Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“Por isso, algumas das características do positivismo são o 'cientificismo' ou o 'culto à ciência' e a grande valorização da tecnologia. Esta última é considerada o braço material da ciência e permite realizar as ações necessárias para que o conhecimento se torne efetivo. Para Comte, a industrialização era vista como a forma superior de elaboração do trabalho e cumpria finalidades que extrapolam o domínio da economia. Ou seja, pela tecnologia e pela industrialização, a humanidade poderia satisfazer as suas necessidades crescentes, superar as desigualdades, acabar com a pobreza e reduzir o esforço do trabalho".

(MAYOR, Federico. Ciência e Poder. São Paulo: Unesco/Papirus. 1998, p.55).

Inspirando-se na Física e na Matemática dos séculos XVII e XVIII, Comte acreditava que a estrutura social

O domínio europeu sobre suas colônias tinha como pressuposto básico a postura civilizadora, em que os europeus colocavam-se como povos de uma "cultura superior" e tinham como objetivo impor seu conceito de "civilização" aos nativos do novo mundo. Essas práticas de dominação se embasavam em pressupostos etnocêntricos. Por ser um fenômeno advindo do encontro entre culturas distintas, o elemento central do etnocentrismo

"Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os movimentos sociais são ações sociais de caráter sociopolítico e cultural, que revelam formas distintas de os indivíduos e grupos se organizarem e expressarem suas demandas. Na prática, observam-se diferentes estratégias que variam da denúncia, passando pela pressão direta (assembleias, concentrações, passeatas, etc.) até pressões indiretas (lobby, promoção de ações judiciais). Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, que pode ser locais, regionais, nacionais ou internacionais, sendo comum a utilização dos meios de comunicação."

(MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Movimentos sociais, a construção de sujeitos de direitos e a busca por democratização do Estado. Lex Humana, Petrópolis, n.1, p. 218. 2009).

Os movimentos sociais são importantes na construção de uma sociedade democrática, e, apesar de muito diversificados, é possível afirmar que eles compartilham algumas características básicas, como projeto, ideologia e organização. Sobre o papel da organização nesses movimentos, assinale a alternativa correta.

A Umbanda teve origem no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX, momento em que o Brasil passava por um processo de urbanização, e segundo o historiador José Henrique de Oliveira, ela expressaria "preocupação em edificar uma religião centrada na possibilidade de manifestação de espíritos oriundos das três etnias que formam a nação brasileira, foi certamente influenciado pelo intenso nacionalismo do regime de Vargas e pelo esforço de criar uma cultura nacional como base para a unificação do povo brasileiro". Do ponto de vista cultural, a umbanda representa

Os dois grandes conflitos (Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1929-1935), envolvendo as principais potencias mundiais, foram fundamentais para levantar a questão da diversidade cultural. Em 1948, a Organização das Nações Unidas, preocupada com a defesa dos direitos individuais e o respeito à diversidade, elabora a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, a ideia de uma postura universal de defesa da diversidade cultural suscitou uma série de embates bem como surgimento de correntes que defendiam posturas diferentes em relação a esses direitos. Sobre essas correntes, assinale a alternativa correta.

A industrialização produziu uma série de modificações que atingiram principalmente a esfera econômica da sociedade, favorecendo a consolidação do capitalismo industrial. As máquinas passaram a substituir a força de trabalho humana, gerando, por exemplo, um aumento de produtividade. Contudo, as vantagens trazidas pelas máquinas vieram acompanhadas de uma série de novos problemas sociais, como êxodo rural, miséria, exploração da mão de obra operária, concentração de renda e desigualdade social. Sobre a relação entre essas mudanças promovidas pela industrialização e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar que

Os frankfurtianos, criadores da Teoria Crítica, em especial Adorno e Horkheimer acreditavam que tanto os meios de comunicação quanto a produção cultural veiculada por tais meios tinham como objetivo manipular a audiência, alienar e manter as pessoas subjugadas dentro do sistema capitalista. Entretanto, o teórico canadense Marshall McLuhan defendia uma posição diferente da dos frankfurtianos. Para Marshall, a mídia

"[...] a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa."

(GIDDENS, A. A Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984. p. 64)

O processo de globalização causa uma série de mudanças sociais, políticas e culturais, mudanças essas que são potencializadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação. Logo, a globalização pode ser entendida como uma combinação

Leia o trecho a seguir, retirado do Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, e, em seguida, assinale a opção correta.

“A história de todas as sociedades até agora tem sido a história das lutas de classe.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, membro das corporações e aprendiz, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em contraposição uns aos outros e envolvidos em uma luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com a transformação revolucionária da sociedade inteira ou com o declínio conjunto das classes em conflito.
Nas épocas anteriores da história, em quase todos os lugares, encontramos sociedades estruturadas em vários segmentos, em uma hierarquia diferenciada das posições dos indivíduos.
Na Roma antiga, temos patrícios, guerreiros, plebeus e escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, membros de corporações, artesãos e servos; além disso, em quase todas essas classes, novas subdivisões".

Leia o trecho a seguir: “O quadro torna-se mais grave quando refletimos sobre quem são esses 'marginais' – na maioria, a população advinda da classe trabalhadora, levada à marginalidade devido à própria exclusão (e, portanto, repressão) a que foi submetida pelo regime militar, cuja estrutura ainda subjaz de algum modo [...]. Outro exemplo doloroso de nossa não cidadania: a existência de fazendas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde trabalhadores rurais são tratados como escravos, mantidos em regime de cerceamento, conforme denúncias feitas frequentemente nos meios de comunicação"

(CERQUIER-MANZINI, Maria Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2010. Coleção Primeiros Passos. p. 17).

Os três conjuntos de direitos – civis, sociais e políticos – não podem ser desvinculados, pois sua efetiva realização depende de sua relação recíproca. Não obstante, analiticamente esses direitos devem ser separados. Nesse caso, as violações apresentadas no fragmento acima se referem

Em seu texto intitulado Classe, cor e preconceito[1], Darcy Ribeiro (1922-1997) chega a afirmar que é preciso “desfazer a sociedade para refazê-la". Como se deve compreender essa afirmação do autor, considerando o contexto geral de seu pensamento?

O conceito de sociedade de massa surge, no início do século XX, como fruto do crescente processo de industrialização que aconteceu nas sociedades modernas, a partir do final do século XVIII, com o início da Revolução Industrial. Nesse contexto, o termo "massa" se referia

"Nesse ínterim, a selvageria real do sistema continua ininterruptamente não só a expulsar cada vez mais pessoas do processo de trabalho como, numa contradição característica, também a estender o tempo de trabalho, sempre que o capital possa conseguir isso. Para mencionar um exemplo importante, no Japão, o governo introduziu recentemente um projeto de lei 'para elevar os limites superiores do dia de trabalho de 9 para 10 horas, e a semana de trabalho de 48 para 52 horas'.

(MÉSZÁROS, Itzvan. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: Antunes, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalh no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 32-33).

O advento da terceira fase do capitalismo trouxe como marca a flexibilização do trabalho, cujo objetivo é, sobretudo, o aumento da produtividade e do lucro sobre o trabalho assalariado. Além da flexibilização, caracterizam-se como marcas do capitalismo industrial financeiro sobre o trabalho

Os teóricos da Escola de Frankfurt buscaram compreender as transformações pelas quais a arte passou com o advento da industrialização, da produção em massa e do surgimento dos meios de comunicação. Para Horkheimer, a arte, incorporada ao capital tornou-se mercadoria, perdendo suas características essenciais, como, por exemplo, ser criativa. Hoje, ela transformou-se em mera repetição. Além disso, ela perde sua principal função: seu potencial revolucionário. A partir dessa constatação, Horkheimer, juntamente com Adorno, identificou a existência de uma pseudoarte, o kitsch. A respeito desse produto artístico da indústria cultural, pode-se afirmar que

“Situa-se em um segundo plano, mais amplo, a proposta de transformar o trabalhador em consumidor no sentido pleno: consumidor de suas necessidades básicas, de novas mercadorias e de ideias-mercadorias. De forma avassaladora, os meios de comunicação insistem nesse aspecto, procurando tirar do trabalhador o caráter político desenvolvido durante décadas na luta pela sobrevivência, despojá-lo da qualidade humana herdada da polis [cidade-estado independente] grega. Metamorfosear o homem mais para o animal social, minando o ente político cultural cuja qualidade seria pensar e repensar, discutir em público, criticar como cidadão as leis injustas"

(CERQUIER-MANZINI, Maria Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2010. Coleção Primeiros Passos. p. 63).

De acordo com a citação, a função de reverter a situação alienante e alienada cabe

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282