Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d

Os jogos e brincadeiras se constituem em uma fonte inesgotável de aprendizagens, significações, estabelecimento de vínculos, construção da identidade, autonomia e conhecimentos, entre outras. Nesse sentido, o brincar deve corresponder ao que está descrito corretamente na alternativa:

Considere as afirmações a seguir acerca das ideias do texto:

I. A habilidade de desenvolver aspectos, como liderança e autonomia, “é tarefa que precisa ser feita com competência e segurança" (linha 2). Todavia, essa habilidade deve iniciar somente no momento em que uma pessoa ingressar na vida profissional, visto que é no exercício da profissão e na execução das tarefas que aprende a lidar com situações adversas.

II. O principal objetivo dos “Cantinhos Produtivos", criado pela Escola Crescimento, é proporcionar um espaço para que as crianças desenvolvam sua capacidade de conviver em grupo e de trabalhar em equipe, cientes de que ações coletivas são fundamentais para que cada uma vença suas dificuldades e de que a coletividade se sobrepõe à individualidade, à singularidade e à autonomia de cada criança.

III. Criar diferentes momentos de aprendizagem em diversas áreas, utilizando materiais estimulantes para o ensino de português, das artes e leitura, entre outros, de forma mais prazerosa e lúdica, faz parte da proposta pedagógica da Escola Crescimento em todas as frentes de ensino.

De acordo com o texto:

A abordagem do ensino por competências demanda, aos professores, exigências tais como: I. Trabalhar regularmente por problemas. II. Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar. III. Implementar e explicitar um novo contrato didático. Conforme a proposição acima:

O planejamento curricular na Educação Infantil deve ter como eixos norteadores o descrito corretamente na alternativa:

Na Educação Infantil, a criança tem a oportunidade de ampliar sua experiência linguística e o seu pensamento, através de um trabalho sistemático de exploração da linguagem verbal. Sobre o desenvolvimento do pensamento, de acordo com Vygotsky, está correta somente a afirmação da alternativa:

A formação pessoal e social é um eixo de trabalho das instituições de Educação Infantil que têm como foco favorecer a construção da identidade e autonomia das crianças. Nessa perspectiva, são estabelecidos objetivos a serem alcançados na faixa etária de 0 a 5 anos. Assinale a afirmativa que não se relaciona a esse eixo de trabalho.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados do texto.

O Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento. Os pilares do conhecimento estão corretamente denominados de acordo com a ordem da alternativa:

No Brasil, as práticas pedagógicas da creche e pré-escola têm como referência os princípios éticos, políticos e estéticos que se tornam concretos na vida das crianças por meio de experiências vivenciadas no ambiente educativo, bem como em determinadas práticas sociais. O reconhecimento desses princípios se dá em conformidade com a descrição da alternativa:

Sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil, analise as seguintes considerações: I. O professor tem um papel fundamental na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. II. Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. III. O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura. Está (estão) correta(s)

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise as considerações a seguir sobre a rotina.

I. Ela representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.

II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.

IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: observação, registro e avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282