Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A partir da situação retratada no texto anterior, julgue o próximo item.

O ensino da arte por aprendizagem baseada em projetos utiliza as metodologias ativas.

Tendo como referência a ilustração precedente, julgue o seguinte item.

Essa ilustração apresenta a brincadeira infantil como uma forma de construção da cidadania pela socialização.

Tendo como referência a imagem e as informações apresentadas, julgue o item que se segue.

O angu é um alimento a base de bagaço de cana-de-açúcar e melaço dos engenhos.

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos à arte africana.

A arte africana relacionada com a magia e com a religião ultrapassou as fronteiras africanas.

A Semana de Arte Moderna teve impacto restrito apenas às artes visuais, limitando-se a compor novas referências em outras linguagens e mídias artísticas.

A definição de “arte” leva em consideração atualidade, ineditismo, autenticidade e originalidade.

Um notável desdobramento do Movimento Armorial, no campo da dança, deu-se com o Balé Armorial do Nordeste e o Balé Popular do Recife, que trazem, nos próprios nomes, a confluência de uma duplicidade: por um lado, a formação erudita de um corpo, de acordo com técnicas de um repertório formal (o “Balé”); por outro, as nominações “Armorial” e “Popular” como formas de adjetivação e referência.

A escultura do período em questão, além de monumental, acoplada à arquitetura, também se manifesta em escala íntima, na estatuária católica de santos e figuras de presépio.

Julgue o próximo item, relativos à Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1922, além de ter participado da Semana de Arte Moderna, Mário de Andrade publicou a obra Paulicéia Desvairada.

Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item.

Espera-se que o estudante, ao final do ensino fundamental, tenha adquirido a habilidade de compor cenas teatrais com iluminação e sonoplastia.

Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

O Currículo de Pernambuco prevê, somente para os anos finais do ensino fundamental, a habilidade de identificar e apreciar ludicamente as diversas formas e gêneros de expressão musical.

Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.

A gênese da educação física brasileira está relacionada com as instituições médicas e militares.

Sobre Emendas Constitucionais, considere:

I. de no 14/1996 instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).
II. de no 53/2006 instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
III. de no 59/2009 prevê a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos de idade.
IV. de nos 14/96 e 53/2006 criaram fundos contábeis e alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996).

Está correto o que se afirma APENAS em

Leia os textos abaixo.

1. Fica instituído o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, que tem por objetivo viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre a rede estadual e as redes municipais de ensino, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos, das unidades de ensino e das referidas redes da educação básica no Espírito Santo [...]

2. O Ensino Fundamental, direito humano, social e público subjetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve se constituir em tempo e espaço de formação para a cidadania indígena plena, articulada tanto ao direito à diferença quanto ao direito à igualdade.

3. Meta 7, Estratégia 7.1 − estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos( as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

4. Artigo 1o − A presente Resolução e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar [...]

Os documentos normativos dos quais foram extraídos os textos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente: