Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo.

( ) A declaração inicial, contida no primeiro período do segundo parágrafo, (linhas 6 e 7) refere-se ao cientista Fábio Roland, da Universidade de Juiz de Fora.

( ) O grande poeta Neruda integra o grupo de pessoas que se dedicam a fazer coleção de conchas.

( ) Ao afirmar que: “ Quem tem olhos de poeta vê nas conchas sugestões metafísicas..." (linha 11), o autor retoma a interpretação de um caramujo de jardim, como um “assombro biológico, assombro arquitetônico, assombro matemático, assombro estético" (linhas 8 e 9).

( ) O ditado citado no início do último parágrafo encontra correspondência de sentido no ditado: “A dor ensina a gemer".

( ) A origem da ciência está associada à descoberta de que “Nascemos com um corpo mais mole que o dos moluscos: a pele frágil, desprotegida." (linhas 25 e 26) [...] “Sem saber o que fazer - inferiores, portanto, aos moluscos -, esse corpo mole, nu e desajeitado teve de inventar sua casa" (linhas 28, 29 e 30).

Considere os itens a seguir a respeito do texto:

I. O pronome pessoal elas (linha 11) refere-se a todas as pessoas que têm olhos de poeta e que veem nas conchas “sugestões metafísicas" (linha 11).

II. Se transformarmos os dois últimos períodos do texto em um único período, as orações deverão ser separadas por ponto e vírgula.

III. Na sequência: “Não temos nem penas, nem escamas, nem couro, nem cabelos, nem carapaças" (linhas 26 e 27) as vírgulas separam termos de mesma função sintática.

IV. A palavra secretar (linha 36), de acordo com o texto, tem o sentido de produzir.

V. Conforme o texto, a expressão a esmo (linha 40) encerra um sentido de adversidade à afirmação de que as incursões e pesquisas “fazem-se guiadas por um motivo prático" (linhas 40 e 41).

De acordo com o texto:

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta da seguinte forma: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correta(s):

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou a falsidade das afirmações a seguir sobre o papel do professor e/ou dos adultos no desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil. Após, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo. ( ) Quando as crianças são muito pequenas, até os 2 anos de idade, os adultos têm um papel determinante na definição das experiências que elas devem ter e dos conteúdos a serem construídos. ( ) O professor tem um papel secundário na investigação dos processos de significação das crianças, tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. ( ) O professor deve se responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura.

Na Educação Infantil o cuidado com o corpo, os ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem, dentre outras atividades, são classificadas corretamente de acordo com o item da alternativa:

Uma pessoa parte de um ponto inicial A percorrendo 1,2 km em linha reta até o ponto B, girando 90° para a esquerda, e percorre mais 1,6 km parando no ponto C. Se essa pessoa percorresse em linha reta do ponto A até o ponto C, percorreria:

Assinale a única alternativa que está de acordo com o texto.

Conforme Veiga (1995), são princípios do Projeto Político-Pedagógico:

A respeito dos elementos que caracterizam os Projetos de Trabalho, assinale a alternativa incorreta.

A educação do futuro lança muitos desafios, tornando necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá corresponder ao que está descrito de forma correta na alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282