Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo.
( ) A declaração inicial, contida no primeiro período do segundo parágrafo, (linhas 6 e 7) refere-se ao cientista Fábio Roland, da Universidade de Juiz de Fora.
( ) O grande poeta Neruda integra o grupo de pessoas que se dedicam a fazer coleção de conchas.
( ) Ao afirmar que: “ Quem tem olhos de poeta vê nas conchas sugestões metafísicas..." (linha 11), o autor retoma a interpretação de um caramujo de jardim, como um “assombro biológico, assombro arquitetônico, assombro matemático, assombro estético" (linhas 8 e 9).
( ) O ditado citado no início do último parágrafo encontra correspondência de sentido no ditado: “A dor ensina a gemer".
( ) A origem da ciência está associada à descoberta de que “Nascemos com um corpo mais mole que o dos moluscos: a pele frágil, desprotegida." (linhas 25 e 26) [...] “Sem saber o que fazer - inferiores, portanto, aos moluscos -, esse corpo mole, nu e desajeitado teve de inventar sua casa" (linhas 28, 29 e 30).
Considere os itens a seguir a respeito do texto:
I. O pronome pessoal elas (linha 11) refere-se a todas as pessoas que têm olhos de poeta e que veem nas conchas “sugestões metafísicas" (linha 11).
II. Se transformarmos os dois últimos períodos do texto em um único período, as orações deverão ser separadas por ponto e vírgula.
III. Na sequência: “Não temos nem penas, nem escamas, nem couro, nem cabelos, nem carapaças" (linhas 26 e 27) as vírgulas separam termos de mesma função sintática.
IV. A palavra secretar (linha 36), de acordo com o texto, tem o sentido de produzir.
V. Conforme o texto, a expressão a esmo (linha 40) encerra um sentido de adversidade à afirmação de que as incursões e pesquisas “fazem-se guiadas por um motivo prático" (linhas 40 e 41).
De acordo com o texto:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta da seguinte forma: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correta(s):
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou a falsidade das afirmações a seguir sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil. Após, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo. ( ) Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. ( ) O professor tem um papel secundário na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. ( ) O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura.
Na Educação Infantil o cuidado com o corpo, os ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem, dentre outras atividades, são classificadas corretamente de acordo com o item da alternativa:
Uma pessoa parte de um ponto inicial A percorrendo 1,2 km em linha reta até o ponto B, girando 90° para a esquerda, e percorre mais 1,6 km parando no ponto C. Se essa pessoa percorresse em linha reta do ponto A até o ponto C, percorreria:
Conforme Veiga (1995), são princípios do Projeto Político-Pedagógico:
A respeito dos elementos que caracterizam os Projetos de Trabalho, assinale a alternativa incorreta.
A educação do futuro lança muitos desafios, tornando necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá corresponder ao que está descrito de forma correta na alternativa: