O Banco Mundial informa que vai investigar a manipulação de dados, ocorrida durante vários anos, sobre as condições de negócios no Chile em um de seus mais importantes estudos, o “Doing Business". De acordo com o economista-chefe do organismo multilateral, que se desculpou formalmente ao governo chileno, a metodologia usada na elaboração do ranking do relatório foi alterada em diversas ocasiões.
(Valor, 14.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/S9M5xo>. Adaptado)
Essa manipulação de dados teria motivação
Uma concessionária que vai recapear uma faixa de rolamento de uma pista em certa rodovia, em um trecho de x quilômetros, possui uma determinada quantidade y de balizadores refletivos disponíveis para a sinalização desse trecho e, com base nessa quantidade, constatou que, se colocar um número n de balizadores a cada quilômetro, precisará adquirir mais 40 unidades. Porém, se colocar (n – 4) balizadores a cada quilômetro, sobrarão 20 unidades. Se a razão x/y é de 3 para 52, nessa ordem, então a quantidade de balizadores disponíveis para sinalizar o trecho a ser recapeado é igual a
A seguir, é apresentada uma parte do Explorador de Arquivos do Windows 10.
A seta para cima presente antes da Barra de Endereço se destina a
Em um documento em edição no MS-Word 2016 (versão em português e em sua configuração padrão), tem-se um parágrafo conforme apresentado a seguir.
mercado de Peixe.
Com esse parágrafo inteiramente selecionado, acionou-se uma das opções disponibilizadas por meio do botão , presente no grupo Fonte da guia Página Inicial do aplicativo, e o resultado foi o seguinte:
Mercado De Peixe.
Assinale a alternativa que apresenta a opção acionada a partir desse botão.
Um usuário do MS-Excel 2016 (versão em português e em sua configuração padrão) possui uma planilha com o seguinte conteúdo:
Em um dado momento, esse usuário selecionou as células do intervalo A1 até C3, conforme apresentado a seguir:
Caso, a partir do botão (disponível a partir da guia Página Inicial do aplicativo), seja selecionada a opção Soma, o resultado produzido nas células A3, B3, C1, C2 e C3 será:
Dado: O símbolo “–" representa “célula não alterada".