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O atendimento ao público exige de todo profissional e, especialmente, do pedagogo uma atitude democrática, na qual é fundamental tratar o público como cidadãos portadores de direitos sociais. Dessa forma, a ação do Pedagogo deve ser no sentido de

O Art. 5º, da Lei N.º 8.069, de 13 de julho de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, define que qualquer atentado, por ação ou omissão, aos direitos fundamentais de qualquer criança ou adolescente será punido na forma da lei. Assim, crianças e adolescentes não podem ser objeto de qualquer forma de I. negligência, discriminação e exploração.
II. proteção, adoção, exploração e violência.
III. violência, crueldade e opressão.
IV. serviço, parceria, opressão e negligência.
Estão CORRETAS

Como parte da Política Nacional de Assistência Social, temos o Plano Brasil sem Miséria coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e instituído pelo Decreto Nº 7 7.492, de 02 de junho de 2011, que constitui uma estratégia, a qual mobiliza _________________________ no enfrentamento da extrema pobreza. Nesse sentido, expressa-se em ações propostas para o(s) ______________________________, assentadas nos eixos de renda, inclusão produtiva e serviços públicos. Os programas do Plano são destinados aos sujeitos cuja renda familiar seja _______________ por pessoa e puderam ser acessados pelos Centros de Referências de Assistência Social – CRAS.
Com base na leitura do texto acima, complete as lacunas com os termos constantes na alternativa

O Art. 130, do Estatuto de Criança e Adolescente, Lei N.º 8.069, de 13 de julho de 1990, prevê que, em caso de hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá, como medida cautelar, determinar

A presença do Pedagogo, como profissional integrante de uma equipe de gestão de projetos, é da maior importância para seu trabalho formativo com os demais profissionais, ajudando-os a tomar consciência das dimensões educativas envolvidas em sua prática e das possibilidades de mudanças. Nesse contexto, o pedagogo deve realizar ações de

Os órgãos públicos devem oferecer à criança e ao adolescente

Conforme o Art. 2°, da Lei Federal n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993, LOAS, a assistência social tem por objetivos, considerando o inciso I e suas alíneas, a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente

O Plano Nacional de Assistência Social – PNAS, em decorrência das transformações ocorridas nos arranjos familiares, ampliou o conceito de família passando a ser entendido como o grupo de pessoas que se acham unidas por

Dentre as teorias psicológicas da aprendizagem, temos a perspectiva de Vygotsky, ou seja, a teoria sociointeracionista. Essa teoria de aprendizagem defende que o desenvolvimento e a aprendizagem humana ocorrem a partir de

O trabalho em equipe é uma das formas eficazes na produção e prevenção de indisciplina entre crianças e adolescentes. Qual das ações apresentadas NÃO faz parte do trabalho cooperativo e interdisciplinar?

Conforme o Art. 4º, da Lei Orgânica da Assistência Social, Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, sobre os princípios que regem a assistência social, analise os itens abaixo:
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
III. Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
IV. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
V. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
Estão CORRETOS

O pedagogo, que trabalha com projetos ou programas sociais, deve selecionar critérios no processo de avaliação com base no paradigma educacional, considerando o aprendente como sujeito social e interativo, apoiado na perspectiva da autonomia. Assim, o processo possibilitará

Ao Pedagogo, numa equipe interdisciplinar, cabe a responsabilidade de colaborar com o trabalho de formação desenvolvido pela instituição educativa para melhorar o desempenho dos profissionais envolvidos e com a formação do público a ser atendido. Assim, é CORRETO afirmar que

Os critérios estabelecidos para seleção de conteúdos, metodologia, acompanhamento e avaliação decorrerão de objetivos claros acerca de conteúdos que são efetivamente relevantes dentro de cada área de conhecimento, “a partir dos mínimos necessários para que cada um possa participar democraticamente da vida social” (Luckesi, 1984). Sobre os critérios de avaliação, analise os itens abaixo:
I. Refletem uma expectativa, um padrão de desempenho estabelecido a partir dos objetivos e conteúdos propostos. II. Envolvem a construção, negociação e o estabelecimento de padrões como referenciais necessários à elaboração dos instrumentos de avaliação.
III. Implicam uma nova postura educacional, pois a avaliação fica à parte do projeto pedagógico e envolve outros aspectos.
IV. Articulam-se com a metodologia, a maneira como selecionamos os conteúdos e, consequentemente, os objetivos do Plano de Trabalho.
V. Acompanham todo o processo de aprendizagem, dispensando, portanto, a definição de um plano que direcione o seu trabalho.
Estão CORRETOS apenas

Os sujeitos atendidos e usuários da assistência social precisam ser tratados como sujeitos pensantes no processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, o pedagogo deve colaborar, efetivamente, no desenvolvimento de algumas características fundamentais para a aprendizagem ativa e participativa, como I. colaboração para o trabalho em equipe.
II. senso de responsabilidade burocrática.
III. rigor e discriminação social.
IV. a curiosidade científica inserida no contexto social.
V. o espírito crítico, reflexivo e ético.
Estão CORRETOS, apenas, os itens

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