Concurso Delegado PC RJ: tudo sobre a carreira

Atualizado em 23/09/2021 às 11:31

Vai tentar uma vaga no concurso Delegado PC RJ? Então, não deixe de conferir o texto abaixo, que traz informações específicas sobre a carreira:

Confira todas as informações específicas sobre o concurso Delegado PC RJ

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para cargo de Delegado na PC RJ. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na Polícia Civil do Rio de Janeiro, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Prepare-se: curso Delegado PC RJ

Para mais informações, ligue: 0800 606 8889

Concurso PC RJ para Delegado

Com oferta de 50 vagas, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou edital de concurso público para o cargo de Delegado.

As inscrições, que já estão abertas para o concurso PC RJ, seguem disponíveis até o dia 11 de outubro de 2021. A taxa de participação custa R$ 250.

Requisitos básicos para participação

Assim, como todo edital, além do requisito de escolaridade, os candidatos precisam se adequar a uma série de outras exigências básicas. Para o cargo de Delegado da PC RJ, elas são:

  • possuir, até a data da posse, diploma de graduação em Direito, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou certidão que comprove ter colado grau no referido curso e, nesse caso, acompanhado de documento comprobatório de estar sendo providenciado o registro do diploma, na forma da lei;
  • ter a idade mínima de 18 anos completos;
  • ter sido APROVADO, considerado APTO e INDICADO, em todas as provas e exames do concurso, e estar classificado dentro do número de vagas ofertadas, na forma estabelecida neste edital, seus Anexos e em eventuais retificações;
  • possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, hipótese em que deve estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil, e na forma do disposto no artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
  • estar quite com as obrigações do serviço militar, para candidatos do sexo masculino;
  • firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade das esferas federal, estadual e municipal;
  • não ter sido demitido de qualquer cargo ou emprego público, em decorrência de processo administrativo disciplinar ou por justa causa;
  • não registrar antecedentes criminais incompatíveis com o exercício do cargo;
  • não ter sofrido execução judicial, bem como não ter sido condenado em ações cíveis desabonadoras, observada a contumácia e as razões do inadimplemento da dívida;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;
  • ser considerado APTO em Exame Médico Pré-Admissional, observado o disposto na Lei Estadual nº 4.932, de 20 de dezembro de 2006;
  • na hipótese de o candidato ocupar vaga reservada para pessoa com deficiência, ter a referida condição comprovada mediante perícia médica.

O que faz um Delegado da PC RJ?

Para que você possa entender como funciona a rotina do Delegado do PC RJ, separamos abaixo, de acordo com o edital publicado, a lista de atribuições do cargo:

  • Zelar pela segurança do Estado e de sua população;
  • Concorrer para a manutenção da ordem pública;
  • Assegurar a observância da lei;
  • Defender as instituições públicas;
  • Promover a prevenção, a apuração e a repressão das infrações penais;
  • Assegurar o exercício pleno da cidadania e das liberdades individuais;
  • Exercer atividades de nível superior, compreendendo supervisão, planejamento, coordenação e controle, no mais alto nível de hierarquia da Administração Policial do Estado;
  • Exercer atividades de pesquisa, orientação e organização de trabalhos técnicos relacionados com segurança, investigação e operações policiais;
  • Exercer atividades de comando, coordenação e controle de programas, planos, projetos e realizações, assessoramento e auditagem;
  • Exercer atividades de direção e chefia nos vários escalões da estrutura organizacional da Polícia Civil;
  • Exercer atividades de direção de Divisões, Delegacias Especializadas e Policiais, de conformidade com a escala hierárquica, instauração e presidência de todos os procedimentos de Polícia Judiciária.

 

Quanto ganha um Delegado da PC RJ?

A remuneração inicial para a função, que exige nível Superior em Direito, é de R$18.747,95.

Avaliação dos candidatos

Você já deve saber que para ingressar  na Polícia Civil do Rio de Janeiro é preciso ser aprovado em concurso público. Portanto, para o cargo de Delegado não seria diferente.

O concurso PC RJ para delegado será composto por 5 provas, sendo:

  • Prova objetiva preliminar (12/12/21);
  • Prova discursiva específica;
  • Prova oral;
  • Exame Psicotécnico;
  • Prova de Capacidade Física e Exame Médico.

 

Além disso, os candidatos classificados ainda serão convocados para uma segunda fase, composta por:

  • curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol);
  • prova de investigação social e
  • prova de títulos.

 

Durante o curso de formação profissional, o candidato receberá uma bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, sem incidência de descontos previdenciários.

O que cai na prova para Delegado da PC RJ

A prova objetiva que terá duração de 5h, será composta por 100 questões que têm como objetivo avaliar os conhecimentos dos participantes nas áreas de:

  • Direito Penal – 20 questões;
  • Direito Processual Penal – 20 questões;
  • Direito Administrativo – 20 questões;
  • Direito Constitucional – 20 questões;
  • Direito Civil – 10 questões;
  • Medicina Legal – 10 questões.

Preparação para a prova

Com o objetivo de te ajudar a conquistar uma vaga, o Aprova preparou o curso Delegado PC RJ, além de outros cursos para concurso PC RJ.

Por meio dele, com videoaulas de apenas 30 minutos de duração, você terá acesso aos conteúdos que realmente importam para sua prova, elaborados por professores especialistas em aprovação.

Além do curso, você também pode complementar seus estudos por meio do Aprova Questões, uma plataforma que oferece milhares de questões para que você possa revisar a teoria aprendida durante as aulas, ao mesmo tempo em que permite avaliar os seus conhecimentos.

Último concurso para Delegado

A última seleção para Delegado da PC RJ aconteceu em 2012, sob responsabilidade da organizadora FUNCAB. A princípio foram ofertadas 100 vagas, porém o quantitativo foi alterado pela corporação passando a ser 150 vagas.

Mais vagas na PC RJ

Além do concurso já publicado para o cargo de Delegado, a PC RJ também abriu 350 vagas para os cargos de Auxiliar de Necropsia (10), Técnico em Necropsia (10), Investigador (200), Inspetor (100), Perito Legista (25) e Perito Criminal (5).

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos autorizados e previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos abertos e editais publicados

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Material gratuito para concursos públicos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias
Inscreva-se no YouTube
Curta no Facebook
Siga no Instagram

 

 

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS