectativa de um novo Concurso Ibama, que já foi solicitado anteriormente. A Advocacia-Geral da União (AGU), em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), também destacou a necessidade de um novo certame, solicitando mais de 2 mil vagas.

A distribuição de vagas prevista é a seguinte:

  • 1.503 vagas para Analista Ambiental;
  • 905 vagas para Analista Administrativo, da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

A vigência do último edital se dará até o dia 3 de junho de 2024. No entanto, existe a possibilidade de novas convocações após essa data, pois a demanda por servidores ainda não estará totalmente suprida.

Prepare-se para o Concurso IBAMA com o Aprova

Se você deseja se preparar adequadamente e garantir um bom desempenho no processo seletivo concorrido do Concurso IIBAMA, pode contar com o preparatório especial oferecido pelo Aprova. Nosso material é focado nos conteúdos mais relevantes para a prova, eliminando informações desnecessárias e otimizando seu tempo.

Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na questão certa.

As videoaulas são objetivas e curtas, facilitando o aprendizado e permitindo a assimilação dos temas mais importantes de forma eficiente. Além disso, nossa metodologia inclui um plano de estudos!

Clique no banner abaixo e comece agora mesmo!

 

Aprova Concursos

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS