Assinale a opção cujo enunciado utiliza corretamente o pronome relativo pelo mesmo motivo que em “A velocidade com que as mudanças ocorrem demanda mudanças também na educação dos mais velhos, diante do prolongamento da vida profissional, na esteira do aumento da longevidade".
Dois sites de compras na internet adquirem uma Smart TV do fabricante pelo mesmo preço de custo. O primeiro site vende essa TV com 30% de lucro sobre o preço de custo. Já o segundo site vende a mesma TV por um valor 70% maior que no primeiro site. Qual o lucro do segundo site em relação ao preço de custo?
Em uma festa cada convidado tomou exatamente 4 copos de refrigerantes de 250 ml cada, se nessa festa foram 40 convidados, logo, o número de refrigerantes de 2 litros consumidos nessa festa foi de:
Um trabalhador demorou 2 horas e 35 minutos para ir de sua casa ao seu trabalho, logo esse tempo em segundos é:
Que item representa uma sintaxe correta para somar o intervalo de células de A1 até A10 no Excel?
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A palavra “documento" (linha 27) promove adequadamente um processo de coesão referencial endofórica anafórica, em que se retoma “Parâmetros Curriculares Nacionais" (linha 22), evitando a repetição.
Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.
No primeiro quadrinho, no balão em que se apresenta a fala do Bugio, a organização da fala em frases nominais torna a compreensão mais direta e clara – trata-se de características comuns da linguagem dos textos em quadrinhos: é direta, clara e simples.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
A forma verbal “estiver", em “que estiver prestando serviço militar inicial" (linha 12), encontra-se no tempo presente do modo subjuntivo, o que coloca o item III, em que a expressão aparece, no contexto da hipótese, já que a descrição é restrita a alguns alunos apenas.
Julgue o item seguinte quanto aos conceitos básicos de redes de computadores, ao programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais recente, e aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas.
Em certos casos, para realizar downloads ou exibir determinado conteúdo da web, o Firefox pode usar recursos significativos da unidade central de processamento (CPU).
Um candidato está se preparando para um concurso em que o edital prevê três temas: direito; matemática; e ética. A tabela abaixo aponta seu planejamento de tempo de estudo.
Suponha-se que, para cada tema, o tempo gasto seja proporcional ao conteúdo estudado, por exemplo, com 60 h, ele estuda metade do conteúdo de direito e, com 30 h, um terço do conteúdo de ética. O candidato estudará 6 h por dia de semana e 4 h por dia de fim de semana, começando em uma segunda-feira.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item a seguir.
Se, em cada dia, ele escolher aleatoriamente o tema a estudar, então a chance de escolher direito nos dois primeiros dias é maior que 15%.
Em um escritório, as correspondências são organizadas por assunto, quais sejam: pessoal; financeiro; RH; chefia; e projetos. Se, em um dia, Jorge organiza as correspondências de RH, então ele não organiza as do financeiro naquele dia. Se Adriana organiza correspondências de chefia pela manhã, o chefe fica feliz. Adriana nunca organiza correspondências da chefia pela manhã nem de RH à tarde.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Se Adriana organizou 30 correspondências em 4 h de trabalho e Jorge organizou 45 correspondências na mesma proporção de tempo, então ele trabalhou 6 h nessa tarefa.
Dez ministros deixaram o governo do presidente Michel Temer para concorrerem nas eleições deste ano. Outro ministro foi exonerado no dia 7 de abril, além do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, que deixou o cargo no fim do mês de março.
Acerca do assunto abordado no texto acima e de temas correlatos, julgue o seguinte item.
Para aqueles que ocupam cargos de governadores de estado, o prazo para desincompatibilização é de três meses antes das eleições.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
A corrupção vai de encontro à moralidade, sendo um dos motivos que podem levar à demissão do servidor público.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
Quanto ao acesso à informação, julgue o item que se segue segundo a Lei n.º 12.527/2011 e o Decreto n.º 7.724/2011.
Constitui conduta ilícita que enseja responsabilidade do agente público acessar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou pessoal.