Um gerador de corrente contínua (CC) do tipo Shunt possui:
O circuito apresentado abaixo é composto por uma fonte senoidal U, sete resistores, um capacitor e um indutor.
A ddp da fonte é igual a 60 V e o valor de R é igual a 10 Ω.

Sabendo-se que a potência reativa do circuito é igual a zero, a corrente elétrica fornecida pela fonte do circuito, em ampères, é igual a:
Considere um sistema elétrico trifásico de sequência de fases ABC, a três fios, equilibrado, e com a fonte e a carga na configuração estrela. A tensão da fase A em relação à fase B é igual a 380 V com um ângulo de fase igual a 0o. A impedância de cada carga monofásica que compõe a carga trifásica é igual a 10 Ω, com ângulo de 30o.
A corrente elétrica na fase A é igual a:
A figura abaixo apresenta um diagrama em blocos de um sistema linear invariante no tempo.

A saída y(t) é igual a:
A demanda média de energia de uma instalação elétrica industrial é de 576 kW. Todas as cargas que são atendidas por essa instalação possuem fatores de potência invariáveis e iguais a 0,6 indutivo e o transformador que alimenta essa instalação nas condições apresentadas não pode ser solicitado por uma potência maior que 1.200 kVA.
Para o limite máximo de operação do transformador, o fator de carga da instalação é igual a: