Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d

O produtor rural José realizou uma operação de crédito junto a uma agência bancária, com destinação específica, vinculada à comprovação da aplicação dos recursos, para aquisição de maquinários. A operação de crédito realizada por José, enquadra-se em qual modalidade abaixo:

No mercado interbancário, os bancos emprestam dinheiro uns aos outros com preço e taxa de juros definidos. Qual instrumento financeiro é usado para a captação de recursos entre instituições financeiras? 

Acerca de gestão do patrimônio, julgue os itens a seguir.

A quantidade de horas em que uma máquina opera diariamente não interfere no resultado do cálculo da sua depreciação para alienação no futuro. 

A avaliação contábil de ativos e passivos é uma prática fundamental na contabilidade financeira, pois impacta diretamente na apresentação das demonstrações financeiras e na análise da situação patrimonial de uma empresa. A correta avaliação dos ativos (como estoques, investimentos e propriedades) e dos passivos (como obrigações e contingências) é regida por normas contábeis que estabelecem critérios para mensurar e registrar esses elementos de forma precisa e confiável. Qual das seguintes alternativas melhor descreve a base de avaliação contábil mais comum para ativos e passivos nas demonstrações financeiras?

“Defensor dos minoritários, Instituto Empresa vê abuso de poder da União na Petrobras.”

“A Petrobras é uma empresa de economia mista que captou recursos na economia popular. Não é uma opção do Governo fazê-la menos ou mais pública ou, segundo critérios políticos, distribuir mais ou menos dividendos. Como todo controlador, a União, queira ou não, está submetida a Lei das Sociedades por Ações. Incorre em abuso do poder de controle quando faz seu interesse prevalecer ao da Companhia e ao dos demais acionistas”, afirma Eduardo Silva, presidente do Instituto Empresa.”


(Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/defensora-dos-minoritarios-instituo-empresa-ve-abuso-de-poder-da-uniao-na-petrobras/.)

Ao longo dos anos, nossa legislação passou por diversas alterações para adaptar-se às mudanças no ambiente empresarial, às práticas internacionais e às demandas do mercado. Essas alterações têm impacto significativo na governança corporativa, na contabilidade e nas relações entre acionistas e empresas. Compreender as principais modificações na Lei nº 6.404/1976 é fundamental para profissionais que atuam no mercado de capitais e na área societária. Qual das seguintes alterações na Lei nº 6.404/1976, por meio da Lei nº 9.457/1997, teve como principal objetivo fortalecer a transparência e a proteção aos acionistas minoritários?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282