Analise as seguintes afirmativas concernentes à mudança e à cultura organizacional.
I. A cultura organizacional constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar
com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças,
comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas,
representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar.
II. Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação, que podem ser comparados
com um iceberg: artefatos – refere-se à primeira camada (mais fácil de decifrar) e é
representada por produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros da
organização, bem como pelas atitudes visíveis das pessoas; valores compartilhados –
representam as filosofias, estratégias e objetivos; pressuposições básicas – diz respeito às
crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas
de valores e ações).
III. Mudança organizacional significa a adoção de uma nova ideia ou um novo comportamento
por uma organização. O Desenvolvimento Organizacional (DO) é o processo estruturado
para a mudança planejada dos aspectos estruturais e comportamentais nas empresas,
com a finalidade de otimizar os resultados anteriormente estabelecidos nos planos
estratégicos, táticos e operacionais.
IV. Existem quatro tipos de mudanças dentro das organizações: mudanças na estrutura
organizacional – redesenho da estrutura; mudanças na tecnologia – redesenho do fluxo de
trabalho, novas máquinas e equipamentos; mudanças nos produtos ou serviços – criação
e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e mudanças nas pessoas e na cultura
organizacional – novos paradigmas culturais.
V. A resistência à mudança significa um comportamento contrário às mudanças. Geralmente,
a resistência pode ser consequência de aspectos: lógicos – coalizões políticas e desejo de
manter os colegas atuais; psicológicos – custos pessoais, interesses pessoais como o
desejo de não perder regalias; e sociológicos – falta de confiança nas outras pessoas,
necessidade de segurança e de status quo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as assertivas.
Em uma aquisição de dados gravimétricos, os mesmos precisam de correções para que mapas ou perfis possam ser confeccionados. Essas correções envolvem fórmulas e considerações sobre as medidas realizadas e os pontos de amostragens. Então, é INCORRETO afirmar que
Na Sísmica de Reflexão, os dados são obtidos na superfície do terreno, através de captação das ondas que retornam à superfície após serem refletidas nas interfaces da subsuperfície. Desse modo, é CORRETO afirmar que
Observe as seguintes figuras.

Analisando-se as figuras apresentadas que contém os modelos geológicos simplificados 1 e 3, e
os gráficos de distância versus tempo 2 e 4, é CORRETO deduzir que
O sal é formado por diversos minerais sedimentares evaporíticos. Qual a ordem de cristalização ideal, da base para o topo, dos minerais evaporíticos a partir de uma salmoura sob forte evaporação?
Que recurso utiliza a técnica de tunelamento durante as transmissões que garantem a ligação entre redes mesmo em localidades com acesso remoto?
As abordagens de mudanças e desenvolvimento organizacional utilizadas atualmente pelas empresas têm influência direta na aprendizagem das pessoas. Com base na abordagem de LOURES (2009), sobre metodologia de “Investigação Apreciativa”, faça a correspondência da 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna, considerando as etapas que compõem os eixos do processo de criação de visão dos resultados: 1ª Coluna 1.Descoberta 2.Sonho 3.Planejamento 4.Destino 2ª Coluna ( ) Cria proposições possíveis que descrevem a organização ideal capaz de alcançar seus sonhos. ( ) Mobiliza um sistema para investigar sua essência positiva. ( ) Fortalece a capacidade afirmativa de todo o sistema para construir esperanças, criar processos de aprendizagem, ajustes e improvisações. ( ) Cria uma visão clara a partir dos resultados alcançados em direção a um propósito maior. A sequência numérica CORRETA é:
Considerando as particularidades do uso do e-mail em ambiente de trabalho, analise as afirmativas abaixo, assinalando com V diante das verdadeiras e com F diante das falsas. ( ) O e-mail é a melhor mídia para trocar informações essenciais. ( ) O e-mail permite entrar em contato com toda e qualquer pessoa. ( ) Os e-mails podem ser armazenados e, através de buscas, podem ser resgatados. ( ) O fuso horário é um problema para os e-mails, apesar de este ser uma maneira econômica de se comunicar. ( ) O e-mail permite anexar e incluir informações para que o destinatário as recupere quando necessário. Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas de LOURES (2009), em relação à abordagem “Agentes da transformação”. I.Nenhuma inovação é válida se não for trazida ao mercado de acordo com as necessidades e interesses dos consumidores. II.Os cidadãos como agentes da sociedade, são os principais atores de mudanças nos valores e na criação de tendências. III.Identificar aquilo que imprime um movimento de mudança – os propulsores – requer um tipo especial de gestão. IV.Tendências são mudanças de comportamento que ocorrem quando o consumidor responde aos propulsores. A partir dessa análise, conclui-se que, são CORRETAS as afirmativas.
Analise as informações desta tabela, relativas à distribuição de frequências das notas de uma
prova de economia aplicada em duas turmas de 100 alunos cada uma

Com base nessa análise, assinale a alternativa CORRETA.
Analise estas afirmativas sobre a extensão pela qual uma empresa utiliza o capital de terceiros, também conhecida por alavancagem financeira, e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas. ( ) Ao aumentar os recursos por meio da dívida, os acionistas podem manter o controle de uma empresa com investimento limitado. ( ) Os credores preferem índices altos de endividamento, já que, quanto mais alto o índice, maior a proteção contra as perdas dos credores na eventualidade de liquidação. ( ) Se a empresa ganha mais em investimentos financiados com recursos tomados de empréstimos do que paga em juros, o retorno do capital dos proprietários é expandido ou alavancado. ( ) Uma das razões pelas quais a alavancagem financeira eleva a taxa de retorno esperada pelos acionistas é que, como os juros são dedutíveis, o uso do financiamento da dívida reduz a despesa fiscal e deixa um volume maior da renda operacional da empresa à disposição dos investidores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Sobre conceitos inerentes aos sistemas de custeamento, assinale a afirmativa INCORRETA.
Uma empresa apresentou os seguintes dados e informações contábeis em um determinado exercício. ? Vendas (receita operacional líquida) de R$ 120.000,00 e lucro de R$ 11.000,00. ? Giro do ativo de 1,25. ? Participação do capital próprio no ativo total de 60%. ? Restante do passivo dividido em 70% circulante e 30% exigível a longo prazo. ? Índice de liquidez corrente de 1,5 e não tem realizável a longo prazo. Com base nesses dados e informações, o valor do ativo não-circulante e o índice de rentabilidade do patrimônio líquido respectivamente são iguais a
Com relação às barras e fios de aço destinados a armaduras de concreto armado é INCORRETO afirmar que
São causas do descolamento ou estufamento de placas cerâmicas utilizadas como revestimento em fachadas de edifícios e assentadas com argamassa colante industrializada, EXCETO: