Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue o item seguinte.

O turismo é um feito social, humano, econômico e cultural irreversível.

Doença sintomática resultante da exposição ao vírus Epstein-Barr (HHV-4). A exposição ao vírus durante a infância é geralmente assintomática e a maioria das infecções sintomáticas acomete adultos jovens. Os sintomas mais comuns são: febre, linfadenopatia, faringite e tonsilite. O diagnóstico é sugerido pela manifestação clínica, porém há um achado sorológico clássico que é a presença de anticorpos heterofilos de Paul-Bunnell característico dessa patologia. Trata-se de

A doença periodontal destrutiva é uma consequência da interação de fatores genéticos, ambientais, do hospedeiro e microbianos. A presença de microrganismos é um fator crucial na doença periodontal inflamatória, mas a progressão da doença está relacionada aos fatores de risco do hospedeiro. Sobre esta temática, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:


Diversos fatores podem desencadear uma resposta inflamatória pulpar, tais como os monômeros de carbono presentes nas resinas, injúrias térmica, mecânica e bacteriana. Para evitar esses tipos de injúrias à polpa dentária, por vezes se faz necessária a proteção do complexo dentinopulpar. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:

I- São materiais utilizados na proteção do complexo dentinopulpar: cimento de hidróxido de cálcio, cimento de ionômero de vidro e adesivos dentais, tendo em vista que apresentam características apropriadas para proteção, são biocompatíveis e bactericidas.

II- O cimento de hidróxido de cálcio é um material que tem a propriedade de estimular a formação de dentina esclerosada, reparadora e proteger a polpa contra estímulos termoelétricos e da ação tóxica de alguns materiais restauradores.

III- O cimento de hidróxido de cálcio é indicado para cavidades rasas e esclerosadas, sem possibilidades de microexposições.

IV- A pasta de hidróxido de cálcio está indicada para cavidades rasas e médias, tendo em vista que estas cavidades não necessitam de dureza e resistência mecânica.

Está CORRETO o que se afirma em:

No ambiente da Assistência à Saúde, os microrganismos disseminam-se, em geral, por contato direto ou indireto, por meio de gotículas de secreções respiratórias e pelo ar, sendo o contato o mecanismo mais importante na dinâmica de transmissão de infecções nesses ambientes.

O papel das mãos na transmissão de microrganismos por contato é baseado na capacidade da pele de abrigá-los e transferi-los de uma superfície para outra, direta ou indiretamente. Sobre medidas de biossegurança quanto à higienização das mãos, é CORRETO:



© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282