A elipse consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto. Das frases abaixo, extraídas do Manual de Redação da Presidência da República, aquela que faz uso de elipse verbal está em:
Os principais aspectos que configuram a cultura escolar são:
I. os atores (famílias, professores, gestores e alunos).
II. os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação).
III. as instituições (organização escolar e o sistema educativo).
IV. as práticas (pautas de comportamento que se consolidam durante um tempo).
V. as necessidades burocráticas (próprias do espaço e tempo).
VI. os ritos e o imaginário acadêmico dos estudantes (processos pedagógicos e avaliações).
Está correto o que se afirma APENAS em
De acordo com o Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, os dêiticos são “expressões linguísticas que se referem à situação em que o enunciado é produzido, ao momento da enunciação e aos atores do discurso”. Por exemplo, “eu” designa a pessoa que fala “eu”. Expressões como “aqui”, “agora” devem ser interpretadas em função de onde e em que momento se encontra o locutor, quando diz “aqui” e “agora”.
Verifica-se a ocorrência de dêitico que se refere ao momento da enunciação no seguinte trecho:
Gatos somem no Rio de Janeiro. Dizia-se que o fenômeno se relacionava com a indústria doméstica das cuícas, localizada nos morros. Agora ouço dizer que se relaciona com a vida cara e a escassez de alimentos. À falta de uma fatia de vitela, há indivíduos que se consolam comendo carne de gato, caça tão esquiva quanto a outra (3o parágrafo).
No trecho acima, o pronome relativo “que” retoma o seguinte termo antecedente:
Verifica-se o emprego de vírgula para assinalar a elipse de um verbo APENAS no