Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, sobre os números racionais, julgue as alternativas como verdadeiras V ou falsas F:
( ) Se o “tamanho" da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério.
( ) Cada número racional pode ser representado por diferentes, mas finitas, escritas fracionárias.
( ) Ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1), a expectativa é a de encontrar um número menor que ambos.
( ) Se a sequência dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números
racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional.
Com relação aos preceitos da NBC TA 501, sobre evidências de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas a seguir relativas à obrigação de o auditor determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
I. A materialidade para execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.
II. A materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações.
III. A determinação de materialidade para execução de testes é um cálculo mecânico simples e não envolve o exercício de julgamento profissional. Tal determinação não se limita às expectativas do auditor, deve resultar de uma análise realizada (pelo auditor) na entidade, com o objetivo de estimar o risco a partir da natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre projeções cartográficas, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de projeções a suas respectivas funções.
COLUNA I
1 Projeção cônica
2 Projeção plana (ou azimutal)
3 Projeção cilíndrica
4 Projeção universal transversa de Mercator
COLUNA II
( ) Utilizada para mapear países e continentes em grandes extensões de terra, em especial quando contempla uma larga faixa no sentido leste-oeste ou localizada em climas temperados.
( ) Desenvolvida para dar suporte às navegações e explorações territoriais a partir do século XV, promove elevada distorção em áreas próximas às regiões polares. Os meridianos e paralelos são representados por linhas retas que se interceptam ortogonalmente.
( ) Utilizada para mapear regiões polares. Tem como principais atrativos a simplicidade do plano e a manutenção da direção dada por azimutes. Apresenta excessiva distorção quando se afasta do ponto central.
( ) Amplamente utilizada no Brasil, foi desenvolvida para facilitar o mapeamento sistemático. Seu uso correto deve incluir correções angulares (convergência meridiana) e correções lineares (fator de escala).
Assinale a sequência CORRETA.
O processo de atribuir um significado a um pixel de uma imagem digital em função de suas propriedades numéricas é denominado de classificação. Em decorrência do grau de participação do analista no processo de classificação, esse processo pode ser denominado de classificação supervisionada e classificação não supervisionada.
Posto isso, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A classificação supervisionada é um passo importante a ser executado antes da classificação não supervisionada.
( ) Na classificação não supervisionada, os pixels de uma imagem são alocados automaticamente em classes criadas pelo sistema computacional.
( ) A matriz de confusão é um artifício utilizado para computar os erros do processo de classificação e conhecer a qualidade desse processo, seja pelo método supervisionado ou pelo não supervisionado.
( ) O método de classificação pelas K-médias tem por essência fazer com que todas as classes tenham valor médio e variância similares.
Assinale a sequência CORRETA.