Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considere o seguinte comando elétrico associado ao acionamento Estrela - Triângulo para partida do motor de indução, especificado pela placa da questão da FIGURA A:

Respeitando-se a funcionalidade descrita pela numeração referente aos contatos de K6 na FIGURA C, assinale a numeração adequada para os contatos W/X e Y/Z, respectivamente.

A respeito da representação numérica em base binária, considere os números A = 10101 e B = 1110 e analise as afirmativas a seguir.

  1. O número B possui LSB menor do que o do número A.
  2. Ao subtrairmos B de A, temos como resultado a representação binária 111.
  3. A soma dos dois números tem representação binária igual a 100101.

Assinale

O conceito de memória virtual foi criado e em seguida implementado pelos principais sistemas operacionais presentes no mercado para atender às necessidades destes e dos softwares executados por eles. Visa a garantir que os sistemas operacionais não sofram com problemas relacionados a proteção, realocação e paginação de memória. Uma das utilidades da memória virtual é fazer uso de memória secundária quando a quantidade de memória principal não é suficiente para atender às demandas do sistema. A respeito deste recurso, assinale a alternativa que indica corretamente o nome utilizado para identificar este tipo de memória em sistemas operacionais Linux.

A respeito de serviços que podem ser atribuídos a servidores que utilizam sistemas operacionais Linux, como é o caso da distribuição Debian, analise as afirmativas abaixo.

  1. Quando desejamos simular uma rede privada a partir de conexões pertencentes a uma rede pública criamos uma VPN. No Linux podemos instalar um serviço de VPN através de aplicações como o OpenVPN. Esta aplicação é capaz de criar uma VPN em cima de protocolo UDP mas também TCP. Além disso utiliza o OpenSSL para prover criptografia nas comunicações, garantindo mais segurança.
  2. Quando desejamos compartilhar recursos como arquivos e impressoras de um servidor Linux para clientes que utilizam o sistema operacional Windows, podemos instalar um serviço chamado Samba. Este serviço é capaz de prover compatibilidade de comunicação entre estes sistemas operacionais.
  3. Ao instalarmos um servidor Linux utilizando a distribuição Debian é perfeitamente possível criarmos diversas partições em um mesmo disco rígido. Alguns exemplos de sistemas de arquivos que podemos utilizar nestas partições são o EXT3 e EXT4. Estes são suportados nativamente pelo Kernel do Linux.

Assinale

A respeito do uso de certificados digitais, analise as afirmativas abaixo.

  1. Os certificados digitais podem ser criados tanto para atender às necessidades tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Estes certificados são emitidos por entidades chamadas de Autoridades Certificadoras.
  2. Assim como existe o conceito de assinatura digital, existe também o conceito de procuração digital. Este processo consiste em o outorgado conceder outorga para o outorgante através do uso do seu certificado. Uma vez realizada a outorga, o outorgante poderá fazer uso da procuração eletrônica.
  3. A1 e A3 são exemplos de alguns tipos de certificado digital.

Assinale

Com base na FIGURA A, para uma carga Z com características puramente resistiva com um valor de resistência igual a Rcarga = 100Ω e uma tensão de entrada alternada e senoidal de 220V na frequência de 60Hz.

Calcule

O Fator de crista da corrente de carga.

Considere os itens a respeito do arranjo em série e paralelo de chaves eletrônicas e atribua V para verdadeiro ou F se falso.

( ) Para o aumento da capacidade de condução de corrente, TBj´s em paralelo devem ter observado seus coeficientes de temperatura (negativo para TBJ´s) pois se um dos transistores conduzir mais corrente, sua resistência em sentido direto diminui e sua corrente aumenta ainda mais.
( ) Em IGBT´s o paralelismo é mais simples, pois os mesmos possuem coeficientes de temperatura positivos e constantes de maneira a facilitar seu paralelismo para divisão da condução de corrente.
( ) Para conexão de TBJ´s em série, o tempo de entrada e saída de condução devem ser observados de maneira a não permitir que o dispositivo mais lento para condução ou rápido para o desligamento seja submetido a toda tensão de coletor/emissor.
( ) Já para o paralelismo de MOSFET´s, uma vez que o aquecimento da chave implica em um aumento na resistência em sentido direto, o desvio da corrente resultante impede o paralelismo deste tipo de chave.

Assinale a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

Diferentes sentidos, ao longo da história, foram dados ao termo sexualidade. Sexualidade é um conceito abrangente e está relacionado a diversos fatores. Sobre o tema, é incorreto afirmar:

A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069/1990, o direito ao respeito consiste

LSD e ECSTASY são drogas ilícitas que se enquadram na categoria dos alucinógenos. Segundo Cloud, ambas atrapalham o funcionamento do neurotransmissor serotonina no cérebro do indivíduo, causando modificação no funcionamento das células cerebrais e em sua

Segundo Costa & Silva, perante a lei, as drogas são divididas em dois grandes grupos: drogas lícitas e drogas ilícitas. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos e características atribuídos ao tema pelos autores.

O “tempo histórico” é entendido como uma experiência particular de cada sociedade que no presente se relaciona com seu passado (“espaço de experiência”) e seu futuro (“horizonte de expectativa”), possibilitando a consideração da existência de tempos plurais, heterogêneos e não lineares, tendo em vista que estas relações variam. Esta é uma construção conceitual apresentada por qual destes autores em sua respectiva obra? 

“Quando o doente se acostuma ao seu estado de vigília, começavam a apagar-se da sua memória as lembranças da infância, em seguida o nome e a noção das coisas, e por último a identidade das pessoas e ainda a consciência do próprio ser, até se afundar numa idiotice sem passado.”

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. – 59ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 47-48. 

“Um novo regime de historicidade, centrado sobre o presente, estaria se formulando no Ocidente? A partir da Queda do Muro de Berlim (1989), ocorreu um crescimento rápido da categoria do presente e se impôs a evidência de um presente onipresente, nomeado de presentismo, onde se vive entre a amnésia e a vontade de nada esquecer.”

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol.22, nº36, p.261-273, jul./dez., 2006. (com adaptações)

Relacionando as consequências da epidemia de insônia que acometeu a Macondo de Cem anos de solidão com as implicações que o presentismo traz para a nossa experiência histórica atual, é correto afirmar que a função social do historiador na sociedade atual deve ser: 

“Cidadania, participação política, democracia: estas noções fundamentais, de grande atualidade, formaram-se no período das cidades-Estados da Antiguidade clássica. Naquele mundo das cidades gregas independentes e da República romana, todos estariam de acordo com a ideia de Aristóteles quanto a ser o homem um animal cuja finalidade consiste em viver, como cidadão, uma vida associativa numa cidade-Estado e com a crença de que no Estado imperam as leis, não os homens.”

CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-Estado antiga. São Paulo: Ática, 1985.

Dentre as características comuns às cidades-Estados clássicas no mundo antigo, identificamos: 

Sobre a Revolução Puritana na Inglaterra, é correto afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282