Concurso Auditor Fiscal: saiba tudo sobre o cargo da Receita Federal

Atualizado em 15/07/2022 às 11:35

concurso auditor fiscal, quanto ganha um auditor fiscal

Hoje vamos te contar tudo sobre o concurso Auditor Fiscal, para que você saiba como pode antecipar sua preparação para o próximo concurso Receita Federal.

Concurso Auditor Fiscal

Primeiramente, é importante destacar que o requisito é necessário para atuar como Auditor na Receita Federal é possuir curso superior concluído, em nível de graduação.

Já entre as principais atribuições, esse servidor deverá elaborar e proferir decisões em processos administrativos-fiscais, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e contribuições e de reconhecimento de benefícios fiscais.

Ele também deve executar procedimentos de fiscalização, praticando os atos definidos na legislação específica, inclusive os relacionados com o controle aduaneiro, apreensão de mercadorias, livros, documentos, materiais, equipamentos e assemelhados. Além de examinar a contabilidade de sociedades empresariais, empresários, órgãos, entidades, fundos e demais contribuintes.

Quanto ganha um Auditor Fiscal da Receita Federal?

É importante ressaltar que o último concurso realizado para o Auditor foi em 2014. Nesse certame, os candidatos que foram aprovados receberiam um salário inicial de até R$ 14.965,44. No entanto, alguns benefícios aumentavam esse valor.

Depois disso, os salários dos servidores foram reajustados, além dos bônus e benefícios que são recebidos mensalmente. Atualmente, o salário de um auditor da Receita pode chegar próximo dos R$ 30.000,00 mensais, além de benefícios como vale-alimentação, auxílio-saúde, entre outros.

Em virtude desses salários altamente atrativos, podemos afirmar que o concurso auditor fiscal da receita federal será bastante concorrido. Para se ter uma ideia, no concurso de 2014, foram 68.540 inscritos e 272 servidores convocados. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva (de conhecimentos gerais e específicos) e prova dissertativa na primeira etapa. Na segunda etapa, houve a sindicância de vida pregressa de caráter unicamente eliminatório, realizada pela ESAF.

Agora que você já sabe o que esperar, pode começar sua preparação com um curso para o concurso da Receita Federal para aumentar suas chances de conquistar uma vaga!

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS