O Sistema Único de Saúde (SUS) está assentado em três pilares que sustentam a atenção à saúde no Brasil. Esses pilares estão de acordo com o artigo 198 da Constituição Federal, que firma o SUS como um sistema integrado, organizado em rede regionalizada e hierarquizada. Esses três pilares são: I. Rede: integração dos serviços interfederativos. II. Regionalização: região de saúde. III. Hierarquização: níveis de complexidade dos serviços. IV. Pactuação: assumir publicamente responsabilidades focadas na comunidade. V. Centralização: tomadas de decisões apenas pelo Ministério da Saúde. Os três pilares corretamente expressos para sustentar a atenção à saúde são:
João Pedro Pedreira foi viajar de São Pedro para São Vicente, distantes 160 Km e, levou 2,5 horas. Se ele viajasse nas mesmas condições, mesma velocidade média, quantas horas levaria para percorrer 192 Km?
Uma caixa utilizada para carregar grãos possui as dimensões de 2 metros por 0,5 metros de base e a sua altura é de 3 metros. Qual o volume dessa caixa, própria para armazenar grãos, com essas características apresentadas?
No Brasil, os recipientes para receber materiais recicláveis seguem um padrão de cores. Nas alternativas abaixo, assinale aquela cuja cor representa o recipiente coletor para plástico.
O município de Saudades foi emancipado em:
Segundo BRASIL (2017), a hepatite B é causada pelo Vírus B (HBV), sendo uma infecção na qual o vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno. Assim, as causas de transmissão são: relações sexuais desprotegidas; mãe para filho durante a gestação, parto e amamentação; compartilhamento de materiais perfuro-cortantes, incluindo confecção de tatuagem e colocação de piercings; transfusão de sangue contaminado. Além dos cuidados com as causas citadas, também é importante a vacinação, que só é efetiva quando realizada as três doses, sendo que para indivíduos adultos deverá ter os seguintes intervalos:
Dentro da Estratégia Saúde da Família, têm-se alguns conceitos que auxiliam no entendimento do funcionamento do trabalho dos diversos profissionais que atuam na equipe, incluindo o Agente Comunitário de Saúde. Esses conceitos também são aplicados dentro da “Assistência em Saúde”, principalmente na Teoria do Autocuidado (Dorothea Orem). Alguns desses conceitos são: I. Ser Humano e/ou Cliente: indivíduo ou família que não é capaz de realizar o autocuidado necessário para si mesmo, ou para seus dependentes, a fim de manter a vida, recuperar-se da doença ou enfrentar seus efeitos. II. Ambiente: qualquer local em que a pessoa / família se encontre (Unidade Básica de Saúde - UBS, residência, hospital) e no qual o profissional esteja presente. III. Saúde: habilidade de manutenção do autocuidado de acordo com as necessidades de conservação da vida, promoção da integridade estrutural, do crescimento e desenvolvimento humano. IV. Assistência: um serviço prestado por profissionais, pelas capacidades adquiridas para agenciar o autocuidado para pessoas que apresentam incapacidades ou déficits assim como o autocuidado para si ou para seus dependentes. Os conceitos corretamente expressos são:
Apresenta-se parte do resumo de uma apresentação nos Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no ano de 2016 por Márcio Marques Martins, Fernando Junges, Paula Costallat Cantão, Ana Helena Carlos Brittes e Jordano Nunes Machado.
“As primeiras epidemias registradas na história datam do período aristotélico, cerca de 400 anos antes de Cristo. A evolução de tecnologias capazes de diminuir a incidência de doenças causadas por microrganismos é evidente, porém, muitas pessoas ainda padecem desses males por todo o mundo. A evolução e transmissão dessas doenças ocorrem pelos mais diversos fatores como a falta de saneamento básico, desmatamento de áreas, mutações de agentes patogênicos entre outros. Por esse o motivo existe cada vez mais a necessidade de campanhas de conscientização sendo os alunos os principais disseminadores da importância do assunto".
Diante dos conceitos da Epidemiologia e baseado no exemplo acima, as “Epidemias" são:
Quando se estuda os indicadores de saúde, surgem os termos “Eficácia", “Eficiência" e “Efetividade". A relação correta desses três ângulos é:
Assinale a alternativa correta:
Na matemática temos uma ordem hierárquica para realização das 4 operações matemáticas (além de outras). Nesse caso resolva o modelo matemático apresentado a seguir: 2 + (–5) – (– 10) + (2 x 10):
As lojas Pedra e Cia Ltda estão com uma promoção nas vendas de produtos de inverno, aplicando 10% e depois + 10% (tudo desconto) nas compras à vista. Se a senhora Luiza comprou R$ 400,00 (quatrocentos reais) e pagou à vista, com os descontos aplicados. Qual o valor que foi pago pela Sra. Luiza nessa operação comercial?