Os processadores utilizam, para realizar a aritmética computacional de números inteiros, a representação de ponto fixo. Considerando o número 1010, cuja representação binária com 8 bits é 00001010, é correto afirmar:
A autenticação na Plataforma Digital do Poder Judiciário PDPJ-Br ocorre por meio de uma solução A, baseada em um aplicativo open source de gestão de identidades e acesso, denominado B, com base no protocolo C.
(Disponível em: https://docs.pdpj.jus.br)
De acordo com o texto acima, A, B e C são, correta e respectivamente:
Considere a classe abaixo em uma aplicação que utiliza JPA e Hibernate.
Para informar ao provedor de persistência que os valores a serem atribuídos ao identificador único (id) serão gerados pela coluna de autoincremento da tabela do banco de dados, utiliza-se, na lacuna I, o valor
Todo o tráfego entre um navegador web e um dispositivo SSL VPN é criptografado com o protocolo SSL ou
Segundo a Portaria do CNJ no 131, de 5 de maio de 2021, um dos objetivos do Grupo Revisor de Código-Fonte é
A fim de utilizar o Docker em sua organização, um Analista necessitou conhecer os principais componentes dessa plataforma, tais como:
I. Software que roda na máquina onde o Docker está instalado. Recebe comandos do cliente a partir de Command Line Interfaces ou API’s REST.
II. Mecanismo usado para criar imagens e containers.
III. Coleção de imagens hospedadas e rotuladas que juntas permitem a criação do sistema de arquivos de um container. Pode ser público ou privado.
IV. Repositório usado para hospedar e baixar diversas imagens. Pode ser visto como uma plataforma de Software as a Service (SaaS) de compartilhamento e gerenciamento de imagens.
Os itens de I a IV correspondem, correta e respectivamente, a Docker
O IPSec pode ser usado nos modos
Durante o gerenciamento de um projeto, um Analista aplicou os seguintes conhecimentos do PMBoK 6a edição:
I. Técnica de análise em que um modelo de computador é repetido muitas vezes, com os valores de entrada escolhidos aleatoriamente para cada repetição impulsionada pelos dados de entrada, incluindo distribuições de probabilidade e ramificações probabilísticas. São geradas saídas para representar o intervalo de resultados possíveis para o projeto.
II. Análise dos pontos fortes, dos pontos fracos, das oportunidades e das ameaças a uma organização, projeto ou opção.
Os itens I e II correspondem, correta e respectivamente, a
No último período do primeiro parágrafo do texto LP-1-A1, a expressão “só que” introduz um argumento que expressa uma
No penúltimo período do texto LP-1-A1, o trecho “uma estratégia para aumentar o bem-estar” exerce a mesma função sintática que o segmento
O poder constituinte difuso é
Tendo em vista que a população total do estado de Rondônia no censo de 2010 era de 1.562.409 habitantes e que a estimativa para o ano de 2021 era de 1.815.278 habitantes distribuídos em uma área de 237.765,437 km2, assinale a opção correta acerca de aspectos gerais relacionados a essa população.
A respeito das bacias hidrográficas do estado de Rondônia, assinale a opção correta.
Caso 50 mL de uma solução de Mg(OH)2 0,1 mol/L sejam misturados com 50 mL de Mg(OH)2 0,25 mol/L, então, o volume de HCl 5 mol/L necessário para neutralizar completamente 30 mL dessa nova solução básica será
Com relação às técnicas de manipulação, limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e superfícies que estejam contaminados com matéria orgânica, assinale a opção correta.
As enzimas são catalisadores biológicos que atuam acelerando a velocidade de uma determinada reação química e são essenciais em vários processos celulares. Com base no gráfico apresentado, que ilustra a influência do pH na velocidade de reação de três enzimas genéricas, e considerando os aspectos gerais das propriedades das enzimas, assinale a opção correta.
Tendo o heredograma anterior como referência e considerando o fato de que os indivíduos afetados são vítimas de uma anomalia causada por alelos recessivos, assinale a opção correta.
João, funcionário público de determinado órgão, recebeu um email do seu chefe imediato, por meio do Outlook Express, com a solicitação de um relatório. Realizou uma leitura rápida acerca de tal solicitação e enviou a seu chefe, por email, a resposta de que não possuía condições técnicas de redigir o relatório. Após a confirmação de envio do email, João percebeu que havia cometido um equívoco, pois a elaboração do relatório seria simples. Imediatamente, ele clicou na pasta Itens Enviados e removeu o email que havia enviado como resposta ao seu chefe.
Com relação a essa situação hipotética e ao Outlook Express, assinale a opção correta.
Assinale a opção que indica o tipo de computação em nuvem no qual as ferramentas de desenvolvimento tomam forma de ferramentas compartilhadas, de ferramentas de desenvolvimento web-based e de serviços baseados em mashup.
Considerando-se que as cores devem ser usadas para a prevenção de acidentes, assinale a opção correspondente à cor empregada para indicar perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos e parte interna de caixas protetoras de dispositivos elétricos.
Os riscos biológicos relacionam-se à manipulação de agentes biológicos patogênicos, ou seja, que podem causar doenças. De acordo com sua classificação, os agentes biológicos da classe de risco
Após comparecer à cena de um crime, analisar o local e coletar vestígios, o perito deverá elaborar o laudo pericial pertinente, que deverá ser entregue no prazo máximo de
Acerca do exame do local de acidente de trânsito, que compreende desde o atendimento no local da ocorrência até a expedição do laudo pericial, assinale a opção correta.
Para responder às questões de números 1 a 14, baseie-se no texto abaixo.
Texto I
AO SOM DA VALSA
1º§ A casa do coronel podia conter o triplo das pessoas convidadas para o sarau daquela noite; mas o coronel preferia convidar apenas as pessoas mais íntimas e familiares. Era homem pouco cerimonioso, gostava sobretudo da intimidade.
2º§ Quando Félix entrou dançava-se uma quadrilha. O coronel foi ter com ele e levou-o para onde estava a mulher, que já o esperava com ansiedade, pela razão, dizia ela, de que era um dos poucos rapazes que ainda conversavam com velhas, estando entre moças. Félix sentou-se ao pé de D. Matilde. Estava então de bom humor e conversou alegremente até que a música parou.
3º§ A mulher do coronel era o tipo da mãe de família. Tinha quarenta anos, e ainda conservava na fronte, embora secas, as rosas da mocidade. Era uma mistura de austeridade e meiguice, de extrema bondade e extrema rigidez. Gostava muito de conversar e rir, e tinha a particularidade de amar a discussão, exceto em dois pontos que para ela estavam acima das controvérsias humanas: a religião e o marido. A sua melhor esperança, afirmava, seria morrer nos braços de ambos. Dizia-lhe Félix às vezes que não era acertado julgar pelas aparências, e que o coronel, excelente marido em reputação, fora na realidade pecador impenitente. Ria-se a boa senhora destes inúteis esforços para abalar a boa fama do esposo. Reinava uma santa paz naquele casal, que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança e da estima.
4º§ A conversa com a dona da casa roubou algum tempo às moças, segundo a expressão do coronel. Era necessário que Félix se dividisse com as senhoras que ainda tinham amor aos exercícios coreográficos. Recusou, pretextando a presença de D. Matilde.
5º§ — Oh! por mim não! respondeu a boa senhora; o direito das velhas tem um limite no direito das moças. Vá, doutor, e mais tarde volte cá, se o não agarrarem por aí...
6º§ Valsava-se. Félix levantou-se e foi buscar um par. Não tendo preferência por nenhuma senhora, lembrou-lhe ir pedir a filha do coronel. Atravessava a sala para ir buscá-la defronte, quando foi abalroado por um par valsante. Conquanto fosse navegante prático daqueles mares, não pôde evitar o turbilhão. Susteve o equilíbrio com rara felicidade e foi procurar melhor caminho, costeando a parede. Nesse momento os valsantes pararam perto dele. Pareceu-lhe reconhecer Lívia, irmã de Viana. Com as faces avermelhadas e o seio ofegante, a moça pousava molemente o braço no braço do cavalheiro. Murmurou algumas palavras, que Félix não pôde ouvir, e depois de lançar um olhar em roda de si, continuou a valsar.
ASSIS, Machado. 1839 – 1908. Ressurreição. / - São Paulo: Globo, 1997. P. 12-13.
O que se afirma sobre o uso dos tempos e modos verbais, está correto em:
I. “Quando Félix entrou dançava-se uma quadrilha.” (2º§). O verbo destacado foi empregado no Pretérito Perfeito do Modo Indicativo.
II. “Gostava muito de conversar e rir.” (3º§). O verbo destacado foi empregado no Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo.
III. “... que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança...” (3º§). O verbo destacado foi empregado no Futuro do Pretérito do Modo Indicativo.
Para responder às questões de números 1 a 14, baseie-se no texto abaixo.
Texto I
AO SOM DA VALSA
1º§ A casa do coronel podia conter o triplo das pessoas convidadas para o sarau daquela noite; mas o coronel preferia convidar apenas as pessoas mais íntimas e familiares. Era homem pouco cerimonioso, gostava sobretudo da intimidade.
2º§ Quando Félix entrou dançava-se uma quadrilha. O coronel foi ter com ele e levou-o para onde estava a mulher, que já o esperava com ansiedade, pela razão, dizia ela, de que era um dos poucos rapazes que ainda conversavam com velhas, estando entre moças. Félix sentou-se ao pé de D. Matilde. Estava então de bom humor e conversou alegremente até que a música parou.
3º§ A mulher do coronel era o tipo da mãe de família. Tinha quarenta anos, e ainda conservava na fronte, embora secas, as rosas da mocidade. Era uma mistura de austeridade e meiguice, de extrema bondade e extrema rigidez. Gostava muito de conversar e rir, e tinha a particularidade de amar a discussão, exceto em dois pontos que para ela estavam acima das controvérsias humanas: a religião e o marido. A sua melhor esperança, afirmava, seria morrer nos braços de ambos. Dizia-lhe Félix às vezes que não era acertado julgar pelas aparências, e que o coronel, excelente marido em reputação, fora na realidade pecador impenitente. Ria-se a boa senhora destes inúteis esforços para abalar a boa fama do esposo. Reinava uma santa paz naquele casal, que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança e da estima.
4º§ A conversa com a dona da casa roubou algum tempo às moças, segundo a expressão do coronel. Era necessário que Félix se dividisse com as senhoras que ainda tinham amor aos exercícios coreográficos. Recusou, pretextando a presença de D. Matilde.
5º§ — Oh! por mim não! respondeu a boa senhora; o direito das velhas tem um limite no direito das moças. Vá, doutor, e mais tarde volte cá, se o não agarrarem por aí...
6º§ Valsava-se. Félix levantou-se e foi buscar um par. Não tendo preferência por nenhuma senhora, lembrou-lhe ir pedir a filha do coronel. Atravessava a sala para ir buscá-la defronte, quando foi abalroado por um par valsante. Conquanto fosse navegante prático daqueles mares, não pôde evitar o turbilhão. Susteve o equilíbrio com rara felicidade e foi procurar melhor caminho, costeando a parede. Nesse momento os valsantes pararam perto dele. Pareceu-lhe reconhecer Lívia, irmã de Viana. Com as faces avermelhadas e o seio ofegante, a moça pousava molemente o braço no braço do cavalheiro. Murmurou algumas palavras, que Félix não pôde ouvir, e depois de lançar um olhar em roda de si, continuou a valsar.
ASSIS, Machado. 1839 – 1908. Ressurreição. / - São Paulo: Globo, 1997. P. 12-13.
Sobre a estrutura morfossintática de períodos, é correto o que se classifica em:
Para responder às questões de números 1 a 14, baseie-se no texto abaixo.
Texto I
AO SOM DA VALSA
1º§ A casa do coronel podia conter o triplo das pessoas convidadas para o sarau daquela noite; mas o coronel preferia convidar apenas as pessoas mais íntimas e familiares. Era homem pouco cerimonioso, gostava sobretudo da intimidade.
2º§ Quando Félix entrou dançava-se uma quadrilha. O coronel foi ter com ele e levou-o para onde estava a mulher, que já o esperava com ansiedade, pela razão, dizia ela, de que era um dos poucos rapazes que ainda conversavam com velhas, estando entre moças. Félix sentou-se ao pé de D. Matilde. Estava então de bom humor e conversou alegremente até que a música parou.
3º§ A mulher do coronel era o tipo da mãe de família. Tinha quarenta anos, e ainda conservava na fronte, embora secas, as rosas da mocidade. Era uma mistura de austeridade e meiguice, de extrema bondade e extrema rigidez. Gostava muito de conversar e rir, e tinha a particularidade de amar a discussão, exceto em dois pontos que para ela estavam acima das controvérsias humanas: a religião e o marido. A sua melhor esperança, afirmava, seria morrer nos braços de ambos. Dizia-lhe Félix às vezes que não era acertado julgar pelas aparências, e que o coronel, excelente marido em reputação, fora na realidade pecador impenitente. Ria-se a boa senhora destes inúteis esforços para abalar a boa fama do esposo. Reinava uma santa paz naquele casal, que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança e da estima.
4º§ A conversa com a dona da casa roubou algum tempo às moças, segundo a expressão do coronel. Era necessário que Félix se dividisse com as senhoras que ainda tinham amor aos exercícios coreográficos. Recusou, pretextando a presença de D. Matilde.
5º§ — Oh! por mim não! respondeu a boa senhora; o direito das velhas tem um limite no direito das moças. Vá, doutor, e mais tarde volte cá, se o não agarrarem por aí...
6º§ Valsava-se. Félix levantou-se e foi buscar um par. Não tendo preferência por nenhuma senhora, lembrou-lhe ir pedir a filha do coronel. Atravessava a sala para ir buscá-la defronte, quando foi abalroado por um par valsante. Conquanto fosse navegante prático daqueles mares, não pôde evitar o turbilhão. Susteve o equilíbrio com rara felicidade e foi procurar melhor caminho, costeando a parede. Nesse momento os valsantes pararam perto dele. Pareceu-lhe reconhecer Lívia, irmã de Viana. Com as faces avermelhadas e o seio ofegante, a moça pousava molemente o braço no braço do cavalheiro. Murmurou algumas palavras, que Félix não pôde ouvir, e depois de lançar um olhar em roda de si, continuou a valsar.
ASSIS, Machado. 1839 – 1908. Ressurreição. / - São Paulo: Globo, 1997. P. 12-13.
Sobre a colocação pronominal está correto o que se diz em:
Para responder às questões de números 15 a 20, baseie-se no texto abaixo.
Texto II
TCHAIKOVSKY – VALSA DAS FLORES | DEGAS E AS BAILARINAS
1º§O Quebra-Nozes é uma das composições mais conhecidas de Pyotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), tendo algumas de suas mais memoráveis melodias. A Valsa das Flores é uma das peças mais conhecidas desse balé.
2º§ Nos dois outros balés escritos pelo compositor – O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida –, as valsas têm um papel importante, mas a Valsa das Flores, tão cheia de graça e de elegância, é a sua incursão mais inspirada no gênero.
3º§ Uma versão da Valsa das Flores para dois pianos, interpretada por Martha Argerich e Nicolas Economou, foi produzida como trilha sonora de um vídeo com uma montagem de imagens de bailarinas pintadas por Edgar Degas (1834-1917).
4º§ Mais de metade das obras de Degas retratam bailarinas. Eis o que o próprio artista disse sobre o assunto:
5º§ “Dizem que sou um pintor de bailarinas, mas o que quero é capturar o movimento em si.”
6º§ A música e a montagem ajudam as imagens de Degas a dançar.
Fonte: SIFFERT, Carlos. TCHAIKOVSKY – VALSA DAS FLORES | DEGAS E AS BAILARINAS. Veiculado por Clássicos dos clássicos. Disponível em:
https://classicosdosclassicos.mus.br/obras/tchaikovsky-valsa-das-flores-degas-e-asbailarinas/
O duplo travessão foi empregado em “Nos dois outros balés escritos pelo compositor – O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida –, as valsas têm um papel importante...” (2º§) para:
Determine o valor de
Seja a representação gráfica da função quadrática definida por 
Quais os pontos intersectam os gráficos de f e g, definida pela função 

Do século XVII ao XIX, capitais particulares possibilitaram o estabelecimento de antigos núcleos baleeiros e a exploração da pesca da baleia na costa brasileira. Engenho de frigir, casa grande da Armação, campanhas de baleeiros, capela, senzalas e dezenas de construções ergueram-se nas proximidades dos aglomerados humanos marítimos e lembraram o velho engenho de moer cana, para o qual convergiam as múltiplas dependências da antiga indústria açucareira. Concentraram técnicas, aparelhagens e mão-deobra assalariada e servil, para as arriscadas lidas marítimas primeira e a segunda destinadas às fábricas de beneficiamento do óleo das baleias e aos serviços terrestres, capital humano representado pelo escravo incorporado àquela indústria. (…) Tantos cuidados não receberam os assalariados… Quanto aos outros males, escravos estuporados, paralíticos de um ou mais membros, coxos, curvados pela cintura, defeituosos, reumáticos, de pé cortado, com erisipela ou com moléstia crônica, trêmulos, cegos, caolhos, atacados de gota, doentes do peito eram frequente e muitos denunciam certamente más condições de vida e de trabalho dos antigos entrepostos baleeiros do Brasil”..
GÂNDAVO, P. M. Tratado da Terra do Brasil: História da Província Santa
Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 (adaptado).
Sobre o tema, é correto afirmar que o texto