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Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) A Agenda do Diretor se tornou uma necessidade na E.E. Edvaldo Brandão Correia, visto que a escola se localiza na zona central de Salvador, com várias equipes de trabalho que precisavam estar em constante contato para informações sobre as questões da escola.

( ) As aspas, empregadas no último parágrafo do texto, destacam o ponto de vista da diretora Firmina Viterno Azevêdo sobre a importância da comunicação, transcrevendo sua justificativa acerca da gestão escolar.

( ) A palavra pares (linha 21), no texto, tem o mesmo sentido que na frase: “Os volumes I e II da Cartilha sobre o cuidado com o meio ambiente foi distribuída aos pares para os alunos da E.E. Edvaldo Brandão Correia".

( ) A palavra termômetro (linha 10) está empregada, no contexto do texto, no sentido conotativo.

( ) A palavra disseminado (linha 21), conforme o texto, pode ser substituída, sem prejuízo de significado, pela palavra propagado.

( ) A segunda palavra acentuada do primeiro parágrafo recebe acento gráfico em atenção à mesma regra da última palavra acentuada do texto.

De acordo com o texto II, “...o e-mail é um meio prático e rápido para divulgar informações" (linhas 17 e 18) nas escolas. Sobre o e-mail, analise as afirmativas abaixo, indicando-as como verdadeiras “V" ou falsas “F". Após, marque a alternativa que contém a ordem correta das letras, de cima para baixo.

( ) O e-mail pode integrar o conjunto de meios utilizados por uma escola para a comunicação interna entre seus pares, visto tratar-se de um canal eficiente e rápido para a troca de mensagens.

( ) Em termos de escrita, o e-mail agiliza a elaboração da mensagem, visto que o emissor pode valer-se de uma série de recursos nesse sentido, como o uso de abreviaturas, abreviações e reduções de palavras que, além de facilitarem a produção do texto, são reconhecíveis por parte do receptor.

( ) O e-mail, em uma organização como a escola, contribui para aproximar os professores, funcionários e alunos entre si, criando um clima de amizade e camaradagem, fator que permite que as mensagens, mesmo as com teor de trabalho, possam ser escritas em uma linguagem coloquial e de maneira informal.

( ) Como qualquer outra mensagem escrita, a mensagem eletrônica deve atender aos princípios de clareza e precisão textual, observando os aspectos de coerência e coesão textual.

( ) A praticidade do e-mail justifica a ideia de que quanto maior o número de palavras abreviadas melhor será o efeito da mensagem.

Leia o seguinte fragmento do texto II:

Uma mensagem bem feita é aquela que é entendida pelo público-alvo. E, por mais simples que possa parecer, um texto de fácil compreensão é difícil de fazer. Uma linguagem confusa e rebuscada só provoca ruídos na comunicação."

Considerando a afirmação acima, marque a alternativa correta acerca da redação de um secretário de escola ao redigir a documentação da instituição onde trabalha.

Considere os itens a seguir: I. Execução de tarefas de rotina de secretaria escolar, em conformidade com as orientações da direção da escola. II. Manutenção do cadastro dos alunos e dos professores, em pastas distintas, com atualização permanente dos dados. III. Organização, atualização e manutenção dos prontuários de legislação referentes ao ensino e às autoridades escolares. IV. Execução da escrituração escolar e preenchimento de boletins estatísticos do estabelecimento de ensino. V. Preparação ou revisão das folhas de pagamentos, bem como das listas de exames, entre outros afins. São atribuições do cargo de Secretário de Escola:

Qual é o dispositivo de memória que é colocado entre a CPU e a memória principal, com o intuito de aumentar o desempenho do sistema?

Considere as seguintes afirmações sobre o texto:

I. A diretora da E. E. Edvaldo Brandão Correia criou a Agenda do Diretor a fim de atender aos pedidos dos professores e funcionários da escola, que constantemente eram questionados sobre as atividades da diretora e considerando que, na maioria das instituições de ensino, não é comum a Direção divulgar sua agenda aos demais membros da escola.

II. “ Dar um pouco mais de transparência à sua gestão" (linhas 4 e 5), por meio da Agenda do Diretor, intensificou de forma positiva a cultura de comunicação interna da E. E. Edvaldo Brandão Correia, que adotava como hábito a troca de informações “com o objetivo de valorizar o diálogo e fornecer o espírito de grupo" (linhas 8 e 9).

III. O conhecimento sobre as diversas atividades que acontecem na escola favorece a criação de um bom clima institucional e, para isso, é necessário que o fluxo das informações chegue a todas as pessoas envolvidas na escola, além dos professores, como os servidores administrativos e as merendeiras.

De acordo com o texto:

Supondo que uma escola da rede privada tenha de contratar professores e servidores administrativos para o preenchimento de vagas, mediante realização de concurso público, considere os itens a seguir sobre os procedimentos a serem tomados quanto à divulgação a ser feita do referido processo: I. Contatar diretamente com pretensos candidatos, cujo currículo integrava o banco de dados da escola, priorizando sua participação em respeito ao fato de terem se candidatado anteriormente para trabalhar na escola. II. Publicar uma nota nos jornais locais, para comunicar a existência de vagas e valer-se de eventos públicos para a divulgação do concurso, a fim de que mais interessados tomem conhecimento do concurso. III. Estabelecer contato com os interessados por meio do corpo docente e do pessoal técnico-administrativo. IV. Publicar nos jornais locais e em outros meios de divulgação edital específico para o concurso, de forma a notificar a existência de vagas e a realização do concurso público a todos os interessados. Está (estão) certo(s) o(s) item (itens):

Segundo a afirmação inicial do texto II, “a reunião em si é uma ferramenta fundamental na comunicação interna". O registro das reuniões de uma escola ou organização deve ser feito em Ata. Sobre a Ata, leia as afirmativas a seguir e assinale a única correta.

Analise as afirmativas acerca da correspondência técnico-oficial, usando a letra C para indicar a(s) certa(s) e a letra E para a(s) errada(s). Após, marque a alternativa correta com a sequência das letras de cima para baixo.

( ) O Atestado é um documento firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato. Difere da certidão, porque enquanto esta prova fatos permanentes, o atestado se refere a fatos transitórios.

( ) Relatório é o documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas de uma organização, permitindo aos diretores e administradores conhecer e acompanhar fatos, situações e problemas que devam ser de seu conhecimento. Portanto, deve ser objetivo, informativo e apresentável.

( ) Considerando a natureza e finalidade do Parecer e do Relatório, pode-se dizer que os mesmos atendem a uma mesma estrutura textual e podem ser empregados em situações análogas.

( ) Procuração é o instrumento por meio do qual uma pessoa – física ou jurídica – outorga poderes a outra para agir em seu nome, a fim de cumprir com um determinado mandato. A pessoa que autoriza a outorga denomina-se outorgante e a pessoa que recebe a outorga como mandatário denomina-se outorgado.

( ) O instrumento utilizado para notificação pública, afixado em local de acesso dos interessados e publicado (integral ou resumidamente) nos órgãos da imprensa (oficial ou particular) denomina-se Edital.

( ) O Requerimento é um documento específico de solicitação coletiva, em que não se coloca a assinatura dos requerentes, mas apenas uma referência para identificá-los, usado especialmente para reivindicar algo a que julgam ter direito, como, por exemplo, o asfaltamento de uma determinada rua do bairro da cidade onde residem.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados das linhas 6, 7, 11, 15 e 18 do texto I.

Considerando a afirmação inicial do texto III, de que: “Ao iniciar o projeto de comunicação interna, um primeiro ponto a observar é o veículo utilizado", a comunicação interna nas escolas pode ser feita por meio dos documentos descritos corretamente na alternativa:

Considerando que um aluno, egresso de uma escola de formação técnico-profissional, precise de uma segunda via do histórico escolar de conclusão do Curso Técnico em Secretariado, o procedimento para solicitar o referido documento está corretamente descrito na alternativa:

Ao redigir a correspondência da Escola, o secretário deve observar as características da Redação Oficial. Nesse sentido, considere os itens a seguir e, após, assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos. I. Padrão culto da linguagem II. Clareza e concisão III. Formalidade IV. Padronização V. Pessoalidade

Uma pessoa parte de um ponto inicial A percorrendo 1,2 km em linha reta até o ponto B, girando 90° para a esquerda, e percorre mais 1,6 km parando no ponto C. Se essa pessoa percorresse em linha reta do ponto A até o ponto C, percorreria:

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